segunda-feira, 9 de junho de 2014

Não me surpreende que só se preocupem com coisas que não interessam ao Menino Jesus


O jornal online Observador tem duas boas reportagens sobre os bastidores da campanha eleitoral para as Europeias. Uma sobre a do PS e outra sobre a coligação Aliança Portugal. As duas peças constituem uma autêntica radiografia dos políticos portugueses, sobre o que pensam, o que os move e que objectivos têm.
Pela minha parte não fiquei nada surpreendido. Não me surpreende, por exemplo, que um líder partidário não saia para a rua sem uma maquilhadora atrás. Que se encenem fotos (as selfies da moda) e ‘vendam’ reuniões partidárias como se se tratasse de encontros com o povo autêntico e anónimo.
Também não me surpreende que algumas das suas principais preocupações sejam saber qual vai ser a próxima manchete de um jornal ou organizar convenientemente as acções de campanha de forma a que o líder apareça a discursar no instante exacto em que um canal de TV está em directo.
Não me surpreendeu que funcionem em circuito interno, que passem a vida a mandar recados e ultimatos parvos uns aos outros.
E, sobretudo, não me surpreende que não revelem qualquer tipo de preocupação séria com os problemas que realmente afectam o resto dos portugueses.

(Opinião, Jorge Eusébio)

Sem comentários:

Enviar um comentário