sexta-feira, 31 de maio de 2013

O ministro das Finanças é um ser humano

Na quarta-feira, o sr. ministro das Finanças declarou estar muito triste e desanimado. Mas não se pense que estava a meio caminho da depressão profunda por razões que têm a ver com a crise financeira, o brutal nível de falências e a consequente espiral descontrolada do desemprego. Não, na sua escala de prioridades, estas coisas têm uma importância muito limitada e não parecem tirar-lhe o sono. O que o deixa mesmo à beira de um ataque de nervos são as derrotas do Benfica.

Quem deve ter ficado aliviado com estas declarações foi o treinador do clube, Jorge Jesus. Assim já ficou a perceber como é que foi possível o Benfica perder tudo o que era possível e, nalguns casos, quase impossível perder. Afinal, a culpa não foi sua mas de Vítor Gaspar. Sendo, como agora garante, adepto benfiquista, naturalmente que fez a previsão de que a sua equipa ia este ano ganhar a Taça, o Campeonato e até uma competição europeia. Ora, sabendo-se que o sr. falha todas as previsões que faz, naturalmente que o Benfica tinha fatalmente de perder.

Agora, falando a sério, será que esta gente não se enxerga? É claro que há muito portuga que prefere mil vezes que lhe cortem uma perna do que ver o Benfica perder um campeonato, mas Vítor Gaspar acha que é mesmo assim que vai conseguir recuperar alguma popularidade? O mais provável é que o homem tenha um assessor de comunicação novo que lhe vendeu esta ideia genial que tinha como objectivo mostrar ao nobre povo português que o sr. ministro até tem sentimentos e é capaz de ficar triste. Que, vejam lá, até gosta de futebol e vibra e sofre com as desgraças do seu clube.

No que me diz respeito, bem podem tirar o cavalinho da chuva e ir pensando noutra estratégia de branqueamento da sua imagem. Não acredito em milagres. Enfim, que a Virgem tenha aparecido a uns pastorinhos em Fátima, pode ser, sei lá, isto há tanta coisa no universo que a gente não entende que até dou de barato que tenha acontecido. Agora, quererem vender-nos outro milagre e este de dimensões bem superiores é que não. Eu, pelo menos, não acredito no milagre da transformação de Vítor Gaspar num ser humano e, ainda por cima, sensível e tudo.


Não. Para mim, analisando o que tem feito desde que caiu de pára-quedas no Governo, só há duas hipóteses possíveis: Vítor Gaspar é um robot ou um marciano. Um ser humano é que não é, de certeza.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Homem assalta Drogaria Guedes

A Drogaria Perfumaria Guedes, uma das mais emblemáticas casas comerciais do Cartaxo, situada em plena Rua Batalhoz, foi alvo de um furto, esta tarde. Pouco antes das 16 horas, um homem entrou no estabelecimento e, segundo revela a proprietária, disse querer comprar uma boneca. Para a tirar da montra e mostrá-la, Maria Helena Guedes teve de virar costas à máquina registadora. "Ele apontou para uma das bonecas, mas eu respondi que aquela já estava vendida, ao que disse que podia ser a outra ao lado". Por uma questão de segurança, para que não se soubesse que estava sozinha, embora não tivesse suspeitado do homem, enquanto o atendia, Maria Helena Guedes foi falando na direcção ao armazém, supostamente, ao filho, Frederico Guedes, que havia saído pouco antes, dizendo que "não é preciso vires, que eu alcanço a boneca". Terá sido nessa altura, quando estava de costas para a registadora, que, sem que a senhora desse por isso, o suposto cliente conseguiu estender o braço, abrir, silenciosamente, a caixa registadora e furtar a verba facturada até à altura. Na altura de pagar, perguntou se tinha multibanco, Maria Helena Guedes disse que sim, mas ele decidiu que "se calhar é melhor ir levantar dinheiro à caixa multibanco do banco" e saiu. Ela também abandonou o estabelecimento por um instante para falar com um vizinho e "achei estranho ver o homem virar na esquina da farmácia, pois aí não há nenhum banco". Entretanto, tinha chegado um cliente, foi atendê-lo e só quando abriu a caixa registadora é que viu que havia sido roubada.
A PSP foi chamada e está a investigar o caso e a tentar encontrar o homem que pouco antes havia também tentado furtar dinheiro de uma outra loja. Não conseguiu e, ao que apurámos, terá levado apenas uma bolsa contendo um telemóvel.

Vem aí mais um torneio de Foot-Vaca

Numa altura em que já foi divulgado o calendário do Torneio de Foot-Vaca do Cartaxo (dias 1, 8 e 15 de Junho), recordamos aqui a edição do ano passado.

