terça-feira, 26 de março de 2013

Universidade Sénior quer ir para as freguesias

Entrevista do jornal O POVO DO CARTAXO e RÁDIO CARTAXO a Argentina Tavares, da  Universidade Sénior do Cartaxo

pub.

Os professores estão mais habituados a lidar com uma outra faixa etária, a das crianças e jovens, imagino que seja bastante diferente ensinar pessoas desta faixa etária?
Nem por isso, curiosamente. Há uma corrente muito interessante da psicologia, a psicologia emocional ou do afectos, que nós promovemos muito, enquanto professores de adolescentes e jovens, porque é muito mais motivador ensinar dessa forma, e aqui adaptamo-la à faixa etária que temos, não há grandes diferenças. O respeito, o diálogo, a integração de conhecimentos, tanto com a faixa etária mais jovem como com esta faixa etária mais sénior, é idêntica, com a diferença da idade e da cultura e dos conhecimentos que cada um transporta em si.

Há grande contacto entre as pessoas da Universidade Sénior do Cartaxo (USC) e os jovens que frequentam a escola, de forma a conseguir-se um convívio inter-geracional?
Também se pretende isso. Há alunos seniores que têm netos na própria escola, esses interagem naturalmente com os familiares, outros conhecem alunos mais jovens da cidade, há sempre essa interacção. Essa ligação, que tentamos promover ainda mais, já vem dos dois anos anteriores de USC, antes de as aulas funcionarem na escola, em que participava em eventos organizados pelo Agrupamento Marcelino Mesquita.

No futuro, a vossa ideia é continuarem com esta ligação ao Agrupamento Marcelino Mesquita ou têm projectos para serem ainda mais autónomos?
A autonomia é sempre um objectivo de qualquer instituição, no entanto, neste momento, não perspectivamos haver possibilidade de garantir o funcionamento da USC em instalações próprias com a quotização que é pedida aos nossos alunos.
A um prazo bem mais curto, o que pretendemos é ir para as freguesias, encontrar formas de colaboração e parcerias que permita que cada vez mais pessoas possam frequentar a Universidade Sénior porque, por vezes, não é fácil a algumas delas, que vivem longe da cidade, virem frequentar as aulas no Cartaxo.

(Pode ler a entrevista completa na edição da quinzena do POVO DO CARTAXO. Assine o jornal aqui)

Ninguém quer pegar no Sport Lisboa e Cartaxo

pub.

Realizou-se ontem à noite mais uma assembleia-geral do Sport Lisboa. O principal objectivo era eleger os seus novos órgãos sociais, mas não apareceu ninguém interessado em pegar no clube. Em face disso, ficou decidida a realização de nova assembleia no próximo mês de Abril.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Expliquem lá isso, que eu tenho de ir fazer as malas

"Expliquem aos vossos eleitores" terá dito Vítor Gaspar a alguns políticos 'laranja'. Caros autarcas, dirigentes e deputados do PSD e CDS, não sei se, finalmente, já perceberam o filme todo ou se ainda precisam que vos façam um desenho. São vocês que vão ter de responder pelo que o 'grande' Vítor Gaspar tem andado a fazer. Depois de acabar de escavacar isto tudo, ele vai ser premiado com um bom cargo internacional.Vocês vão ser derrotados em toda a linha, mas isso ainda é o menos. O pior mesmo é que ficamos todos falidos.
(Opinião, Jorge Eusébio)

Os ‘detectives’ da memória fotográfica do Cartaxo

pub. 



 
Carlos Gaspar, Telmo Monteiro e Rui Bernardo andam em busca das memórias fotográficas do Cartaxo. Estão a dinamizar o processo que, a muito curto prazo (provavelmente, no final do mês), nascerá sob a forma do site www.memoriasfotograficas.pt, onde procurarão apre-sentar o máximo possível de fotografias antigas.
Carlos Gaspar diz que a ideia começou a tomar forma na sua cabeça quando soube que “o arquivo do Foto Cunha tinha ido parar ao lixo”. Achou tratar-se de “uma perda de património e de história muito grande para o concelho” e começou a imaginar uma maneira de fazer com que qualquer pessoa possa contribuir para criar o maior arquivo fotográfico do Cartaxo. Pôs mãos à obra e construiu um site que está quase pronto a ‘entrar em cena’. Entretanto, Telmo Monteiro e Rui Bernardo têm andado no terreno a solicitar a colaboração a instituições e particulares, no sentido de lhes facultarem material. Um processo que tem corrido bem, pois, diz Telmo Monteiro, “já temos, nesta altura, cerca de 2.000 fotografias”. 
(Texto completo para ler na edição 867 do POVO DO CARTAXO. Assine o jornal aqui)

