segunda-feira, 9 de março de 2015

A lista de gente importante

Esta Quarta-feira, há o habitual debate dos deputados com o 1º ministro e, em grande destaque, vai seguramente estar a situação contributiva de Passos Coelho. 
Por mim, aceito as explicações dadas pelo homem: ignorância da lei (custa a engolir, tendo em conta que era deputado, mas enfim...), distracção e falta de dinheiro.

Idênticos motivos devem ter levado muitos milhares de portugueses a também não cumprirem dentro do prazo as duas obrigações. Mas a esmagadora maioria não deve ter tido a sorte de não ser chamado à pedra e de ter visto as dívidas prescreverem. O mais provável é terem sido obrigados a pagar pesadas multas e até a serem penhorados. De nada lhes terá valido alegarem ignorância, distracção ou falta de dinheiro.

Pela mesma falha que Passos Coelho teve para com a Segurança Social, alguns podem, nesta altura, até ir parar à cadeia, devido a uma lei aprovada pelo Governo de Passos Coelho. Na opinião de Passos Coelho e do seu Governo trata-se, portanto, de uma falha grave. Daí que não se perceba que fiquem indignados por as pessoas quererem ser devidamente esclarecidos do que se passou em relação a Passos Coelho.

Uma das situações que devem ser esclarecidas é porque a coisa foi correndo sem ninguém dar por ela até prescrever. Há dias, um sindicato da função pública veio acusar o Governo de ter uma lista de gente VIP a cujos dados os funcionários não podem aceder para saber se têm a sua situação contributiva em dia. Será que essa lista já existe há mais tempo, não só no Fisco como na Segurança Social, e é devido a ela que pessoas importantes como Passos Coelho não foram, em devido tempo, intimados a pagar o que deviam? 
Vídeo relacionado:



(Opinião, Jorge Eusébio)

Sem comentários:

Enviar um comentário