Nova peça de teatro comunitário no Cartaxo

Decorreram este fim-de-semana, no Centro Cultural do Cartaxo (CCC), as audições para o novo projecto de teatro comunitário, que desta vez vai levar à cena a peça “Nápoles Milionária”, de Eduardo Di Filippo.
 Tal como nos três projectos já realizados anteriormente, muitos foram os que se apresentaram nestas audições, na esperança de poderem ser escolhidos para integrar o elenco desta nova peça. Contudo, apenas 35 irão ter oportunidade de pisar o palco.
Esta iniciativa continua assim a dar oportunidade aos elementos da comunidade do Cartaxo e arredores, com ou sem experiência em teatro, de pisar o palco do CCC. Mais uma vez, a grande maioria das pessoas que se inscreveram nas audições não tem qualquer experiência nas artes de palco. “É óptimo ver que há muita gente a interessar-se pelo projecto. Há pessoas que vieram porque gostaram muito das peças anteriores, porque têm amigos nos elencos ou porque querem concretizar um sonho”, explicou o encenador Frederico Corado.
Os ensaios iniciam-se em Setembro e a peça estreia em Novembro. 

terça-feira, 28 de maio de 2013

Divulgação de programas de apoio às empresas

A Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém promoveu no passado dia 24, no Cartaxo, com o apoio do Município do Cartaxo e da CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, uma sessão de divulgação sobre programas de apoio à criação de micro-empresas.
Face às dificuldades económico-financeiras que o tecido empresarial enfrenta e o número de pessoas desempregadas, a Nersant tem vindo a desenvolver várias iniciativas no distrito, que passam pelo apoio e acompanhamento na implementação de novas ideias de negócio e na disponibilização de um conjunto de serviços às empresas.
Segundo afirmou António Campos, da associação empresarial, estas acções reflectem o papel de “responsabilidade social da Nersant, que nestes momentos difíceis tem vindo a conversar com as pessoas, a encaminhá-las, a ajudá-las a colocar em prática as suas ideias e a apoiar na maturação dos seus projectos. E fazemos isto a custo zero”.
António Campos deixou uma mensagem de otimismo e de confiança, considerando “a panóplia muito grande” de mecanismos financeiros ao dispor de quem pretende criar uma empresa ou torná-la mais competitiva. “O Cartaxo é um bom exemplo, porque na crise dos nos 80 soube dar a volta, com a abertura de muitas empresas. Hoje a situação é diferente, porque temos mecanismos de apoio que não existiam em 1984, por isso devemos ter esperança”.
Sónia Roque, do Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Empreendedorismo da Nersant, apresentou as características e vantagens dos diferentes sistemas de apoio ao empreendedorismo em vigor, bem como as medidas de apoio criadas pela Nersant.
O PAECPE, PRODER, CoopJovem, Passaporte para o Empreendedorismo e Programa Nacional de Microcrédito são instrumentos de apoio disponíveis a nível nacional e que foram apresentados nesta sessão. 
Entre as medidas de apoio ao empreendedorismo da Nersant, Sónia Roque deu destaque ao Sítio do Empreendedor (incubadora de ideias de negócio online onde é possível testar a viabilidade económica dos projetos) e ao ApoiarMicro (programa de apoio onde é disponibilizado um conjunto alargado de serviços técnicos de apoio à criação de micro-empresas na região).


domingo, 26 de maio de 2013

Detido por assalto a um bar

Esta madrugada, elementos da PSP do Cartaxo detiveram em flagrante delito um homem, de 20 anos de idade, por furto qualificado a um bar situado na cidade do Cartaxo, depois do seu proprietário se ter apercebido que a porta de entrada tinha sido arrombada.
Na posse do suspeito estavam várias garrafas de bebidas alcoólicas, tabaco e dinheiro do estabelecimento.
O suspeito ficou detido nas salas de detenção e será presente amanhã no Tribunal Judicial do Cartaxo.
Foi detida ainda uma mulher de 39 anos, por se encontrar a conduzir com 1.24gramas por litro de álcool no sangue, tendo sido notificada para comparecer no mesmo tribunal.

As quatro prioridades de Vasco Cunha

Se for eleito presidente da Câmara, a primeira prioridade de Vasco Cunha é ‘atacar’ a situação financeira muito difícil do município. Isso passa por reduzir a despesa e “tentar encontrar a receita em falta para equilibrar o défice” que, referiu, desde há cerca de uma década, tem vindo a aumentar.
Na apresentação da sua candidatura, ocorrida ontem, no Mercado Municipal do Cartaxo, Vasco Cunha elegeu como segunda prioridade “tratar de tudo o que tem a ver com a acção social, onde o município intervém directa ou indirectamente, em parceria com a rede social e com todas as colectividades”. Outro dos seus trabalho prioritários é “ir à procura de investidores e de interessados em instalar-se no nosso município, para aqui estabelecerem  empresas, privilegiando o investimento, criando emprego e contribuindo para a riqueza local”. Finalmente, há que assegurar que “a qualidade de vida volta a ser uma prioridade neste município, desde logo pelo forte empenho na requalificação urbana e no avanço decisivo do Plano Director Municipal”.
Vasco Cunha aproveitou a oportunidade para criticar outros candidatos que, em tempos de grandes dificuldades financeiras, façam questão de “esbanjar rios de dinheiro em cartazes e outdoors exuberantemente espalhados por todo o concelho, como se disso dependesse a eleição de um presidente da Câmara”. Considera que se trata de “uma provocação a todos os munícipes” e, da sua parte, promete uma campanha muito contida, no que diz respeito à vertente financeira.


