quinta-feira, 5 de junho de 2014

Eventos de fim-de-semana do Ribatejo (I)



Em Torres Novas arranca hoje (Quinta-feira) a Feira Medieval, que se desenvolve, até Domingo, no seu centro histórico e em torno do seu castelo medieval.
A feira tem como inspiração concreta um eqpisódio histórico ocorrido em 1373, quando as pretensões de D. Fernando ao trono de Castela, valeram a Portugal nova invasão dos exércitos castelhanos, agora comandados por D. Henrique II. No trajecto feito pelo invasor, Torres Novas foi das poucas praças que resistiu ao cerco montado em torno do seu castelo, mantendo-se por el-Rei de Portugal.

A partir de amanhã, Sexta-feira, e até Terça-feira tem lugar, na Azambuja, mais uma edição da “Festa do Caracol”. O evento terá lugar no Campo da Feira, no pavilhão “Praça das Freguesias” – espaço de gastronomia da Feira de Maio. O recinto abre às 17h00 amanhã e às 14h00 nos restantes dias. O encerramento decorrerá sempre às 24h00.

Esta Sexta-feira tem lugar uma Feira Medieval na Escola Básica Marcelino Mesquita do Cartaxo. Animação, música, jogos, danças e petiscos não vão faltar no recinto, do meio dia e meio até às 23 horas.

Entre Sexta e Terça-feira realiza-se em Constância a 19ª edição das Pomonas Camonianas.
O evento envolve a recriação de um mercado quinhentista,  e integra uma exposição-venda dos frutos e flores referidos por Camões na sua obra. Ao longo destes dias, haverá também danças quinhentistas, poesia, a feira de antiguidades e velharias, um festival hípico, espetáculos musicais, uma prova de orientação noturna, a deposição de coroas de flores no Monumento a Camões e várias exposições.

A Vila de Aveiras de Cima inicia esta Sexta-feira a sua festa anual, que se estende até Terça-feira. Trata-se dos tradicionais festejos em honra de Nossa Senhora da Purificação, com destaque para o festival de folclore do Rancho da Casa do Povo de Aveiras de Cima.

Sem comentários:

Enviar um comentário