sábado, 27 de abril de 2013

Fazer bem as 5 tarefas urgentes


Texto de Pedro Ribeiro, candidato do PS à presidência da Câmara do Cartaxo, , publicado nesta edição do POVO DO CARTAXO, jornal que pode assinar aqui.




No anterior artigo apresentei as razões da minha candidatura a Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo e assumi o compromisso de hoje abordar as cinco tarefas urgentes que temos pela frente: 
1. CONTROLAR O PREÇO DA ÁGUA. É necessário credibilizar, reforçar a transparência e a supervisão das decisões sobre os preços praticados pela CARTÁGUA. No cumprimento da Lei e com sentido de responsabilidade é urgente encontrar soluções que protejam os interesses das populações, com especial atenção para as pessoas mais carenciadas e para as nossas instituições sociais, culturais e desportivas.
2. CUIDAR DA NOSSA TERRA. É urgente acabar com o desmazelo e voltar a ter uma terra limpa e cuidada. É o tempo da pequena grande obra: melhorar a limpeza das ruas, cuidar da iluminação pública, da conservação e da manutenção dos jardins e espaços de lazer (por exemplo: Praça 15 de Dezembro, Quinta de Santa Eulália, Quinta das Pratas, Quinta das Correias, ou ainda, entre muitos outros, Quinta do Brito), cuidar do pavimento das ruas, eliminar barreiras arquitectónicas, restaurar a pintura de passadeiras de peões e repor calcetamentos.
3. APROVAR UM NOVO PDM. Este é um tema do maior interesse para as pessoas e que não pode continuar adiado. São muitas as famílias e as empresas que aguardam há demasiado tempo pela revisão do PDM. É prioritário resolver um conjunto de impasses urbanísticos que prejudicam a fixação de jovens nas nossas oito freguesias, como são os casos há muito discutidos de Vila Chã de Ourique ou de Valada. 
4. CUIDAR DAS PESSOAS. Neste tempo de crise é urgente reforçar o papel da Rede Social para socorrer as famílias que estão em situação de pobreza e/ou de exclusão social. Temos que reforçar o papel dos Conselhos Locais de Acção Social e dinamizar em todo o concelho as Comissões Sociais de Freguesia. É nessa parceria, é nesse trabalho de proximidade com as instituições de solidariedade social que se pode acudir a mais pessoas e ajudar quem mais precisa. 
5. ARRUMAR A CASA. É necessário reorganizar os serviços da Câmara Municipal, optimizar, potenciar e motivar os recursos humanos no serviço que prestam aos cidadãos, às empresas e às nossas instituições. Temos que assegurar a todos os colaboradores do Município que têm, num regime de igualdade de oportunidades para todos, a possibilidade de aumentar as suas competências e responsabilidades profissionais. 
Tratar destas 5 tarefas urgentes não nos pode afastar do objectivo principal: construir e concretizar uma visão de futuro para o nosso concelho. Deste tema tratarei nas próximas edições deste jornal. SOBRE O 25 DE ABRIL escrevi há uns anos que a democracia exige de todos nós, um esforço contínuo de afirmação e de prática dos valores da liberdade, da fraternidade, da solidariedade e da igualdade de oportunidades. Independentemente do julgamento que cada um de nós faça da Revolução dos Cravos, estou convicto que todos temos um objectivo comum: fazer bem à nossa terra, torná-la mais próspera para as gerações vindouras, prosseguindo o caminho que o 25 de Abril nos abriu. 

Sem comentários:

Enviar um comentário