segunda-feira, 29 de abril de 2013

Oferta e investimento turístico

Texto da concelhia da CDU/Cartaxo, publicado nesta edição do POVO DO CARTAXO, jornal que pode assinar aqui.

Com as eleições de outubro próximo, os cartaxeiros serão mais uma vez chamados a escolher o Executivo Municipal que governará o Concelho nos próximos quatro anos: feliz dia, esse 25 de abril de 1974, que abriu as portas à democracia! E ao seu baluarte: O PODER LOCAL!

No âmbito do Plano Estratégico Nacional do Turismo, no horizonte 2015, foram definidos cinco eixos que poderiam assegurar um aumento da contribuição do Turismo para o PIB nacional, incrementar o emprego qualificado e acelerar o crescimento do sector.
Os Eixos da estratégia apresentada através da qual se pretende alavancar o turismo até 2015 são:
Eixo I - Território, Destinos e Produtos - potenciar as valências de todo o país (não só o litoral e as grandes cidades), desenvolvendo novos polos de atração turística.
Eixo II - Marcas e Mercados - afirmar a Marca Portugal Turismo e consolidar e desenvolver mercados.
Eixo III - Qualificação de Recursos - qualificar serviços e destinos mediante a sua certificação e a aposta em recursos humanos qualificados e na desburocratização e simplificação dos processos.
Eixo IV - Distribuição e Comercialização - assegurar o ajustamento das empresas nacionais aos novos modelos de negócio, designadamente através dos canais de distribuição eletrónica e da presença on-line dos destinos e produtos.
Eixo V - Inovação e Conhecimento - conhecimento como fator de inovação e de orientação da atividade turística mediante o desenvolvimento de sistemas de informação, monitorização e avaliação e a introdução de ferramentas avançadas de gestão do território.
Apesar de ser redundante que o turismo é uma atividade estratégica para Portugal, de vital importância para o desenvolvimento socioeconómico é indispensável construir um modelo apoiado no conceito de sustentabilidade, debatido entre empresários, associações do sector, sociedade em geral e administração pública.
É verdade que o turismo precisa de uma oferta forte, de qualidade, competitiva e estruturada, de uma promoção eficaz, adequada e coerente, de um planeamento sólido, consciente da sua transversalidade e atento aos desafios do futuro de forma a criar as condições necessárias ao seu crescimento, de bases estáveis, de caminhos claros e de objetivos concretos.
O Plano Estratégico Nacional do Turismo, no horizonte 2015, queria um turismo que primasse pela diversificação, dinâmico e inovador, alicerçado no território, ciente do seu potencial nacional como um todo, que apostasse nas diferentes regiões, apoiando o aparecimento de novos polos de atração, verdadeiros antídotos para as assimetrias regionais e a litoralização do País.
E o Cartaxo aqui tão perto…
Valada, com Porto de Muge, Reguengo e Palhota e com o Rio Tejo; Pontével, com milenares marcos históricos, Vila Chã de Ourique com a Reconquista Cristã, Vale da Pinta e Lapa com a agricultura, Ereira e as atividades industriais, Vale da Pedra com o Setil, as Malhadas, a Aramanha e o Cartaxo com o casco histórico, as Pratas, Santa Eulália.
O turismo enquanto motor do bem-estar das populações e utilizador responsável dos recursos naturais e do património concelhio poderia ser gerador da riqueza que trouxesse ao Concelho resposta às suas mais elementares necessidades: um grupo de empresários constituiu (corriam os anos 2004 e 2005) uma oferta combinada, no âmbito do turismo ativo e de natureza, que trouxe a todos benefícios consideráveis: teria sido duradoiro se o apoio institucional se tivesse concretizado: como para a qualidade da oferta turística não é suficiente a qualidade na animação e nos serviços, esta iniciativa esbarrou na ausência de infraestruturas e de equipamentos…
Para isso, é necessário conjugar esforços e trabalhar num sentido comum: o turismo não se faz por um – precisa de todos nós.
O Cartaxo tem condições para se incluir entre os produtos estratégicos do Plano Nacional de Turismo, desde logo com a gastronomia e o vinho, a oferta cultural e paisagística e a natureza.
Este tem que ser um debate que não pode ter uma única visão: precisamos da colaboração, dos contributos e da visão de cada um, para que nasça uma cultura de turismo no Concelho do Cartaxo, porque o Turismo é tarefa de todos.
Podemos concretizar um bocado: Valada recebe todos os fins-de-semana, e não só, alguns autocaravanistas que se tornaram consumidores locais de elevada importância para o setor da restauração. O que seria se houvesse em Valada um estacionamento condigno, asseado e uma estação de serviço para as autocaravanas? e custa tão pouco!






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