sábado, 25 de maio de 2013

Pedro Ribeiro e Paulo Varanda são as duas faces da mesma moeda

Vasco Cunha apresentou-se oficialmente como candidato do PSD à presidência da Câmara do Cartaxo. A cerimónia teve lugar esta tarde, no Mercado Municipal, "um dos edifícios mais típicos e incontornáveis desta cidade", que, no entanto, foi "vítima de erros de planeamento político" e a sua decadência simboliza bem, referiu o candidato, o que se passou em toda a cidade devido à gestão dos eleitos socialistas. Caso da Rua Batalhoz, que "teve intervenções atrás de intervenções, obras atrás de obras, mas o declínio do seu comércio e a morte de muitas casas comerciais é hoje a mais evidente demonstração dos resultados destas opções políticas". Uma situação agravada, na sua opinião, pelas obras do Parque Central.
Ao longo dos últimos 12 anos, acusou, os autarcas eleitos pelo PS "destruíram os sonhos de toda uma comunidade", tendo abalado o orgulho dos cartaxeiros na sua terra. Dois dos principais culpados da situação são Paulo Varanda e Pedro Ribeiro, que qualificou como "as duas faces da mesma moeda". O tempo, acrescentou, veio dar razão aos eleitos do PSD que sempre alertaram para o rumo "em direcção ao abismo" que o concelho e as contas da Câmara estavam a levar. Daí que se mostre convicto que nestas eleições haja a penalização dos infractores, que o mesmo é dizer, a vitória do PSD. Pela sua parte, garante "estar preparado para dirigir o município" apesar dos muitos problemas existentes,uma vez que é "autarca há mais de 20 anos", pelo que conhece bem a situação e os meios e instrumentos que vai ter ao seu dispor.
Vasco Cunha contou, nesta apresentação, com o apoio do presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara, seu antigo professor universitário. Entre outras razões, justificou esse apoio por entender que Vasco Cunha "sabe dizer não e os próximos tempos são para os homens que sabem dizer não", em face  da situação financeira que se conhece no país e no concelho.

A seguir: As prioridades de Vasco Cunha

Fazer bem é voltar a investir nas pessoas

Texto de Pedro Ribeiro, candidato do PS à presidência da Câmara do Cartaxo, , publicado nesta edição do POVO DO CARTAXO, jornal que pode assinar aqui.

1. No artigo anterior divulguei o “plano de emergência”, as cinco tarefas urgentes para a nossa terra: a) controlar o preço da água; b) combater o desmazelo do espaço público, dos nossos jardins e dos equipamentos de lazer; c) aprovar um novo PDM; d) acudir, em tempo de crise, às pessoas que mais precisam; e) reorganizar os serviços da câmara municipal, no sentido de pres-tarmos um melhor serviço aos nossos concidadãos, às empresas e às nossas instituições, valorizando os recursos humanos que temos.
2. Reafirmo que tratar destas 5 tarefas urgentes não nos pode afastar do objectivo principal que é o de concretizar uma visão de futuro para a nossa terra. Esta visão de futuro está a ser construída tendo por base 5 eixos estratégicos: I - Sustentabilidade Ambiental; II – Saúde e Solidariedade Social; III - Educação e Juventude; IV - Competitividade e Emprego; V – Participação Cívica e Transparência.

3. Esta visão para a nossa terra, estes 5 eixos estratégicos são um ponto de partida para o debate que vamos continuar a manter com todos os nossos concidadãos que, independentemente da sua filiação ou simpatia partidária, queiram connosco participar na construção do nosso futuro colectivo. Neste ponto sublinho que é para mim um enorme orgulho ter como Coordenador do nosso Programa Autárquico o Dr. FRANCISCO PEREIRA, Ex-Presidente da Câmara Municipal, que não tendo qualquer filiação partidária aceitou este desafio por amor à nossa terra.

4. O trabalho de proximidade que temos feito, envolvendo os nossos concidadãos, ouvindo e dando voz às nossas instituições e associações, tem sido muito gratificante e muito enriquecedor. Estou certo, estamos certos, que este caminho pela positiva, este caminho agregador, construtivo, apontando soluções para os pro-blemas que diagnosticamos, é o melhor caminho para FAZER BEM ao progresso de cada uma das nossas 8 Freguesias e assegurar um melhor futuro às gerações vindouras. Temos essa responsabilidade.

