segunda-feira, 1 de abril de 2013

Mais chuva e inundações esperadas

A Protecção Civil espera um aumento da chuva para as próximas horas, o que significa que não deverão registar-se grandes melhorias nas zonas afectadas pelas inundações. A evolução previsível nas próximas horas vai no sentido de manutenção dos níveis das águas nas seções do Tejo mais a montante. Nas secções mais a jusante, prevê-se a continuação de incremento dos níveis das águas (concelhos de Golegã, Chamusca, Santarém, Alpiarça, Almeirim, Cartaxo). No concelho do Cartaxo o nível das águas será também influenciado pela maré cuja maré-alta se prevê, em Lisboa, pelas 18:59h.

Neste momento os seguintes locais/estradas estão afectados pela situação hidrológica relatada:
Município de Abrantes: Praia Fluvial de Alvega e Casa de apoio a esta inundada. Submersão da marginal do Rossio Sul do Tejo (Aquapólis Sul). Passadeira de cimento e jardim em Barreiras do Tejo (Aquapólis Norte). EM Arrifana – S. Miguel Rio Torto – estrada condicionada. EN118 – Rossio – Tramagal cortada devido a aluimento de terras.
Município de Constância: Submersão do parque de estacionamento de Constância junto ao rio Zêzere. Submersão da Estrada de Campo que circunda Constância e a liga a Montalvo. Parque de campismo (rio Zêzere) submerso. Parte da Baixa da Vila inundada.
Município de Vila Nova da Barquinha: Submersão do cais de Tancos. Inundação da Av. dos plátanos, rua do Tejo, rua Restauração e Parque Urbano.
Município da Golegã: Submersão da EM30 que liga Azinhaga à Ponte do Cação. Submersão da EM1 entre a Ponte da Broa e a Ponte dos Lázaros. Submersão da EM07 que liga EN365 ao Pombalinho. Submersão da EN365 Azinhaga – Golegã Inundação de diversos campos agrícolas.
Município da Chamusca: Submersão da EM586 Chamusca cruzamento para Quinta Nova – estrada do campo. Submersão EM1382 Casais / Ponte de Vale de Cavalos – estrada do campo. Submersão E.M. 368-1 Vale de Cavalos acesso para Lagoalva e Patacão Concelho de Alpiarça. Submersa a zona ribeirinha da vila da Chamusca. Submersa a plataforma de passeio e varandim do cais e baixa do Arripiado.
Município da Alpiarça: Submersão da Estrada do Mouchão (devido a acumulação de água da chuva). Submersão EN368 Tapada – Alpiarça. Galgamento do descarregador da Courela.
Município de Santarém: Submersão da EN365 na Ponte do Alviela. Submersão da EN365 a jusante do Pombalinho isolando a povoação do Reguengo do Alviela. Submersão da EM1345 que liga a Ribeira de Santarém a Vale Figueira. Submersão do Largo da Fonte de Palhais na Ribeira de Santarém, junto à ponte que vai para Vale de Figueira. Submersão da EN365 que liga Ribeira de Santarém a Alcanhões. Submersão da EM Santarém – Caneiras, com isolamento da povoação de Caneiras. Submersão da EN365 na Ponte do Celeiro. Galgamento do descarregador das Omnias Inundação da Praça Oliveira Marreca da Ribeira de Santarém. Submersão da EN365 nas Assacaias.
Município de Cartaxo: Cais da marina de Valada encontra-se inoperacional não podendo receber embarcações. Submersão EN 3-2 Ponte do Reguengo – Setil. Trânsito condicionado na EN3-2 entre Ponte do Reguengo e Valada (lençol de água).
Município de Benavente: Submersão da EM1456, Estrada do Campo. Submersão parcial da EM515 – Barrosa- Benavente.
Município de Coruche: Submersão da EM H – Ponte do Rebolo (rio Sorraia). Submersão da EM 1427 – Ponte da Amieira (rio Sorraia). Submersão da estrada de Meias Submersão da EM 590 – Santa Justa. Submersão da EC 1425 – Escusa EN119 - Martinhos. Zona de campos agrícolas na margem esquerda do rio Sorraia.
Município de Almeirim: Submersão da estrada rural A2 que liga EN 368 à EN 114 e da EN114 a Benfica do Ribatejo devido a precipitação.

De acordo com os caudais observados, podem verificar-se as seguintes situações nas próximas horas: Município de Golegã: Possível galgamento do Dique dos Vinte (EN 243).
Município Almeirim / Alpiarça: Possível submersão da EN 114 Tapada – Almeirim.
Município de Santarém: Possível submersão do parque estacionamento de Palhais na Ribeira de Santarém. Possível submersão da EM 587 na Quinta de Santo António.
Município de Coruche: Possível submersão da EN251 Coruche – Mora, Km 44 (Águas Belas – Águas Belinhas).

Sem comentários:

Enviar um comentário