quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Gente de princípios

DIÁRIO DE UM CANDIDATO IMAGINÁRIO (*)

Chamo-me Vicente e sou candidato à presidência da Câmara. Hoje consegui finalmente reunir-me com o Armindo, um tipo popular e influente no concelho. Vale muitos votos, por isso, há muito tempo que andava a tentar garantir o seu apoio. Encontrámo-nos na minha sede de campanha e falámos durante quase uma hora. Melhor, falou ele. Lembrou os tempos pós-25 de Abril, o tipo de campanha que se fazia, as razões que o levaram a romper com o partido e a ficar desiludido com a política. É um indivíduo interessante, mas que fala demais. Felizmente, também fuma bastante e aproveitei uma pausa que fez para acender mais um cigarro para lhe ‘vender o meu peixe’. Comecei por lhe falar da malta que faz parte da minha equipa, dando especial destaque a dois ou três que sabia serem seus amigos. Não obtive grande reacção e passei à apresentação do programa eleitoral. Aqui e ali acenava com a cabeça, o que me indicava estar no bom caminho. Acertei, pois, poucos minutos depois, garantiu que me apoiava e que participaria na campanha a meu lado. Pelos vistos, tinha gostado dos nomes da equipa e do programa eleitoral. E, provavelmente, também apreciou um bocadinho que lhe tivesse garantido emprego ao filho na Câmara, assim que fosse eleito presidente.

*Este é um texto de ficção. Qualquer eventual semelhança com personagens e eventos reais é mera coincidência.

Sem comentários:

Enviar um comentário