sábado, 6 de abril de 2013

As razões da minha candidatura

Texto de Pedro Ribeiro, candidato do PS à presidência da Câmara do Cartaxo, originalmente publicado nesta edição do jornal O POVO DO CARTAXO. Pode também ler os textos de Pedro Mendonça e Odete Cosme (deputados municipais do Bloco de Esquerda); Jorge Nogueira (presidente da concelhia do PSD); Ana Paula Inglês (líder local do CDS) e da concelhia local da CDU. Igualmente convidada foi a candidatura do actual presidente da Câmara, Paulo Varanda, que não enviou nenhum texto até ao fecho da edição.
ASSINE O JORNAL O POVO DO CARTAXO AQUI

1. Candidato-me a Presidente da Câmara Municipal porque não me conformo com o desmazelo, com o abandono, com a desorientação e com o declínio da minha terra. Candidato-me porque é tempo da nossa terra voltar a ter uma liderança que garanta rigor, estabilidade, confiança e, acima de tudo, esperança num futuro melhor. O nosso concelho precisa de uma Câmara Municipal capaz de resolver os reais problemas das pessoas.

2. Temos hoje uma Câmara paralisada em função da insustentável situação financeira em que se encontra! E o resultado disso está à vista de todos. A água foi concessionada a privados nas condições em que todos sabemos. O estacionamento público no Cartaxo foi alvo de uma tentativa de entrega a privados. Somam-se os atrasos de anos nos pagamentos a fornecedores, com o grave prejuízo que tudo isso traz às nossas empresas e ao comércio local. Somam-se os atrasos nos pagamentos dos protocolos às Juntas, às nossas Associações e Colectividades.

3. Enquanto candidato pelo PS quero deixar claro o orgulho que tenho pela nossa história e pelo muito que os nossos autarcas fizeram de bem, com a participação activa das nossas e dos nos nossos concidadãos, com a participação das outras forças políticas, e em conjunto com as nossas instituições, associações e colectividades.

4. Contudo, importa reconhecer com humildade o que nestes últimos anos correu mal. Esse reconhecimento é essencial para que possamos corrigir o caminho e voltar a construir uma visão de futuro para o nosso concelho que honre e dignifique a tradição do PS no concelho do Cartaxo.

5. Recordo que em 2007 alertei que o caminho que estava a ser seguido rompia e desvirtuava o projecto do PS para o nosso concelho. Saí do Executivo Camarário no início de 2008 em função dessas divergências que assumi de forma frontal e que me conduziram a votar contra as opções de Orçamento para esse ano.

6. Perante a situação de endividamento a que chegámos, ninguém pode virar as costas aos problemas. Temos que enfrentá-los se os queremos resolver. A actual inércia não é solução. Este não é o tempo para baixar os braços! Este é o tempo para, como se diz aqui no nosso Ribatejo, “de pegar o touro pelos cornos”! É preciso agir! A construção desta visão de futuro convoca-nos a todos. Temos a obrigação de trabalhar para FAZER BEM! A palavra-chave para FAZER BEM é envolvimento. Ninguém é dispensável! Conto com a vossa ajuda.

7. Quero, por fim, manifestar o meu penhorado agradecimento ao Jornal O POVO DO CARTAXO pela iniciativa de conceder este espaço de opinião a todas as forças políticas do nosso concelho e, também por esta via, dar um excelente contributo para que possamos partilhar as nossas ideias para a nossa terra. No próximo artigo irei debruçar-me sobre as cinco tarefas urgentes que temos que concretizar na nossa terra num curto prazo de tempo.

Próximo post nesta secção: Pedro Mendonça e Odete Cosme (Bloco de Esquerda) explicam porque não são candidatos nas próximas autárquicas.


Sem comentários:

Enviar um comentário