quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Mais um episódio na guerra socialista?

Ja aqui escrevi que nestas eleições, no Cartaxo, não faço apostas. Quanto muito, se contassem para o totobola, apostaria numa tripla. Creio que o PS, o PSD e o Movimento Pelo Cartaxo, de Paulo Varanda, têm boas hipóteses de acabarem a noite de 29 de Setembro a cantar vitória. Isso resulta da divisão que se deu no interior do PS. A ruptura entre as facções apoiantes de Pedro Ribeiro e Paulo Varanda colocou um enorme ponto de interrogação sobre o desfecho eleitoral.
E, para já, o que se perspectiva é mais um episódio nesta telenovela. Logo aquando a apresentação de Paulo Varanda como candidato, o PS foi avisando os socialistas que entrassem nas listas do actual presidente da Câmara que seriam penalizados por se assumirem contra a candidatura oficial do partido. Agora que as listas foram formalmente entregues ao Tribunal, é provável que a ameaça se concretize, sob a forma de processos internos. Ou então que, numa manobra de antecipação, esses militantes façam a entrega dos seus cartões de militante.
Esta divisão na área socialista beneficia, obviamente, o PSD, que espera que ela lhe abra, finalmente, as portas do poder no Cartaxo. Entretanto, foi procurando alargar a sua base eleitoral, através do recrutamento para as suas listas de muitos independentes e até de gente ligada ao PS.
O que certamente não estaria previsto na sua estratégia era a entrada, em cima da hora, do CDS na contenda eleitoral, o que, objectivamente, vem prejudicar as suas possibilidades de vitória. Tendo em conta o histórico do partido no concelho, não se espera que o partido de Paulo Portas tenha um resultado extraordinário. Mas, numas eleições tão disputadas como estas parecem ser, umas escassas centenas de votos baralham ainda mais o jogo e podem ter até uma influência decisiva.
É por tudo isto que, voltando ao princípio, aposto numa tripla. Nos próximos textos vou aqui analisar, com mais pormenor as campanhas, os objectivos e as possibilidades de cada candidatura.

(Opinião, Jorge Eusébio)

Sem comentários:

Enviar um comentário