quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Barreira dos 100 anos quebrada

 
Hoje há um aniversário muito especial em Pontével. O de Natalina Lopes, que celebra a fantástica idade de… 100 anos. Pessoa de personalidade forte, sempre teve muito talento para a arte dos bordados e rendas e ainda hoje garante que não havia ninguém que fizesse aquele tipo de trabalhos melhor do que ela.
Como no seu tempo de juventude era uma complicação para os pais deixarem as filhas namorarem - ainda mais, no seu caso, por ser filha única - aos 16 anos resolveu logo o problema... casando. Uma relação que acabou por durar 74 anos, até ao falecimento do seu marido.
O segredo para a sua longevidade não é evidente. Diz a afilhada, Madalena Saraiva, que nunca mostrou ter cuidados especiais com a sua saúde. Inclusivamente, procurava estar o mais longe possível dos médicos, só há cinco anos, devido a ter partido um pé, que a levou a ficar acamada, é que teve de romper essa regra. Também sempre comeu de tudo, nunca foi do tipo de pessoa de não comer este ou aquele alimento por pensar que pudesse fazer-lhe mal à saúde ou contribuísse para engordar. Foi saudável e activa a vida toda e, aos 94 anos, ainda ia de casa até Pontével (cerca de dois ou três quilómetros) a pé.
Natalina Lopes é a segunda cidadã do concelho do Cartaxo a chegar a um século de vida, no espaço de cerca de dois meses.  Em 20 de Novembro,tinha sido a vez de Clara Maria Patrício, considerada a “Enfermeira do Povo” na freguesia de Vale da Pinta conseguir essa façanha
Reportagem completa para ler na próxima edição do jornal O POVO DO CARTAXO, Sexta-feira nas bancas.

TEXTO RELACIONADO:

Sem comentários:

Enviar um comentário