sábado, 30 de março de 2013

Cheias continuam a afectar muitas zonas ribeirinhas

A subida do nível da água do Tejo fez com que, ontem, a fluvina (cais) de Valada tenha precisado de alguns trabalhos de ancoragem de pouca monta. Para já, e segundo o comandante dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, Mário Silvestre, esse foi o único problema que surgiu no concelho, cujas estradas e caminhos continuam transitáveis.
O mesmo não acontece em muitos outras zonas do distrito de Santarém. Segundo o comunicado desta tarde da Autoridade Nacional de Protecção, apesar de praticamente não ter chovido nas últimas horas, "a situação hidrológica no rio Tejo registou um aumento, provocado principalmente pelo aumento de caudais efluentes da barragem do Fratel. Assim, para as próximas horas espera-se que os caudais registados no rio Tejo tenderão a aumentar".

Os locais e estradas que ainda estão afectados são os seguintes:
Município de Abrantes: Praia Fluvial de Alvega e Casa de apoio a esta inundada. Inundação da Fonte dos Touros em Rossio ao Sul do Tejo.
Município de Constância: Submersão do parque de estacionamento de Constância junto ao rio Zêzere Município de Vila Nova da Barquinha. Submersão parcial do cais de Tancos Município da Golegã. Submersão da EM30 que liga Azinhaga à Ponte do Cação. Submersão da EM1 entre a Ponte da Broa e a Ponte dos Lázaros. Submersão da EM07 que liga EN365 ao Pombalinho. Submersão da EN365 que liga Pombalinho a Santarém. Inundação de diversos campos agrícolas
Município da Alpiarça: Submersão da Estrada do Mouchão (devido a acumulação de água da chuva). Município de Santarém: Submersão da EN365 na Ponte do Alviela. Submersão da EN365 na Ponte do Alviela a jusante do Pombalinho isolando a povoação do Reguengo do Alviela. Submersão da EN 365 entre Vale de Figueira e Pombalinho na zona de Chões. Submersão da EM1345 que liga a Ribeira de Santarém a Vale Figueira, junto à Ponte de Palhais.
Município de Benavente: Condicionamento por submersão da EM1456, Estrada do Campo Município de Coruche. Submersão da EM H – Ponte do Rebolo (rio Sorraia). Submersão da EM 1427 – Ponte da Amieira (rio Sorraia). Submersão da estrada de Meias Zona de campos agrícolas na margem esquerda do rio Sorraia

De acordo com os caudais observados, podem verificar-se as seguintes situações nas próximas horas: Município de Constância: Possível submersão da Estrada de Campo que circunda Constância e a liga a Montalvo.
Município de Vila Nova da Barquinha: Possibilidade de início de inundação da Av. dos Plátanos na zona baixa de Vila Nova da Barquinha.
Município de Golegã: Possível submersão da EN365 Azinhaga - Golegã.
Município de Santarém: Possível Submersão da EN365 em Palhais. Possível submersão EN365 em Assacaias.
Município do Cartaxo: Possível submersão EN 3-2 Ponte do Reguengo – Valada.
 pub.

Sem comentários:

Enviar um comentário