sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Acabar com as portagens… ou talvez não


As portagens na Via do Infante são uma das maiores chagas que se abateram sobre o Algarve nos últimos anos. Aumentaram os custos de particulares e empresas, deram uma péssima imagem da região aos turistas e, sobretudo, contribuíram para o aumento dos acidentes e das mortes na EN 125.

Os partidos sabem disso e, de uma forma geral, acenam com o fim das portagens.

João Vasconcelos, do Bloco de Esquerda, tem sido o principal dinamizador da Comissão de Utentes e não com meias-medidas. Para ele, não interessa nada virem com propostas de diminuição dos valores a cobrar, o que interessa é acabar já com as portagens.

Esta é também a principal prioridade de Nuno Campos Inácio, do Nós Cidadãos. Se chegar ao Parlamento, a primeira tarefa com que se propõe avançar é convencer os outros deputados e o Governo a acabarem com as portagens.

No seu programa, a CDU, que tem como cabeça-de-lista Paulo Sá, acusa PS, PSD e CDS de serem os responsáveis pela implementação das portagens, decisão que tem como objectivo “proteger as fabulosas rendas auferidas pelos grupos que económicos que exploram a concessão”. Se depender da CDU, o que há a fazer é, pura e simplesmente, proceder à “imediata abolição das portagens na Via do Infante”.

Menos taxativas são as propostas do PS e da coligação Portugal à Frente (PSD/CDS). O nº1 da lista do PS, José Apolinário, afirmou em Silves, na sessão de apresentação dos candidatos que o objectivo final é, realmente, acabar com as portagens, mas que não pode garantir que o PS tome essa decisão de imediato. De acordo com os estudos encomendados pelos socialistas, o que é possível é avançar-se com uma redução do valor das portagens em 50% e é isso que prometem aos algarvios fazer no imediato.

A coligação PSD/CDS é mais vaga em relação a esta matéria. No seu programa apenas se propõe avançar com “uma revisão do preço das portagens, de forma a garantir a discriminação positiva para as vias estruturantes da região algarvias”. Traduzindo por miúdos, isto significa que PSD/CDS não prometem acabar com as portagens, mas proceder a uma diminuição cujo valor não quantificam.

(Opinião, Jorge Eusébio)


VÍDEOS RELACIONADOS
PS promete baixar as portagens em 50%

João Vasconcelos quer o fim imediato das portagens




Sem comentários:

Enviar um comentário