domingo, 31 de março de 2013

Muitas zonas ribeirinhas continuam inundadas


A forte precipitação que se fez sentir ao longo da madrugada e durante quase todo o dia e o aumento das descargas das barragens fizeram com que se tenha agravado a situação de inundações em muitos pontos do distrito de Santarém. 

O comunicado do final da tarde da Autoridade Nacional de Protecção Civil indica que o mapa das inundações é o seguinte:
Município de Abrantes: Praia Fluvial de Alvega e Casa de apoio a esta inundada Inundação da Fonte dos Touros em Rossio ao Sul do Tejo (Aquapólis Sul). Passadeira de cimento, pesqueiros de pesca e parte de jardim em Barreiras do Tejo (Aquapólis Norte).
Município de Constância: Submersão do parque de estacionamento de Constância junto ao rio Zêzere. Submersão da Estrada de Campo que circunda Constância e a liga a Montalvo.
Município de Vila Nova da Barquinha: Submersão do cais de Tancos Inundação da Av. dos Plátanos na zona baixa de Vila Nova da Barquinha
Município da Golegã: Submersão da EM30 que liga Azinhaga à Ponte do Cação. Submersão da EM1 entre a Ponte da Broa e a Ponte dos Lázaros. Submersão da EM07 que liga EN365 ao Pombalinho. Submersão da EN365 Azinhaga – Golegã. Inundação de diversos campos agrícolas Município da Alpiarça. Submersão da Estrada do Mouchão (devido a acumulação de água da chuva).
Município de Santarém: Submersão da EN365 na Ponte do Alviela. Submersão da EN365 a jusante do Pombalinho isolando a povoação do Reguengo do Alviela. Submersão da EM1345 que liga a Ribeira de Santarém a Vale Figueira. Submersão da EN365 em Palhais. Submersão EN365 que liga Ribeira de Santarém a Alcanhões. Submersão da EM entre Mato Miranda e Sobral.
Município de Cartaxo: Cais da marina de Valada encontra-se inoperacional não podendo receber embarcações. Submersão EN 3-2 Ponte do Reguengo – Setil, sujeita à influência do rio Maior e das marés.
Município de Benavente: Submersão parcial da EM1456, Estrada do Campo.
Município de Coruche: Submersão da EM H – Ponte do Rebolo (rio Sorraia). Submersão da EM 1427 – Ponte da Amieira (rio Sorraia). Submersão da estrada de Meias Zona de campos agrícolas na margem esquerda do rio Sorraia.
Município de Tomar: Submersão da EN110 em Carvalho de Figueiredos, entre o viaduto do casal da Rosa e o cruzamento para Cabeças (devido a acumulação de águas da chuva).
Município de Almeirim: Submersão da estrada rural A2 que liga E.N. 368 à E.N. 114 e da E.N.114 a Benfica do Ribatejo devido a precipitação.

A situação não deve ter melhorias significativas nas próximas horas, prevendo a Autoridade Nacional da Protecção Civil, que os seguintes locais possam ficar total ou parcialmente inundados:
Município de Abrantes: Possível submersão da EN118 Rossio – Tramagal Possível. Submersão da marginal do Rossio ao Sul do Tejo Município.
Almeirim / Alpiarça: Possível submersão EN368 Tapada - Alpiarça. Possível galgamento do descarregador da Courela.
Município da Chamusca: Possível submersão EN368-1 Chamusca – Vale Cavalos.
Município de Santarém: Possível submersão da EN365 nas Assacais. Possível submersão da EM Santarém – Caneiras. Possível galgamento do descarregador das Ómnias. Possível submersão do parque estacionamento da CP na Ribeira de Santarém. Possível submersão da EM 587 na Quinta de Santo António.
Município do Cartaxo: Possível submersão da EN3-3 Santana – Valada, sujeito à influência do Rio Maior e das Marés.
Município de Coruche: Possível submersão da EN119 Coruche – Santo Estevão, km 44 (Quinta grande – Figueiras). Possível submersão da EN251 Coruche – Mora, Km 44 (Águas Belas – Águas Belinhas). Município de Tomar: Possível submersão da zona baixa de Tomar.


  pub.

