Por mim, aceito as explicações dadas pelo homem: ignorância da lei (custa a engolir, tendo em conta que era deputado, mas enfim...), distracção e falta de dinheiro.
Idênticos motivos devem ter levado muitos milhares de portugueses a também não cumprirem dentro do prazo as duas obrigações. Mas a esmagadora maioria não deve ter tido a sorte de não ser chamado à pedra e de ter visto as dívidas prescreverem. O mais provável é terem sido obrigados a pagar pesadas multas e até a serem penhorados. De nada lhes terá valido alegarem ignorância, distracção ou falta de dinheiro.
Pela mesma falha que Passos Coelho teve para com a Segurança Social, alguns podem, nesta altura, até ir parar à cadeia, devido a uma lei aprovada pelo Governo de Passos Coelho. Na opinião de Passos Coelho e do seu Governo trata-se, portanto, de uma falha grave. Daí que não se perceba que fiquem indignados por as pessoas quererem ser devidamente esclarecidos do que se passou em relação a Passos Coelho.
Uma das situações que devem ser esclarecidas é porque a coisa foi correndo sem ninguém dar por ela até prescrever. Há dias, um sindicato da função pública veio acusar o Governo de ter uma lista de gente VIP a cujos dados os funcionários não podem aceder para saber se têm a sua situação contributiva em dia. Será que essa lista já existe há mais tempo, não só no Fisco como na Segurança Social, e é devido a ela que pessoas importantes como Passos Coelho não foram, em devido tempo, intimados a pagar o que deviam?
Vídeo relacionado:
(Opinião, Jorge Eusébio)
Sem comentários:
Enviar um comentário