Universidade Sénior é viável



Entrevista do jornal O POVO DO CARTAXO e RÁDIO CARTAXO a Argentina Tavares, da  Universidade Sénior do Cartaxo

pub.

Tomaram recentemente posse os órgãos sociais da associação que é responsável pela Universidade Sénior do Cartaxo, numa altura em que já se vai a meio, ou mais do que isso, do ano lectivo. Porque é que isso aconteceu agora?
Tivemos de criar uma associação, que adquiriu o nome de Associação Pró Envelhecimento Activo Universidade Sénior do Cartaxo. Depois de criada, teve de passar por um pro-cesso burocrático, de se fazer uma escritura, passámos pelo notário, processo de legalização nas finanças e, neste momento, cumprindo os prazos para eleições, temos os corpos gerentes eleitos e a própria associação constituída, de forma a, nos próximos três anos, assegurar o seu funcionamento.

Como é que se deu esta ligação mais próxima entre si e a Universidade Sénior do Cartaxo (USC)?
A Universidade já existia há dois anos atrás, este é o terceiro ano que esta a funcionar, tinha uma direcção que, ao fim desse período, entendeu que o projecto não era viável e encerrou-o. Já leccionava na anterior USC, e senti necessidade de dar apoio e uma vez mais colaborar para levarmos o projecto para a frente e dar-lhe continuidade, pois alunos e professores entendíamos que o concelho não podia ficar sem uma Universidade Sénior.

E agora, é um projecto viável?
Completamente. O que o torna mais viável é o facto de termos uma associação que faz com seja autónomo e se suporte a si próprio, pelas quotas dos seus associados.

(Pode ler a entrevista completa na edição da quinzena do POVO DO CARTAXO. Assine o jornal aqui)

Um dia, o casarão vem abaixo


pub.

 

“Desde 30 de Dezembro que não consigo ter uma noite de sono tranquila, tem sido um tormento, um verdadeiro inferno”. A razão para tais inquietações nocturnas de Afonso Oliveira Pereira é o facto de ter em frente da sua casa, do outro lado da rua, na Travessa das Olarias, no Cartaxo, um casarão que ameaça vir abaixo. Como tem uma altura de cerca de seis metros e a sua casa apenas 3 metros, tem o receio de ficar debaixo dos escombros. Em face dessa possibilidade, passa boa parte das noites mais chuvosas ou ventosas a espreitar pela janela, tentando adivinhar se a tragédia está iminente, de forma a ter tempo para dali fugir com a sua esposa.

Pelo sim, pelo não, já mudaram até o quarto para a parte de trás da habitação, para tentarem aumentar as possibilidades de escapar a uma eventual queda do decrépito edifício que espreita a todo o momento.

Afonso Oliveira Pereira aponta na direcção do enorme buraco que é bem visível na parte de baixo do casarão e diz que “todos os dias aumenta mais um bocado”.

(Texto completo para ler na edição 867 do jornal O Povo do Cartaxo que já está nas bancas.Assine aqui o jornal e passe a recebê-lo em casa)

domingo, 24 de março de 2013

A voz dos jovens

Seguiu para todos os assinantes do blog é mais uma edição digital, esta contendo os textos dos alunos da Escola Secundária do Cartaxo, que foram publicados pelo jornal O Povo do Cartaxo ao longo do 1º trimestre do ano. Se é assinante e não recebeu, veja a sua caixa de spam ou verifique se tem espaço no mail. Se não é, torne-se assinante, gratuitamente, preenchendo este formulário

Odete Cosme e Pedro Mendonça não vão a votos

pub.