Há petróleo... em Vale da Pinta

Nos próximos dias 5 e 6, às 21h30, a Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta é palco da apresentação da peça de teatro “Há Petróleo no Beato”, trazida ao concelho do Cartaxo pela Companhia Forever Mesmo Teatro.  A peça recorda o saudoso Raul Solnado, que nos anos 80 escreveu este texto para teatro, juntamente com Júlio César, Francisco Mata e Gonçalves Preto. O sucesso que obteve levou mais tarde a RTP a reproduzi-la em versão televisiva.  Trata-se de uma comédia divertida, cuja história gira em torno da descoberta de petróleo no quintal de um motorista de táxi, que mora com a família numa humilde casa no Beato. Encenada por Manuela Passarinho, a peça conta com a participação especial de Eládio Clímaco, que juntamente com Noémia Costa, Paulo Patrício, Fernando Lupach, Joana França, Miguel Santiago, Filipe Salgueiro, João Duarte, Vitória Sousa e Anita Marques prometem momentos de grande divertimento. 

Incêndio extinto na Constrolândia

Eram cerca de 5 horas da madrugada quando os bombeiros deram por findo o trabalho de rescaldo do incêndio que deflagrou ontem, por volta das 11 da noite, na Constrolândia. O alerta foi dado por uma pessoa que, ao passar pela estrada, se apercebeu que havia fumo a sair das instalações e foi, directamente, ao quartel informar os 'soldados da paz'.
O trabalho de combate ao fogo, pelo menos, numa fase inicial, revelou-se "muito complicado e difícil", disse o comandante da corporação, Mário Silvestre. Uma das suas preocupações tinha a ver com os muitos materiais inflamáveis que existem no interior da empresa, que poderiam fazer com que o fogo tomasse proporções de ainda maior dimensão. Situando-se a empresa junto à estrada, por uma questão de segurança, a GNR decidiu encerrar a mesma ao tráfego rodoviário, tendo sido reaberta apenas cerca de dez minutos após os bombeiros terem dado o incêndio por extinto, o que aconteceu pela meia-noite e meia, seguindo-se depois os trabalhos de rescaldo.
O incêndio, cujas causas ainda não estão apuradas, deu-se numa zona limitada das instalações, onde havia muitos materiais de madeira e algumas máquinas. Um dos problemas maiores que agora se põe aos seus proprietários tem a ver com a destruição de uma parte do telhado, o que faz com que haja o risco de inundação do espaço, provocando ainda maiores danos.
  pub.

sábado, 30 de março de 2013

Cheias continuam a afectar muitas zonas ribeirinhas

A subida do nível da água do Tejo fez com que, ontem, a fluvina (cais) de Valada tenha precisado de alguns trabalhos de ancoragem de pouca monta. Para já, e segundo o comandante dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, Mário Silvestre, esse foi o único problema que surgiu no concelho, cujas estradas e caminhos continuam transitáveis.
O mesmo não acontece em muitos outras zonas do distrito de Santarém. Segundo o comunicado desta tarde da Autoridade Nacional de Protecção, apesar de praticamente não ter chovido nas últimas horas, "a situação hidrológica no rio Tejo registou um aumento, provocado principalmente pelo aumento de caudais efluentes da barragem do Fratel. Assim, para as próximas horas espera-se que os caudais registados no rio Tejo tenderão a aumentar".

Os locais e estradas que ainda estão afectados são os seguintes:
Município de Abrantes: Praia Fluvial de Alvega e Casa de apoio a esta inundada. Inundação da Fonte dos Touros em Rossio ao Sul do Tejo.
Município de Constância: Submersão do parque de estacionamento de Constância junto ao rio Zêzere Município de Vila Nova da Barquinha. Submersão parcial do cais de Tancos Município da Golegã. Submersão da EM30 que liga Azinhaga à Ponte do Cação. Submersão da EM1 entre a Ponte da Broa e a Ponte dos Lázaros. Submersão da EM07 que liga EN365 ao Pombalinho. Submersão da EN365 que liga Pombalinho a Santarém. Inundação de diversos campos agrícolas
Município da Alpiarça: Submersão da Estrada do Mouchão (devido a acumulação de água da chuva). Município de Santarém: Submersão da EN365 na Ponte do Alviela. Submersão da EN365 na Ponte do Alviela a jusante do Pombalinho isolando a povoação do Reguengo do Alviela. Submersão da EN 365 entre Vale de Figueira e Pombalinho na zona de Chões. Submersão da EM1345 que liga a Ribeira de Santarém a Vale Figueira, junto à Ponte de Palhais.
Município de Benavente: Condicionamento por submersão da EM1456, Estrada do Campo Município de Coruche. Submersão da EM H – Ponte do Rebolo (rio Sorraia). Submersão da EM 1427 – Ponte da Amieira (rio Sorraia). Submersão da estrada de Meias Zona de campos agrícolas na margem esquerda do rio Sorraia

De acordo com os caudais observados, podem verificar-se as seguintes situações nas próximas horas: Município de Constância: Possível submersão da Estrada de Campo que circunda Constância e a liga a Montalvo.
Município de Vila Nova da Barquinha: Possibilidade de início de inundação da Av. dos Plátanos na zona baixa de Vila Nova da Barquinha.
Município de Golegã: Possível submersão da EN365 Azinhaga - Golegã.
Município de Santarém: Possível Submersão da EN365 em Palhais. Possível submersão EN365 em Assacaias.
Município do Cartaxo: Possível submersão EN 3-2 Ponte do Reguengo – Valada.
 pub.

Jantar do Rancho da Lapa


pub.
 
A Associação do Rancho Folclórico da Freguesia da Lapa leva a cabo, no próximo dia 6 de Abril, pelas 20h30, um espectáculo que conta com a participação, entre outros, dos jovens acordeonistas Andreia Sofia e Adriano da Lapa. O evento destina-se a angariação de receitas para que o Rancho possa continuar a desenvolver a sua actividade.

As marcações devem ser feitas até ao dia 4 de Abril pelos tel.965 524 268/967 579 037/ 910 227 244.

Menos chuva, mas continuam muitas zonas inundadas

pub.

Nas últimas horas praticamente não se registou chuva no distrito de Santarém, mas,ainda assim, e segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil, há, ainda, muitos locais e estradas cobertos de água. De acordo com aquele organismo, às 10 horas da manhã, a situação era a seguinte:

Município de Abrantes: Praia Fluvial de Alvega e Casa de apoio a esta inundada Inundação da Fonte dos Touros em Rossio ao Sul do Tejo.
Município de Constância: Submersão do parque de estacionamento de Constância junto ao rio Zêzere.
Município de Vila Nova da Barquinha: Submersão parcial do cais de Tancos.
Município da Golegã: Submersão da EM30 que liga Azinhaga à Ponte do Cação. Submersão da EM1 entre a Ponte da Broa e a Ponte dos Lázaros Submersão da EM07 que liga EN365 ao Pombalinho. Submersão da EN365 que liga Pombalinho a Santarém. Inundação de diversos campos agrícolas.
Município da Alpiarça: Submersão da Estrada do Mouchão (devido a acumulação de água da chuva).
Município de Santarém: Submersão da EN365 na Ponte do Alviela. Submersão da EN365 na Ponte do Alviela a jusante do Pombalinho isolando a povoação do Reguengo do Alviela. Submersão da EN 365 entre Vale de Figueira e Pombalinho na zona de Chões. Submersão da EM1345 que liga a Ribeira de Santarém a Vale Figueira, junto à Quinta da Cruz da Légua. Isolamento da povoação de Reguengo do Alviela na tarde do dia 29 de Março.
Município de Cartaxo: Cais da marina de Valada encontra-se inoperacional não podendo receber embarcações.
Município de Benavente: Condicionamento por submersão da EM1456, Estrada do Campo.
Município de Coruche: Submersão da EM H – Ponte do Rebolo (rio Sorraia). Submersão da EM 1427 – Ponte da Amieira (rio Sorraia). Submersão da estrada de Meias Zona de campos agrícolas na margem esquerda do rio Sorraia.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil alerta para a possibilidade de , nas próximas horas, os seguintes espaços serem afectados:
Município de Vila Nova da Barquinha: Possibilidade de início de inundação da av. dos plátanos na zona baixa de Vila Nova da Barquinha.
Município de Santarém: Possível submersão da EN365 em Palhais.
Município do Cartaxo: Possível submersão EN 3-2 Ponte do Reguengo – Valada, sujeita à influência do rio Maior e das marés.

Para amanhã domingo, mantém-se a previsão da passagem de nova superfície frontal sobre o território do continente, com a ocorrência de precipitação (chuva ou aguaceiros) na bacia do Tejo.


sexta-feira, 29 de março de 2013

O mapa das inundações

A Autoridade Nacional de Protecção Civil actualizou, ao fim da tarde, a listagem das zonas do distrito de Santarém afectadas pelas cheias, que passaram a ser as seguintes:
 - Santarém - Submersão da EN365 na Ponte do Alviela a jusante do Pombalinho isolando a povoação do Reguengo do Alviela.
 - Santarém - Submersão da EN365 na Ponte do Alviela.
 - Santarém - Submersão da EN 365 entre Vale de Figueira e Pombalinho na zona de Chões.
 - Santarém - Submersão da EN365 entre Ribeira de Santarém e Alcanhões.
 - Santarém - Submersão da EM1345 que liga a Ribeira de Santarém a Vale Figueira, junto à Quinta da Cruz.
 - Constância - Submersão do parque de estacionamento de Constância junto ao rio Zêzere.
 - Coruche - Submersão da EM H – Ponte do Rebolo, rio Sorraia.
 - Coruche - Submersão da EM 1427 – Ponte da Amieira, rio Sorraia.
 - Coruche - Submersão da estrada de Meias, rio Sorraia.
 - Coruche - Zona de campos agrícolas na margem esquerda do rio Sorraia inundada.
 - Benavente- Submersão da EM1456, Estrada do Campo.
 - Golegã - Submersão da EM30 que liga Azinhaga à Ponte do Cação.
 - Golegã - Submersão da EM1 entre a Ponte da Broa e a Ponte dos Lázaros.
 - Golegã - Submersão da EM07 que liga EN365 ao Pombalinho.
 - Golegã - Submersão da EN365 que liga Pombalinho a Santarém.
 - Golegã - Inundação de diversos campos agrícolas.
 - Alpiarça - Submersão da Estrada do Mouchão.
 - Santarém - Submersão da EN 365 entre Vale de Figueira e Pombalinho na zona de Chões.

Nas próximas horas, ainda poderão registar-se também alguns problemas nestas zonas:
- Vila Nova da Barquinha - Possível submersão do Cais de Tancos.
 - Vila Nova da Barquinha - Possibilidade de início de inundação da Av. Dos Plátanos na zona baixa.
 - Santarém - Possível submersão da EN365 em Palhais.
 - Cartaxo - Possível submersão EN 3-2 Ponte do Reguengo – Valada, sujeita à influência do rio Maior e das Marés.

Chuva provoca inundações

Há várias zonas e estradas do distrito de Santarém submersas e inundadas nesta altura. Segundo informação da Autoridade Nacional de Protecção Civil, essa situação deveu-se à forte queda de chuva registada ao longo da noite, sobretudo no norte da região. São os seguintes os locais e estradas afectados:
 - Constância - Submersão do parque de estacionamento de Constância junto ao rio Zêzere.
 - Coruche - Submersão da EM H – Ponte do Rebolo, rio Sorraia.
 - Coruche - Submersão da EM 1427 – Ponte da Amieira, rio Sorraia.
 - Coruche - Submersão da estrada de Meias, rio Sorraia.
 - Coruche - Zona de campos agrícolas na margem esquerda do rio Sorraia inundada.
 - Benavente- Submersão da EM1456, Estrada do Campo.
 - Golegã - Submersão da EM30 que liga Azinhaga à Ponte do Cação.
 - Golegã - Submersão da EM1 entre a Ponte da Broa e a Ponte dos Lázaros.
 - Alpiarça - Submersão da Estrada do Mouchão.
 - Santarém - Submersão da EN 365 entre Vale de Figueira e Pombalinho na zona de Chões.

Apesar de se prever para o dia de hoje um desagravamento das condições meteorológicas, a Autoridade Nacional de Protecção Civil alerta para a possibilidade de, nas próximas horas, as seguintes zonas também serem afectadas:
 - Vila Nova da Barquinha - Possível submersão do Cais de Tancos.
 - Vila Nova da Barquinha - Possibilidade de início de inundação da Av. Dos Plátanos na zona baixa.
 - Santarém - Possível submersão da EN365 na Ponte do Alviela.
 - Santarém - Possível submersão da EM Ribeira de Santarém – Vale Figueira.
 - Santarém - Possível submersão da EN365 na Ponte do Alviela a jusante do Pombalinho isolando a povoação do Reguengo do Alviela.
 - Santarém - Possível submersão da EN365 em Palhais.

pub.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Festa do Agrupamento Marcelino Mesquita


A culpa foi do árbitro e da chuva

Se Sócrates fosse treinador de futebol, a entrevista de ontem teria sido mais ou menos assim:

Jornalista (J) - Mister, quais são as suas primeiras impressões sobre o jogo?
Sócrates (S) - Foi um bom jogo, gostei muito da minha equipa, esteve muito bem, o que não admira porque a orientei de forma superior, como é hábito.
J - Sai daqui de consciência tranquila, portanto.
S - Com certeza. Fomos uma equipa aguerrida, unida, marcámos um excelente golo, demos show de bola, tivemos um enorme azar com aqueles remates à trave, controlámos totalmente o jogo durante quase 60 minutos, era quase impossível pedir mais aos jogadores e a mim próprio.
J - Mesmo perdendo o jogo?
S - Mau, essa pergunta do senhor jornalista parece encomenda de alguém. Está a confundir as coisas, a misturar o que não deve ser misturado. Convém que haja honestidade intelectual. Como toda a gente viu, as dificuldades só surgiram por causa da chuva, que começou a cair de forma intensa depois dos 60 minutos. Acha que, com o tempo que tem estado, eu podia prever este temporal e preparar a minha equipa para lhe fazer face?
J - Está bem, mas a chuva criou dificuldades às duas equipas...
S - Mais uma vez, está a repetir a narrativa sem contraditório dos meus adversários. Não viu que caiu muito mais no nosso lado?
J - Pronto, mas a chuva não explica tudo. Acha mesmo que não teve qualquer responsabilidade no resultado? Uma derrota por 5-1 é pesada.
S - Isso é a sua opinião.
J - Uma derrota por 5-1 não é pesada?
S - Contesto esses números.
J - Não tem nada de contestar, foi o resultado final, é o que está no boletim do árbitro.
S - Não reconheço autoridade moral ao árbitro para escrever uma coisa dessas. Ele foi um árbitro parcial, esteve sempre contra nós, marcou faltas e foras-de-jogo que não existiram. Foi uma vergonha, esse árbitro. Ele e a sua equipa conspiraram para me fazer perder o jogo.
J - Portanto, e em conclusão, sai daqui satisfeito.
S - Muito satisfeito.
J - Apesar da derrota.
S - Não houve derrota nenhuma.

(Opinião, Jorge Eusébio)

quarta-feira, 27 de março de 2013

Cuidado com o 'animal feroz'

Está de volta o 'animal feroz' chamado Sócrates. Foi à televisão e deu pancada em toda a gente. No PS (de luva branca), no Governo de "direita", no presidente da República (à bruta) e, em certos momentos, até receei que se atirasse aos jornalistas que tinha pela frente. E, em resumo, o que disse é que não tem culpa nenhuma dos problemas que afectam o país e os portugueses. Governou seis anos muito bem e não tem culpa de nada. A culpada é a crise internacional que, para azar nosso, só resolveu atacar a sério Portugal e mais dois ou três países.
E, por aquilo que li nas redes sociais, parece que convenceu muita gente. Mais umas quantas aparições televisivas e há muito bom e inteligente português que vai ser capaz de jurar que o homem nunca foi 1º ministro.
Se tivesse algum dinheiro, o que gostaria de saber é onde é que se vendem acções da farmacêutica de que é funcionário. É que, com um comercial deste calibre a vender medicamentos, aquilo devem ser lucros e dividendos que nunca mais acabam.

(Opinião, Jorge Eusébio)

 pub.

Risco de cheias

A Protecção Civil activou o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo, com nível Amarelo. Face à precipitação que se tem feito sentir e a descargas nas barragens portuguesas e espanholas,  os níveis hidrométricos e caudais do rio Tejo têm vindo a aumentar, havendo a possibilidade de se registarem algumas inundações. Daí que esta entidade avise as pessoas que vivem das zonas confinantes ao rio, normalmente inundáveis, equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens e que levem os animais para locais seguros.
 pub.

Sociedade de Vale da Pinta vai a votos



A Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta vai levar a cabo, esta quinta-feira, uma Assembleia Geral. Da ordem de trabalhos constam a discussão e aprovação do relatório e contas de 2012 e eleição dos corpos gerentes para o período de 2013/2015.

Detidos por furto de viatura

A PSP anuncia, em comunicado, ter detido, no Cartaxo, dois jovens de 18 anos de idade, por furto de uma viatura e terem sido interceptados a conduzi-la. Segundo aquela força de segurança, a viatura "circulava em alta velocidade, numa urbanização da cidade, pelo que os polícias se moveram em perseguição
da mesma, reconhecendo de imediato o condutor, por ser o autor de vários ilícitos cometidos naquela zona, que ao verificar que a viatura policial o perseguia, abandonou-a no meio da via", levando consigo as chaves da mesma, tendo, no entanto, deixado cair o telemóvel no banco do veículo. 
Condutor e restantes ocupantes do veículo foram perseguidos pelos agentes, tendo sido interceptados dois deles. O condutor acabou por, mais tarde, entregar-se na esquadra, confessando ter sido ele e um dos tripulantes os autores do furto.

terça-feira, 26 de março de 2013

Casarão perigoso demolido

pub.

Começou hoje a ser demolido o casarão da Travessa das Olarias (Cartaxo) que ameaçava desabar, colocando em risco as casas do outro lado da rua. A acção está a ser levada a cabo por uma uma empresa contratada pela câmara, por o proprietário do imóvel não ter tomado tal iniciativa. No decorrer da operação de demolição, uma parte do casarão atingiu uma das casas situadas em frente, resultando daí alguns danos na porta, janela e parede.
O vereador responsável pelo pelouro, Fernando Martins, diz que a intervenção custa cerca de 14.500 euros à autarquia.

Clique aqui para entrar na galeria de fotos



Universidade Sénior quer ir para as freguesias

Entrevista do jornal O POVO DO CARTAXO e RÁDIO CARTAXO a Argentina Tavares, da  Universidade Sénior do Cartaxo

pub.

Os professores estão mais habituados a lidar com uma outra faixa etária, a das crianças e jovens, imagino que seja bastante diferente ensinar pessoas desta faixa etária?
Nem por isso, curiosamente. Há uma corrente muito interessante da psicologia, a psicologia emocional ou do afectos, que nós promovemos muito, enquanto professores de adolescentes e jovens, porque é muito mais motivador ensinar dessa forma, e aqui adaptamo-la à faixa etária que temos, não há grandes diferenças. O respeito, o diálogo, a integração de conhecimentos, tanto com a faixa etária mais jovem como com esta faixa etária mais sénior, é idêntica, com a diferença da idade e da cultura e dos conhecimentos que cada um transporta em si.

Há grande contacto entre as pessoas da Universidade Sénior do Cartaxo (USC) e os jovens que frequentam a escola, de forma a conseguir-se um convívio inter-geracional?
Também se pretende isso. Há alunos seniores que têm netos na própria escola, esses interagem naturalmente com os familiares, outros conhecem alunos mais jovens da cidade, há sempre essa interacção. Essa ligação, que tentamos promover ainda mais, já vem dos dois anos anteriores de USC, antes de as aulas funcionarem na escola, em que participava em eventos organizados pelo Agrupamento Marcelino Mesquita.

No futuro, a vossa ideia é continuarem com esta ligação ao Agrupamento Marcelino Mesquita ou têm projectos para serem ainda mais autónomos?
A autonomia é sempre um objectivo de qualquer instituição, no entanto, neste momento, não perspectivamos haver possibilidade de garantir o funcionamento da USC em instalações próprias com a quotização que é pedida aos nossos alunos.
A um prazo bem mais curto, o que pretendemos é ir para as freguesias, encontrar formas de colaboração e parcerias que permita que cada vez mais pessoas possam frequentar a Universidade Sénior porque, por vezes, não é fácil a algumas delas, que vivem longe da cidade, virem frequentar as aulas no Cartaxo.

(Pode ler a entrevista completa na edição da quinzena do POVO DO CARTAXO. Assine o jornal aqui)

Ninguém quer pegar no Sport Lisboa e Cartaxo

pub.

Realizou-se ontem à noite mais uma assembleia-geral do Sport Lisboa. O principal objectivo era eleger os seus novos órgãos sociais, mas não apareceu ninguém interessado em pegar no clube. Em face disso, ficou decidida a realização de nova assembleia no próximo mês de Abril.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Expliquem lá isso, que eu tenho de ir fazer as malas

"Expliquem aos vossos eleitores" terá dito Vítor Gaspar a alguns políticos 'laranja'. Caros autarcas, dirigentes e deputados do PSD e CDS, não sei se, finalmente, já perceberam o filme todo ou se ainda precisam que vos façam um desenho. São vocês que vão ter de responder pelo que o 'grande' Vítor Gaspar tem andado a fazer. Depois de acabar de escavacar isto tudo, ele vai ser premiado com um bom cargo internacional.Vocês vão ser derrotados em toda a linha, mas isso ainda é o menos. O pior mesmo é que ficamos todos falidos.
(Opinião, Jorge Eusébio)

Os ‘detectives’ da memória fotográfica do Cartaxo

pub. 



 
Carlos Gaspar, Telmo Monteiro e Rui Bernardo andam em busca das memórias fotográficas do Cartaxo. Estão a dinamizar o processo que, a muito curto prazo (provavelmente, no final do mês), nascerá sob a forma do site www.memoriasfotograficas.pt, onde procurarão apre-sentar o máximo possível de fotografias antigas.
Carlos Gaspar diz que a ideia começou a tomar forma na sua cabeça quando soube que “o arquivo do Foto Cunha tinha ido parar ao lixo”. Achou tratar-se de “uma perda de património e de história muito grande para o concelho” e começou a imaginar uma maneira de fazer com que qualquer pessoa possa contribuir para criar o maior arquivo fotográfico do Cartaxo. Pôs mãos à obra e construiu um site que está quase pronto a ‘entrar em cena’. Entretanto, Telmo Monteiro e Rui Bernardo têm andado no terreno a solicitar a colaboração a instituições e particulares, no sentido de lhes facultarem material. Um processo que tem corrido bem, pois, diz Telmo Monteiro, “já temos, nesta altura, cerca de 2.000 fotografias”. 
(Texto completo para ler na edição 867 do POVO DO CARTAXO. Assine o jornal aqui)

Universidade Sénior é viável



Entrevista do jornal O POVO DO CARTAXO e RÁDIO CARTAXO a Argentina Tavares, da  Universidade Sénior do Cartaxo

pub.

Tomaram recentemente posse os órgãos sociais da associação que é responsável pela Universidade Sénior do Cartaxo, numa altura em que já se vai a meio, ou mais do que isso, do ano lectivo. Porque é que isso aconteceu agora?
Tivemos de criar uma associação, que adquiriu o nome de Associação Pró Envelhecimento Activo Universidade Sénior do Cartaxo. Depois de criada, teve de passar por um pro-cesso burocrático, de se fazer uma escritura, passámos pelo notário, processo de legalização nas finanças e, neste momento, cumprindo os prazos para eleições, temos os corpos gerentes eleitos e a própria associação constituída, de forma a, nos próximos três anos, assegurar o seu funcionamento.

Como é que se deu esta ligação mais próxima entre si e a Universidade Sénior do Cartaxo (USC)?
A Universidade já existia há dois anos atrás, este é o terceiro ano que esta a funcionar, tinha uma direcção que, ao fim desse período, entendeu que o projecto não era viável e encerrou-o. Já leccionava na anterior USC, e senti necessidade de dar apoio e uma vez mais colaborar para levarmos o projecto para a frente e dar-lhe continuidade, pois alunos e professores entendíamos que o concelho não podia ficar sem uma Universidade Sénior.

E agora, é um projecto viável?
Completamente. O que o torna mais viável é o facto de termos uma associação que faz com seja autónomo e se suporte a si próprio, pelas quotas dos seus associados.

(Pode ler a entrevista completa na edição da quinzena do POVO DO CARTAXO. Assine o jornal aqui)