5. FAZER BEM é voltarmos a investir nas ideias. FAZER BEM é voltarmos a investir nas pessoas. Nesse sentido, vamos nas próximas semanas organizar sessões públicas para debater convosco os 5 eixos estratégicos atrás mencionados. Assim, para o próximo dia 31 de Maio vamos debater a “SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL”. Para o dia 7 de Junho o tema será “SAÚDE E SOLIDARIEDADE SOCIAL”. Estas sessões têm início marcado para as 21h30m e vão decorrer no Auditório Municipal da Quinta das Pratas.

6. Antes de finalizar quero agradecer a todos cidadãos que têm partilhado connosco as suas ambições para as suas Freguesias e as suas preocupações com o nosso futuro colectivo. Nestas duas últimas semanas foram muitos os relatos que recebi, com particular destaque para os residentes em Vila Chã de Ourique e em Valada que demonstraram a sua apreensão pela forma como se tem arrastado a revisão do PDM, em que a incerteza não lhes tem permitido tomar decisões sobre o seu futuro e o das suas famílias.

7. Nos próximos 5 artigos irei dedicar-me a desenvolver cada um dos eixos estratégicos que hoje vos apresentei. Realço, por fim, que esta candidatura está aberta à vossa participação. Para nós a vossa opinião conta, pelo que todos os nossos contactos estão disponibilizados em www.pedroribeiro2013.pt

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Cartaxo recebe gala à antiga portuguesa


Este ano, as Festas da Cidade do Cartaxo, que se realizam entre os dias 20 e 24 de Junho, vão ter um motivo acrescido de interesse. Trata-se de uma Corrida de Gala à Antiga Portuguesa, que se realiza no dia 21. Jorge Vicente, da empresa Espalhar Aplausos, uniu-se à associação Gentes do Cartaxo para pôr de pé esta iniciativa, e diz que se trata de “uma reconstituição das corridas reais do séc. XVII”, que envolve cerca de uma centena de figurantes trajados a rigor, coches antigos e a Charanga da GNR.
Antes da corrida, haverá um grande desfile pela rua Batalhoz. Uma vez chegados à Praça de Touros, terá lugar um cerimonial em que a personagem principal é o Neto, uma figura trajada de negro com 8 pajens ao seu serviço. Em tempos idos, a missão deste elemento, explica Délio Pereira, da Gentes do Cartaxo, “era fazer de intermediário entre o  rei e todos os outros intervenientes na corrida”. Supostamente cumprindo ordens régias, será ele que determinará a ordem com que ocorrerá a entrada no recinto da corrida.
Cumprida esta fase, dar-se-á então início à corrida que tem como objectivo principal homenagear o cavaleiro Joaquim Bastinhas pelos seus 30 anos de alternativa. O cartel contará ainda com o seu filho, Marco, o nosso bem conhecido Manuel Jorge de Oliveira, Rui Salvador, Ana Rita e mais um cavaleiro. Os touros vêm da ganadaria de Jorge Carvalho.

Democracia




Texto de Francisco Colaço, do Bloco de Esquerda/Cartaxo, publicado nesta edição do POVO DO CARTAXO, jornal que pode assinar aqui.

Os três “D”s de Abril neste momento da nossa realidade autárquica e nacional só poderão ter um significado, que também será uma emergência... mas política...DEMOCRACIA, DEMOCRACIA, DEMOCRACIA

A Democracia Local é a base da democracia. É ao nível local que a participação pode e deve ser mais intensa, considerando a proximidade das respostas a dar. O BE assume como requisito para a criação, extinção e modificação territorial de autarquias locais a realização prévia de referendo local às respetivas populações, tal como prescrito no artigo 5.º da Carta Europeia da Autonomia Local. Por isso, vai continuar a defender a revogação da Reorganização Territorial das Freguesias levada a cabo pelo Governo PSD/CDS, criando condições para uma reforma territorial participada e com respeito pela opinião das populações.

O Bloco de Esquerda sempre assu-miu a defesa da Democracia Participativa e de modelos de democracia direta nas políticas autárquicas. Começámos com a defesa do Orçamento Participativo, ainda não generalizado às autarquias do país. Esta continuará a ser uma aposta da intervenção autárquica do Bloco, exigindo a sua implementação ou o aperfeiçoamento das experiências em curso, nas suas vertentes consultiva e deliberativa.

O Bloco empenhar-se-á na defesa de outros mecanismos de participação, designadamente nas áreas do ordenamento do território, urbanismo e ambiente. O Bloco recusará as restrições aos processos de participação previstos em leis urbanísticas assumindo a participação como um fim da Democracia enquanto processo e não como um estorvo à celeridade tão desejada pelos promotores imobiliários.

O Bloco de Esquerda, na sua intervenção autárquica defenderá o recurso ao Referendo local sempre que a gravidade e importância das decisões a tomar o exija, designadamente quanto:
a. Ao exercício de competências relativas à criação, extinção, fusão e modificação territorial de autarquias locais;
b. À concessão ou privatização da gestão dos sistemas de abastecimento público de água, saneamento resíduos;
c. À alienação pela autarquia de bens classificados;
d. A outras matérias de relevo, cujo debate não haja sido suscitado de forma clara na campanha eleitoral.

No exercício do mandato representativo, há que considerar a necessidade de criar mecanismos de aprofundamento do exercício do mandato, preconizando-se a consagração nos regimentos dos órgãos deliberativos das autarquias locais de:
a. Comissões permanentes especializadas;
b. Maior antecedência no acesso à documentação da ordem de trabalhos.

Continuaremos a apresentar o nosso programa em próximas edições…

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Os bares da Praça 15 de Dezembro

Texto da concelhia da CDU/Cartaxo, publicado nesta edição do POVO DO CARTAXO, jornal que pode assinar aqui.

Este poderá ser considerado um tema menor no âmbito do debate político que se deve avizinhar.
Porém, como não nos haveremos de preocupar com o futuro de algumas centenas de milhares de euros que custou a chamada «regeneração urbana do jardim central»?
Tanto quanto já nos foi informado, os espaços a que nos referimos já foram alvo de diversos concursos e também, tanto quanto parece por declarações do atual presidente da Câmara, nunca aos concursos se apresentaram interessados suficientemente credíveis para que os bares fossem devidamente adjudicados.
A referência dupla ao «tanto quanto parece» surge por se tratar apenas da verdade, isto é, os concursos são abertos e processados pela atual empresa municipal RUMO 2020 sem que o executivo, leia-se, os vereadores sem pelouros, tenham conhecimento de nada, apesar de ser estatutário que a Câmara constitui o «conselho de administração» da RUMO 2020.
Voltemos aos bares do jardim… ouvimos os donos dos cafés e restaurantes queixar-se que têm problemas em manter as portas abertas e alguns têm mesmo fechado, infelizmente para todos nós, não sabemos se estes espaços serão assim tão atrativos que levem àqueles bares um número de clientes que permita a sua viabilidade.
Não interessa construir equipamentos e depois deixá-los a degradarem-se: são precisas pessoas que os dinamizem, que realizem eventos, espetáculos que contribuam para humanizar os equipamentos.
Caso contrário correm o risco de se transformarem em elefantes brancos.
Vivemos um período onde a tentação foi mostrar muito betão, ferro, muita construção, mas o que interessa são as pessoas, não adianta estar a construir grandes equipamentos se depois as pessoas não aparecem, não usufruem deles. Fazemos um paralelismo entre o que se passa no Jardim Central e na Quinta das Pratas. No Jardim Central, há uma dúzia de pessoas, na sua maioria idosos que convivem, jogam às cartas e pouco mais do que isso. Na Quinta das Pratas há centenas de pessoas que regularmente ali vão e que usufruem daquele espaço e dos seus equipamentos. E isto acontece porquê? Porque lá estão pessoas a trabalhar, a dinamizar o espaço e a atrair os cidadãos, o que não acontece no Jardim Central.
A união dos jardins transformou-se num grande relvado onde os bares pontilham como a velha obra de Santa Engrácia.
Em todo o caso, os espaços estão construídos (inacabados, mas construídos) e deixá-los assim não se torna benefício para ninguém. Que tal chamar as Associações que não têm sede e propor-lhes o benefício da ocupação destes espaços exigindo a contrapartida da realização de atividades regulares no espaço envolvente?
Resolviam-se dois problemas…

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Mais uma Feira de Maio na Azambuja


Inicia-se esta Quinta-feira (dia 23) e estende-se até dia 27 mais uma edição da Centenária FEIRA DE MAIO da Azambuja. O primeiro dia é  dedicado às Tertúlias. Ao meio dia, no Jardim Urbano realiza-se o “Piquenique das Tertúlias” com a animação do “Grupo Ribatejano”. Às 4 da tarde, há o Desfile das Tertúlias,  e uma hora mais tarde tem lugar a inauguração oficial, seguindo-se a abertura, no Campo da Feira, do pavilhão do Artesanato e das Actividades Económicas e da “Praça das Freguesias”. A primeira largada pelas ruas da vila acontece às 19h00. Um concerto musical no Páteo Valverde (23 horas) e a Mesa da Bravura, prova de resistência e coragem na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa completam o programa.
Na Sexta-feira, pelas 21h00, há um cortejo de campinos com o gado pelas ruas da Vila à luz de archotes, seguido de largada de toiros. A partir da meia-noite, há a distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho nos Largos do Rossio, da Fonte de Santo António, de Palmela, dos Pescadores e também na Praça do Município. Fado vadio e música itinerante animarão a noite e madrugada.
Sábado é o Dia do Cavalo. Às  15 horas, os campinos mostram todas as suas capacidades nas provas de campo, com a condução de Jogos de Cabrestos, Condução de Cabresto e Prova de Perícia. A animação da noite terá uma romaria a cavalo pelas ruas, às 21h30, e a Mesa da Tortura, na Praça do Município, às duas da madrugada. O cabeça de cartaz desta noite será o cantor Filipe Gonçalves que atuará no Páteo Valverde, pela meia noite.
Na manhã de Domingo, Dia do Campino, há a Homenagem ao Campino, na Praça do Município, pelas 09h30, sendo este ano destacado Orlando Rocha Vicente. Destaque também para a tradicional Corrida de Toiros à Portuguesa, pelas 21h30, na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa.
Na última manhã da feira, Segunda, dia 27, os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho participam em várias actividades. Às 5 da tarde, antes da última largada de toiros, procede-se à entrega de prémios às melhores ornamentações de largos, janelas ou fachadas, e montras, na Praça do Município.
O calendário da largada de toiros é o seguinte: Quinta-feira, às 19h00; sexta-feira, a grande noturna, às 22h00; sábado, às 18h30; domingo, às 10h30; e a última, segunda-feira, às 18h30.

Joaquim Agostinho era uma pessoa extraordinária


Foi companheiro de Joaquim Agostinho. Que recordações tem dele?
Era uma pessoa extraordinária, um tipo que vindo do nada, vindo da terra, como eu, das raízes das províncias, ele no concelho de Torres Vedras, também muito rico em ciclistas, era uma pessoa muito pura com uma personalidade muito própria, muito bem-disposto, para além das suas qualidades como atleta que eram foram de série.

Foi colega dele durante quanto tempo?
Inicialmente, fui companheiro de equipa no Sporting, no meu início, enquanto júnior e ele na altura já um consagradíssimo corredor, tive o privilégio nessa altura de poder conviver de perto com ele. Depois há um período em que o Sporting encerra a actividade, em 1975, e eu só tive o privilégio de estar de novo muito mais perto dele quando me convida para a sua equipa em 1980 para França e com ele participei todo o ano inclusive, na Volta a França, a seu lado. Esses foram os momentos mais marcantes. Infelizmente a vida separa-nos, novamente, eu volto para Portugal por um belíssimo contrato que me é proposto pelo Futebol Clube do Porto, com consentimento dele, digamos assim. Só em 1984 o reencontrei, quando o Joaquim Agostinho regressa e esse foi, infelizmente, um momento marcante pelo facto de o termos perdido, num fatídico acidente na Volta ao Algarve.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Contas da autarquia em coma muito profundo

Texto de Vasco Cunha, candidato do PSD à presidência da Câmara do Cartaxo, publicado nesta edição do POVO DO CARTAXO, jornal que pode assinar aqui.

A apresentação das contas da Câmara do Cartaxo relativas ao ano de 2012 tornou ainda mais evidente que as finanças da autarquia estão "ligadas à máquina" em estado de coma muito profundo.
Ao longo dos últimos anos a situação financeira da Câmara Municipal do Cartaxo foi correctamente identificada pelos autarcas eleitos pelo PSD e, em resumo, a realidade traduziu-se no seguinte:
• As Despesas (sobretudo Correntes) não tinham cobertura pelas Receitas arrecadadas;
• O recurso aos empréstimos bancários serviu para disfarçar o problema num primeiro momento e o endividamento de Médio e Longo prazo cresceu;
• Quando a capacidade de endividamento se aproximou dos limites legalmente previstos, socorreram-se de Receitas extraordinárias e artificiais para fazer face ao sorvedouro que constituíam as Despesas (as "rendas da EDP", a venda do "Campo da Feira" ou as "contrapartidas da OTA" são exemplo disso);
• Como estas Receitas nunca se concretizaram mas as Despesas continuavam a crescer e era urgente o seu pagamento, a alie-nação de activos foi o passo se-guinte para encontrar novas Receitas, com a concessão das águas e do saneamento à Cartágua;
• Durante todo este espaço de tempo o Investimento Municipal foi escasso e normalmente o seu pagamento foi retardado aos fornecedores;
• Com o Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) já em exercício, recorreu-se ao Saneamento Financeiro, com a utilização extraordinária de 13 milhões de Euros para pagar aos fornecedores e liber-tar alguns recursos financeiros para a execução de projectos co-financiados;
• Ao longo destes anos, nunca se concretizou nenhum plano de contenção das Despesas nem nunca se conseguiu maximizar a Receita.
Os Resultados Operacionais do Município do Cartaxo são negativos há 6 anos. Desde 2007 com resultados negativos de 1,9 M€ que se tem vindo a comprovar a inacção e a incapacidade desta gestão socialista. Em 2010 voltou a suceder o mesmo. Os Resultados Operacionais voltaram a ser negativos em 4,148 M€. Porém, através do recurso aos Proveitos e Custos Extraordinários, bem como a Resultados Extraordinários (que sempre foram estáveis de 2002 a 2006) a Câmara do Cartaxo foi mascarando e maquilhando alguns resultados financeiros.
Em 2011 os Resultados Operacionais foram negativos na ordem de 3,457 M€ e em 2012 fica-ram-se pelos 1,457 M€ negativos.
Em resumo, os Resultados Operacionais de 2012 foram novamente negativos e tudo aponta para que em 2013 essa tendência se mantenha. O Executivo PS não consegue operacionalizar o Município. Ou seja, a operação do Município, não se paga a si própria… E já lá vai quase uma década!

