quarta-feira, 21 de agosto de 2013

PSD acredita que é chegada a sua hora

As divisões surgidas no PS/Cartaxo, que levaram ao aparecimento de duas candidaturas oriundas dessa área política, dão alguma esperança ao PSD de que desta vez poderá chegar ao poder no concelho.
Com esse objectivo, os social-democratas foram buscar para candidato o seu elemento de maior experiência e traquejo político, Vasco Cunha. Uma decisão que tinha um risco potencial: a possibilidade de Paulo Neves, o homem que foi candidato há quatro anos, bater com a porta e apoiar ou ir de malas aviadas para outra candidatura, o que enfraqueceria bastante o PSD. Isso acabou por não acontecer, Paulo Neves aceitou ir na lista para a Câmara, na segunda posição, o que é um trunfo.

O problema maior que, na minha opinião, se coloca à candidatura 'laranja' decorre da situação nacional. O país está a miséria que se conhece e, sendo o PSD o principal partido do Governo, é expectável que muita gente se sinta tentada a aproveitar as autárquicas para mostrar o seu desagrado, dando o voto a outro partido. Consciente dessa possibilidade, Vasco Cunha optou por encher as listas de gente sem filiação política e até de militantes socialistas, para dar uma ideia de abrangência e tentar enfraquecer o PS. A freguesia em que essa estratégia é mais visível é Vale da Pedra, em que a candidata do PSD à junta era até há bem pouco tempo uma conhecida militante socialista e apoiante de Pedro Ribeiro.
Um dos obstáculos com que Vasco Cunha e a sua equipa certamente não esperavam deparar-se é o aparecimento, à última hora, de uma candidatura do CDS. Não é previsível que consiga muitos votos, tendo em conta o seu tradicional peso no concelho, mas os que conseguir serão, em grande medida, ‘roubados’ ao PSD. E numas eleições tão disputadas como estas parecem vir a ser, esta transferência de votos pode revelar-se decisiva.

Até agora, o PSD tem feito uma campanha em que tenta mostrar o panorama negativo que, na sua opinião, resultou de tantos anos de governação socialista. Mas, parece-me que só isso não chega. Os cidadãos do concelho têm perfeita consciência da situação actual e querem é ideias e soluções para melhorar o panorama. É essa a resposta que os partidos – no caso concreto, o PSD – têm de dar, no tempo que falta para as eleições autárquicas.

(Opinião, Jorge Eusébio)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário