terça-feira, 9 de abril de 2013

É urgente responsabilizar e traçar um rumo de esperança



Texto do presidente da PSD/Cartaxo, Jorge Nogueira, publicado nesta edição do POVO DO CARTAXO, jornal que pode assinar aqui.

É urgente responsabilizar e traçar um rumo de esperança
As Eleições Autárquicas são sempre um momento de partilha e de esperança… de partilha de resultados alcançados no anterior mandato e de esperança em relação aos desafios dos próximos quatro anos.
E desse ponto de vista, as próximas eleições no Cartaxo estão há muito marcadas pela partilha de resultados muito negativos, que levaram à falência da autarquia e à necessidade de um resgate que ao longo de 20 anos custará cerca de 74 milhões de euros. Bem como serão marcadas pela desesperança que muitos sentirão em relação aos autarcas eleitos pelo Partido Socialista que trilharam o caminho do abismo e que não souberam ou não quise-ram ouvir os social democratas para evitar o descalabro.
As próximas Eleições Autárquicas marcam o fim de um ciclo para muitos dos concelhos e freguesias do País. No caso do nosso concelho, as eleições autárquicas representam bem mais do que o fim de um ciclo até porque é hoje facilmente constatável por todos os cidadãos que a actual situação do concelho é bem pior do que aquela que existia no início da década de 2000. No Cartaxo vamos ter que recomeçar muitas coisas… coisas simples e concretas como é o caso do restabelecimento da confiança entre cidadãos e autarcas.
Ao longo dos últimos 12 anos, os autarcas do Partido Socialista, representados no próximo acto eleitoral por Pedro Ribeiro e Paulo Varanda, não conseguiram encontrar um modelo de desenvolvimento sustentável para o concelho e assim destruíram os sonhos e a esperança de toda uma comunidade.
O orgulho no Cartaxo, sentido por dezenas de milhares de cartaxeiros ao longo de décadas, foi completamente abalado nos últimos anos, sendo hoje imperioso recuperar a paixão pela nossa terra. É hoje recorrente ouvirmos os cidadãos recordarem com saudade o tempo em que o Cartaxo era por todos considerado como uma terra harmoniosa, limpa e em que a qualidade de vida imperava.
E não se pense que os problemas que deitaram por terra o orgulho no concelho são questões de grande magnitude. Se ouvirmos as pessoas sabemos bem que a resolução dos problemas da degradação das nossas estradas e ruas, do saneamento básico, da falta de limpeza das ruas e jardins, da falta de espaços verdes bem cuidados, a par da falta de investimentos que possibilitem o desenvolvimento, sem esquecer os problemas criados no coração da cidade, poderão contribuir decisivamente para recuperar o brio da nossa terra.
Nas próximas Eleições Autárquicas os cidadãos vão ser convocados a responder a algumas questões simples mas determinantes para o nosso futuro a curto e médio prazo.
A primeira dessas questões tem a ver com confiança. Estarão os eleitores disponíveis para confiar naqueles que, desde 2001, apresentaram projectos mirabolantes, fantasiosos e despesistas para o concelho, sem cuidarem de questões básicas e vitais para o dia-a-dia dos munícipes?
A segunda questão também incide na confiança. Acreditarão os eleitores que aqueles que contribuíram ao longo dos últimos 12 anos para a falência da Câmara Municipal e que foram obrigados a pedir um resgate financeiro no valor de 74 milhões de euros estarão em condições de recuperar o concelho?
A terceira questão tem a ver com esperança. Todos sabemos que os próximos anos serão de grande rigor e muito exigentes em transparência e competência. Só assim é que os cartaxeiros poderão ter esperança na recuperação do nosso concelho. E a esperança entronca, de uma forma muito concreta, naquilo que os social democratas do Cartaxo têm dito, pelo menos desde 2001, quando ano após ano afirmaram que as opções dos autarcas socialistas iriam fazer regredir o concelho e retirar a capacidade de incentivar um desenvolvimento sustentável.
A esperança e o optimismo estão do nosso lado. Do lado daqueles que sempre se bateram para evitar o caminho do abismo em que seguiram os autarcas socialistas desde 2001 e que tantos prejuízos estão e irão provocar a todos os cidadãos. Os social democratas do Cartaxo estão à altura dos próximos desafios. O futuro do nosso concelho tem de começar a ser reconstruído e em Outubro, connosco, começará a ser uma realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário