quinta-feira, 12 de junho de 2014

Uma bola e muitos milhões em jogo





Hoje arranca o Mundial do Brasil e, naturalmente, dentro do campo é que se vai ver quanto é que as diversas selecções valem, em termos desportivos.
No entanto, há quem já tenha feito as contas a quanto é que valem do ponto de vista financeiro. E só o conjunto das 10 primeiras atinge a verba astronómica de quase 4,3 mil milhões de euros.
A selecção portuguesa está no top ten, mas num dos últimos lugares. Segundo esta listagem publicada pela revista Time (valores, no artigo, estão em dólares) é a 9ª mais valiosa. Se fosse possível vendê-la ou houvesse interesse nisso para abater o valor ao défice, Portugal arrecadaria 322 milhões de euros. Acho que não vale a pena, não resolveria o problema de fundo, uma vez que são necessários muitos milhares de milhões para isso.
Nesta lista das mais valiosas atrás da portuguesa, exactamente no 10º lugar está a selecção do Uruguai, que vale 236 milhões. Em 8º lugar encontra-se a Itália (350 milhões), em 7º a Suiça (362), em 6º a Bélgica (377), em 5º a Argentina (423) e em 4º a França (445).
No terceiro lugar do pódio, encontra-se a selecção anfitriã, a do Brasil (504), e segundo, a da Alemanha (606). A selecção que tem o plantel mais valioso é a de Espanha, que vale 671 milhões de euros.
Agora, dentro das quatro linhas é que se vai ver se o valor desportivo das selecções segue o respectivo valor económico.

Sem comentários:

Enviar um comentário