quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Participação do CDS baralha as contas

 
Ana Paula Inglês
O CDS é a grande surpresa destas eleições. Esteve vários anos ausente do Cartaxo, em Novembro último apareceu por cá, realizou dois eventos e voltou a desaparecer. Até que, praticamente em cima da data limite de formalização das candidaturas, soube-se que, afinal, vai concorrer às eleições autárquicas.
O que move o CDS? Tendo em conta o histórico de resultados e o facto de não ter feito praticamente trabalho de preparação para estas autárquicas, não se prevê que possa ter condições para eleger alguém. Pode ser, como diz a sua líder de concelhia e candidata, Ana Paula Inglês, que se trate de um passo no sentido de mostrar que veio para ficar e que vai preparar caminho para que daqui a quatro anos possa, então sim, obter um bom resultado.
Mas também pode ser que o partido esperasse ser convidado pelo PSD para integrar uma coligação ou colocar militantes nas listas laranja. Como o convite não surgiu, terá decido então avançar por conta própria, sabendo, de antemão, que o PSD será o partido mais afectado por esta decisão, uma vez que navegam em áreas ideológicas muito próximas. Caso o CDS não concorresse, era natural que a maioria dos seus simpatizantes e militantes optasse pelo PSD.
É claro que ninguém está à espera que o partido de Paulo Portas consiga grande votação no Cartaxo. Mas os muitos ou poucos votos que consiga podem fazer a diferença. Imagine-se que a área socialista, pelo facto de ter duas candidaturas, é dividida eleitoralmente na proporção de 60 por 40% . Pegando nos votos do PS em 2009 - 5382 -  e atribuindo-os na proporção referida às candidaturas vindas dessa área (protagonizadas por Pedro Ribeiro e Paulo Varanda) uma delas receberia, este ano, 3229 e a outra 2153 votos. Recorde-se que o PSD, há quatro anos, recolheu 3309 votos, o que significa que, a concretizar-se este cenário, ganharia estas eleições por cerca de 80 votos. Que podem agora ir parar ao CDS...

(Opinião, Jorge Eusébio)

Sem comentários:

Enviar um comentário