terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Câmara do Cartaxo rejeita aumentos da Cartagua



A Câmara do Cartaxo decidiu, na sessão do seu executivo de 15 de Dezembro, rejeitar a proposta de aumento do tarifário da água para 2015 apresentada pela concessionária das águas do concelho, a Cartagua. No documento que justifica esta decisão, a autarquia alega "terem sido identificados fortes indícios de que o processo de formação do contrato e dos seus adicionais padece de erros grosseiros". 

Esta afirmação, explicou o presidente da Câmara, Pedro Ribeiro, baseia-se em conclusões preliminares de um relatório de auditoria jurídica e financeira aos contratos, que está a ser desenvolvida.
Em especial, em causa está um designado factor Z, incluído num contrato adicional negociado entre a empresa e o anterior executivo, que prevê um aumento do tarifário suplementar de 5% ao ano, a acrescentar à actualização normal. 
Pedro Ribeiro há muito que vem manifestando ter dúvidas sobre se se justifica esse aumento.

O relatório preliminar da auditoria não foi, no entanto, distribuído aos vereadores da oposição, o que deverá acontecer apenas depois de estar concluído. Uma situação criticada pelo vereador Nuno Nogueira, do Movimento pelo Cartaxo, que, para além de outros, solicitou este documento, de forma a poder estudá-lo e verificar se concorda com a interpretação dada por Pedro Ribeiro. Na mesma linha foi a intervenção de Vasco Cunha, do PSD, que a determinada altura manteve um diálogo um pouco mais acalorado com o presidente da Câmara.
Apesar disso, o executivo deliberou (com os votos favoráveis dos eleitos do PS e PSD e a abstenções dos vereadores do Movimento pelo Cartaxo) rejeitar a proposta da Cartagua e aprovar um outro documento que prevê que os aumentos do tarifário do próximo ano sigam a taxa de inflação.

Sem comentários:

Enviar um comentário