O Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo comemorou o Dia Internacional dos Museus com a inauguração de uma exposição de pintura da artista plástica Sandra dos Santos, intitulada “Da Terra e de Mim...”. A exposição, inaugurada no dia 18, está patente ao público no Centro de Promoção Vitivinícola e é composta por 12 telas, sendo que seis são alusivas ao vinho e ao mundo rural e foram produzidas especificamente para esta exposição. Destas, assumem especial destaque uma que retrata o Museu – à qual a artista deu o título de “Guardião do Tempo” – e uma outra que reproduz uma peça do espólio do Museu. Sandra dos Santos revelou que a ideia de expor no Cartaxo partiu de uma visita que fez ao Museu Rural e Vinho do Concelho do Cartaxo. “Eu gostei muito deste espaço e, como tenho raízes ribatejanas e sempre me despertou muito interesse os elementos e vivências da vida rural, achei que fazia todo o sentido expor os meus trabalhos aqui” disse a autora.
Desde 1991 que Sandra dos Santos tem vindo a expor os seus trabalhos, participando em inúmeras exposições individuais e colectivas por todo o país. Mas esta exposição no Cartaxo tem a particularidade de associar trabalhos feitos anteriormente pela artista e um conjunto de obras que “têm uma temática em comum e que foram pensadas especificamente para este espaço”. O Dia Internacional dos Museus “é uma data importante” para o Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo, “que todos os anos tem aproveitado a comemoração desse dia para abrir as suas portas e mostrar algo de novo e diferente aos visitantes”, sublinhou Vítor Varela, director operacional do Museu. A exposição “Da Terra e de Mim...” assume um “significado especial” para o Museu, “porque a pintora, apenas numa visita que nos fez, conseguiu com as suas mãos passar para a tela a imagem do nosso espaço, por ela chamado Guardião do Tempo, o que é um grande orgulho para nós”, acrescentou Vítor Varela.
Pedro Gil, vereador da Câmara Municipal, responsável pelo projecto Cartaxo – Capital do Vinho, marcou também presença nas comemorações do Dia Internacional dos Museus e considerou esta exposição uma “escolha muito feliz”, porque, na sua opinião, “nada melhor que comemorar este dia com uma exposição que se identifica muito com este espaço museológico e com a identidade do nosso concelho”. A exposição está patente ao público até dia 30 de Junho e pode ser visitada de terça a sexta das 10h30 às 12h30 e das 15h00 às 17h30, aos sábados, domingos e feriados das 9h30 às 12h30 e das 15h00 às 17h30, encerra à segunda.
Sem comentários:
Enviar um comentário