domingo, 11 de agosto de 2013

Paulo Varanda, o outsider

Paulo Varanda é, na minha opinião, um dos três mais fortes candidatos à vitória nestas autárquicas, no Cartaxo. A seu favor tem o facto de ser presidente da Câmara, o que lhe permite estar permanentemente no terreno, aparecendo nos eventos em posição de destaque. Uma circunstância que aproveita bem, pois tem facilidade no contacto pessoal, parece-me, aliás, que é o candidato que está mais à-vontade nesta vertente.
Como presidente de Câmara também imagino que esteja a fazer o possível e o impossível para conseguir tirar alguns coelhos da cartola ainda antes das eleições. Por exemplo, conseguir a inauguração da nova Esquadra da PSP ou do Centro Escolar. Ou ainda desbloquear o processo do reequilíbrio financeiro e do PAEL, obtendo, dessa forma, algum dinheiro fresco para pagar dívidas a fornecedores.
Não é, contudo, seguro que o consiga fazer até 29 de Setembro. Não só por problemas e dificuldades inerentes a esses dossiers, mas também por ser um outsider e não ter nenhum dos partidos do centrão a ajudá-lo nessas tarefas. O mais provável é que aconteça exactamente o contrário, ou seja, que esses dois partidos tentem mover as suas influências aos mais diversos níveis para fazer deslizar a concretização destas aspirações, de forma a que ele fique mal na fotografia.
Outro dos trunfos de Paulo Varanda é ter alguns apoios fortes nas freguesias, em especial de três ou quatro presidentes de Junta, que conseguem uma mobilização grande a seu favor quando é necessário. Isso viu-se aquando da apresentação da sua candidatura, da inauguração da sede de campanha e também no elevado números de assinaturas recolhidas.
Pela negativa, destaca-se o facto de não ter uma estrutura partidária batida em campanhas, notando-se, por vezes, algumas lacunas ao nível da comunicação da sua candidatura. Mas o que pode trazer-lhe mais problemas na hora do depósito dos votos nas urnas é não ter um símbolo partidário conhecido. Em especial, o do PS que vale ouro no Cartaxo.

(Opinião, Jorge Eusébio)

Sem comentários:

Enviar um comentário