terça-feira, 8 de setembro de 2015

O campeonato da política

Tal como no futebol, na política também há três tipos de equipas. As que lutam pela vitória no campeonato; as que tentam um lugar para ir à Europa e, finalmente, as que, simplesmente, tentam sobreviver.

No primeiro caso, surgem PS e PSD, que têm sempre como objectivo vencer as eleições. Depois, há as equipas políticas que lutam para ir à Europa, ou seja, para conseguirem manter um número razoável de deputados no Parlamento têm sido o PCP (CDU), o CDS e o Bloco de Esquerda.
As restantes procuram apenas obter o número possível de votos, militantes e simpatizantes suficientes para não desaparecerem do mapa e, pelo menos, concorrerem às eleições seguintes.

Quando olhamos para os resultados das eleições legislativas no Algarve desde 2002, essa divisão torna-se perfeitamente clara. Em conjunto, PS e PSD arrecadaram mais 120 mil votos nas eleições de há quatro anos, o que corresponde a 60% do total de votos expressos. É uma percentagem brutal, mas, ainda assim, menos pesada daquela que os dois principais partidos conseguiram em 2005. Nada mais, nada menos do que 147.673 votos, ou seja, 74% do total.

No segundo grupo aparecem CDU, CDS e Bloco de Esquerda. Recolheram 59.208 votos (quase 30%), um valor ligeiramente abaixo do que conseguiram em 2009: 68.251 votos (34%).
Os restantes partidos não conseguiram mais do que 12.324 votos em 2001, ou seja, apenas os escolheram umas 6 em cada 100 pessoas que votaram no Algarve.

Portanto, havendo todo este paralelismo entre a política e o futebol, a mim não me espanta que o Domingo de eleições seja igualmente Domingo de futebol. Resta saber quem vai ganhar a partida.

(Opinião, Jorge Eusébio)


Posts relacionados:
O Barlavento vale zero


Sem comentários:

Enviar um comentário