quinta-feira, 7 de março de 2013

Quarentões já trabalham para as Festas em Honra de Nossa Senhora do Desterro

Embora a data da sua realização ainda venha longe, as Festas em Honra de Nossa Senhora do Desterro, de Pontével, já começam a ‘mexer’. Ou seja, a comissão de Quarentões está a levar a cabo um conjunto de iniciativas que visam a angariação de fundos para a realização das célebres festas, que levam, todos os anos, multidões de pessoas a Pontével.
Com esse objectivo, foi realizado um Festival do Bacalhau, na Casa do Povo de Pontével. Quem por lá passou teve oportunidade de provar o fiel amigo cozinhado de todas as formas e feitios. E, pelos vistos,  quem provou, aprovou. Depois de experimentar uma Feijoada de Bacalhau, um dos comensais garantia que “estava espectacular”. Ao lado, um  colega optou por Bacalhau à Bráz e Empadão de Bacalhau e também não deixava margem para dúvidas: “muito bom, muito bom”. “Bacalhau Assado no Forno” e “Bacalhau com Broa” eram algumas das muitas outras opções colocadas à disposição da ‘clientela’. O problema mesmo era escolher.
Um dos Quarentões deste ano é Jorge Mendão, que fez um balanço muito positivo desta iniciativa, que “correu muito bem, dentro das expectativas, as pessoas aderiram e queremos que fiquem agradadas com o nosso trabalho”. Um trabalho que tem o apoio de gente que não pertence à comissão, mas que faz questão de ajudar, e de empresas da freguesia e do concelho, neste caso, sobretudo, restaurantes.
Os Quarentões deste ano são 26 e seguem uma tradição já bastante antiga de assumirem a organização de festa no ano em que celebram 40 primaveras. O trabalho dura praticamente um ano inteiro. Começou aquando do fecho das festas do ano passado, em Setembro. A ocasião foi, desde logo, aproveitada pela equipa para se dar a conhecer. Para isso construiu um carro e participou no evento mais espectacular e típico das festividades, as corridas de carros de rolamentos. Tratava-se de uma viatura que transportava uma bateria, o que indiciava já estarem preparados para dar música a todos os que se queiram deslocar a Pontével na próxima edição das Festas em Honra de Nossa Senhora do Desterro. No ano passado, apesar da forte crise económica que é sentida no bolso de todos, houve uma enorme afluência de público. Toda a gente se divertiu, houve música e comida para todos os gostos, a comissão arranjou dinheiro para pagar tudo e ainda sobrou algum dinheiro.
Este ano, os ‘novos’ Quarentões esperam que o mesmo cenário e resultado  aconteçam e, pelo menos, estão a trabalhar a sério para que isso aconteça.


(Jornal O Povo do Cartaxo)

1 comentário:

  1. Estamos, de facto, empenhados em que a edição deste ano seja também um êxito, à semelhança do ano anterior. Abdicamos da família e dos fins de semana em nome da tradição e com o objectivo de manter viva a Festa de Pontével. Contamos assim com o v/ apoio na divulgação das actividades que iremos realizar, convidando-vos também a participar activamente nesta festa que, para nós, dura um ano inteiro !
    Obrigado
    Quarentões 2013

    ResponderEliminar