Apesar dos sucessivos alertas, a maioria absoluta do Partido Socialista (PS) que governa a Câmara Municipal e que tem aprovado, também por maioria absoluta, a estratégia para a autarquia na Assembleia Municipal, foi sempre insensível e incapaz de reagir. Continuou a errar e conduziu o Município para o estado vegetativo em que hoje se encontram as contas municipais.

Na Assembleia Municipal do Cartaxo, ao longo da ultima década, só o PS errou ao conduzir o Município para esta situação. O projecto político que o PS tinha para o Município do Cartaxo faliu e está morto! Hoje em dia, o Município do Cartaxo já está a ser resgatado financeiramente. As Despesas continuam a ser superiores às Receitas e esta realidade está longe de ter uma solução. Já não é um problema momentâneo ou de circunstância. Trata-se de um problema estrutural.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Exposição no Museu Rural e do Vinho

O Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo comemorou o Dia Internacional dos Museus com a inauguração de uma exposição de pintura da artista plástica Sandra dos Santos, intitulada “Da Terra e de Mim...”.  A exposição, inaugurada no dia 18, está patente ao público no Centro de Promoção Vitivinícola e é composta por 12 telas, sendo que seis são alusivas ao vinho e ao mundo rural e foram produzidas especificamente para esta exposição. Destas, assumem especial destaque uma que retrata o Museu – à qual a artista deu o título de “Guardião do Tempo” – e uma outra que reproduz uma peça do espólio do Museu.  Sandra dos Santos revelou que a ideia de expor no Cartaxo partiu de uma visita que fez ao Museu Rural e Vinho do Concelho do Cartaxo. “Eu gostei muito deste espaço e, como tenho raízes ribatejanas e sempre me despertou muito interesse os elementos e vivências da vida rural, achei que fazia todo o sentido expor os meus trabalhos aqui” disse a autora.
Desde 1991 que Sandra dos Santos tem vindo a expor os seus trabalhos, participando em inúmeras exposições individuais e colectivas por todo o país. Mas esta exposição no Cartaxo tem a particularidade de associar trabalhos feitos anteriormente pela artista e um conjunto de obras que “têm uma temática em comum e que foram pensadas especificamente para este espaço”.  O Dia Internacional dos Museus “é uma data importante” para o Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo, “que todos os anos tem aproveitado a comemoração desse dia para abrir as suas portas e mostrar algo de novo e diferente aos visitantes”, sublinhou Vítor Varela, director operacional do Museu.  A exposição “Da Terra e de Mim...” assume um “significado especial” para o Museu, “porque a pintora, apenas numa visita que nos fez, conseguiu com as suas mãos passar para a tela a imagem do nosso espaço, por ela chamado Guardião do Tempo, o que é um grande orgulho para nós”, acrescentou Vítor Varela.
Pedro Gil, vereador da Câmara Municipal, responsável pelo projecto Cartaxo – Capital do Vinho, marcou também presença nas comemorações do Dia Internacional dos Museus e considerou esta exposição uma “escolha muito feliz”, porque, na sua opinião, “nada melhor que comemorar este dia com uma exposição que se identifica muito com este espaço museológico e com a identidade do nosso concelho”.  A exposição está patente ao público até dia 30 de Junho e pode ser visitada de terça a sexta das 10h30 às 12h30  e das 15h00 às 17h30, aos sábados, domingos e feriados das 9h30 às 12h30 e das 15h00 às 17h30, encerra à segunda.

Passo importante para a construção do museu


Excerto da entrevista de Marco Chagas ao jornal O POVO DO CARTAXO, que pode ser lida na edição que já está nas bancas.

Há vários anos que doou o seu espólio de ciclista à Junta de Freguesia de Pontével, o objectivo seria fazer um Museu. A autarquia conseguiu, finalmente, encontrar um lugar para colocar esse espólio, está, portanto, mais próximo esse sonho em tornar-se realidade? 
Penso que sim, já foi dado um passo importante ao terem conseguido o espaço, que me parece interessante, tem as condições ideais, será o melhor espaço de Pontével, neste momento. Desde a doação até agora havia esse problema, ele está resolvido, é importante mas não quer dizer que seja a muito curto prazo que venhamos a ter o Museu.

Sendo o Cartaxo um concelho muito rico em termos de ciclismo, não seria importante fazer um grande museu do ciclismo que albergasse não só o espólio do Marco Chagas como o que outros grandes ciclistas que tivemos e que em termos turísticos atraísse muita gente?
É uma situação que me ultrapassa, como compreenderá, quando tomei a decisão de doar o meu espólio de atleta à Junta de Freguesia, dei conhecimento da minha filha, que era no fundo a pessoa que podia ou não estar de acordo e ela mostrou-se de acordo com a minha decisão.  Aquilo que decidi, está decidido, está escrito e não altero. Em relação ao que um dia mais tarde possa ser feito no Cartaxo, isso não me diz respeito, eu entreguei e é propriedade da Junta de Freguesia de Pontével.

domingo, 19 de maio de 2013

A bola está do lado dos partidos de esquerda

O cheiro não engana: o preço de validade deste governo há muito que expirou. Mas, se depender de Cavaco Silva vai continuar por aí a apodrecer. Não por uma questão de solidariedade partidária, mas porque o presidente não quer ficar com a batata quente nas mãos. E, analisando as sondagens, julgo estar convencido que isso aconteceria. Em caso de eleições antecipadas, o mais provável seria o PS ganhar mas sem maioria absoluta. Poderia até acontecer que PSD e CDS ficassem com mais deputados do que os socialistas. E aí seria Cavaco que teria de aguentar o barco e tentar encontrar uma solução. Essa perspectiva deve aterrorizá-lo, de forma que para evitar que se concretize, prefere manter em funções um governo que todos os dias enterra o país mais um bocadinho.
Parece-me que está na altura dos partidos à esquerda do PS se assumirem. De mostrarem que estão à altura das responsabilidades e das circunstâncias. Que servem para mais qualquer coisa do que para fazerem oposição pura e dura a qualquer governo. Se PCP e Bloco viessem dizer, que para acabar com esta morte lenta do país, estão dispostos a dialogar a sério com o PS, de forma a encontrar uma solução pós-eleitoral, tudo mudaria.
Sabendo que o menino não lhe ficaria nos braços, para espanto de muitos e bem mais cedo do que imagina, Cavaco iria mostrar a porta de saída a Passos, Gaspar, Portas e companhia.
(Opinião, Jorge Eusébio)

Kaspiadas em grande plano

O KASPIADAS- GRUPO CÉNICO DA CASA DO POVO DE PONTÉVEL esteve em grande plano no 7º Festival Internacional de Teatro, que decorreu em Canidelo (Vila Nova de Gaia). O grupo de Pontével, que apresentou a peça "O GATO" conquistou o 3º lugar na votação do público na categoria de Melhor Espec-táculo e viu Carlos Santos   ser  nomeado para o Prémio de Melhor Actor Masculino. Este certame, que é considerado um dos melhores festivais de teatro independente do país, teve, este ano, como patrono o conhecido actor Rui Mendes. O encenador e actor Carlos Santos faz um balanço muito positivo de mais esta participação  do grupo e refere que, mais do  que distinções obtidas, que atestam o bom trabalho desenvolvido, “o que nos apraz registar foi  podermos levar mais uma vez a um festival internacional o KASPIADAS, e por conseguinte a Casa do Povo de Pontével, a nossa Vila de Pontével e o nosso concelho”

sexta-feira, 17 de maio de 2013

O campeão Marco Chagas


O entrevistado desta edição do jornal O POVO DO CARTAXO é Marco Chagas, o grande campeão do ciclismo. O pretexto da conversa foi ter finalmente a Junta de Freguesia de Pontével conseguido um espaço para colocar o espólio que, já há alguns anos, ele tinha oferecido à autarquia. O objectivo é fazer um museu. É claro que Marco Chagas merece isso e muito mais, mas sendo este um concelho com enormes tradições na modalidade, parece-me que seria de considerar a possibilidade de fazer um museu mais abrangente, que contasse o percurso de todos os grandes ciclistas do concelho, com óbvio lugar de destaque para Marco Chagas. Seria um equipamento que valorizaria não só os visados como também o concelho e, certamente, atrairia muitos milhares de turistas ao Cartaxo.
Relativamente a Marco Chagas,  tendo em conta o seu glorioso passado e o facto de ser o natural do concelho mais conhecido em todo o país, acho que o Cartaxo o ‘aproveita’ mal. Na minha opinião, devia ser o grande embaixador do concelho, estar à frente de um organismo ou um secção da autarquia que tivesse como missão a sua promoção. Marco Chagas tem uma dimensão que, muitas vezes, me parece que não é devidamente reconhecida e apreendida por muitos carta-xeiros.
(Opinião, Jorge Eusébio)