Odete Cosme e Pedro Mendonça não serão candidatos nas listas do Bloco de Esquerda às eleições autárquicas de Outubro. A revelação foi feita por Odete Cosme no programa 'É Notícia' da Rádio Cartaxo, onde é comentadora. Justificou a decisão por cansaço e por entenderem que os políticos não se devem perpetuar nos lugares, antes pelo contrário, deve haver renovação.
Odete Cosme e Pedro Mendonça são os actuais eleitos do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal, onde não perdem uma oportunidade para criticar a gestão autárquica liderada por Paulo Varanda. Foi por sua iniciativa que se avançou para o referendo sobre o estacionamento no Cartaxo. Outro dos temas em que mais se têm empenhado é dos tarifários da água. Na última sessão da assembleia viram chumbada uma proposta de renegociação do contrato que liga o município à empresa Cartagua.

sábado, 23 de março de 2013

Ministro visita Misericórdia do Cartaxo

pub.

O ministro da Solidariedade  e Segurança Social, Pedro Mota Soares, visita a Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo, no próximo dia 1 de Abril. Segundo a provedora da instituição, Luísa Pato, trata-se de uma deslocação que “já há muito estava prometida, mas que só agora é possível concretizar”. Pedro Mota Soares vai ser recebido no Lar de S. João e, depois de visitar as instalações, desloca-se à Casa de Santa Cruz.
Recorde-se que há cerca de uma ano, a Misericórdia  do Cartaxo havia recebido o secretário de Estado da Solidariedade, Marco António Costa, após as obras de remodelação levadas a cabo.
Nesta altura, o Lar de S. João conta com 65 utentes residentes, mais 14 nas residências assistidas adjacentes. Tem ainda um serviço de Centro de Dia e um outro de Apoio Domiciliário. A Casa de Santa Cruz serve cerca de três dezenas de utentes.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Levem lá o homem em ombros para o Palácio de Belém


pub.
Já começou o processo de endeusamento de José Sócrates. Ao que parece, agora vai armar-se em comentador na RTP. Irá certamente criticar os governos que nos trouxeram ao inferno. Sobretudo este e o anterior, um que tinha como primeiro-ministro um indivíduo que, curiosamente, tinha um nome muito parecido com o seu. Mas, seguramente, não se trata da mesma pessoa.
O povo português tem realmente fraca memória e de certeza que já se esqueceu do nome dos governantes que nos colocaram nas mãos dos abutres da troika, devido às péssimas decisões que tomaram. A começar pelo principal deles todos, o primeiro- ministro do anterior governo, que não era outro senão este José Sócrates que daqui a muito pouco tempo será levado num andor como se não tivesse absolutamente nada a ver com este filme.
À primeira vista, trata-se de uma manobrazinha política do Governo e, sobretudo, do ministro que tem a tutela da RTP para dividir o PS e tentar que Sócrates faça sombra a António José Seguro. Está o país enterrado em dívidas, falências e desemprego e os dirigentes políticos continuam com os esquemas e os calculismos cínicos de sempre.
A começar pelo PS que está à espera que o Governo e a coligação caiam de maduro para que depois possa então subir tranquilamente ao poder. É verdade que ontem, depois de muito resistir, António José Seguro lá disse que vai apresentar uma moção de censura para inglês ver. Mas o que o PS quer mesmo é que o Governo se mantenha por mais uns tempos, para fazer o trabalhinho sujo todo. O problema é que, depois disso, é provável que já não haja país nenhum para os socialistas governarem.
Mas, vamos ser positivos, esperar que haja um milagre e que o país, pelo menos formalmente, não desapareça. E que ainda haja alguns portugueses que consigam resistir à brutalidade dos impostos, aos aumentos avassaladores do preço dos bens e serviços, à falta de emprego e à quebra de qualidade do serviço de saúde.
Pois bem, era capaz de apostar que esses portugueses, que consigam resistir a todas estas tragédias, ainda vão acabar por eleger José Sócrates como presidente da República. E, provavelmente, uns tempos depois também Pedro Passos Coelho. Para já não falar em Durão Barroso. Isto não é apenas um país de gente sem memória. É um país de gente masoquista, de gente que adora sofrer.

(Opinião, Jorge Eusébio)

Já anda por aí a Caderneta de Cromos do Sport Lisboa e Cartaxo

pub.
Já se encontra disponível a Caderneta de Cromos do Sport Lisboa e Cartaxo para a época 2012/2013, uma das últimas iniciativas da actual Comissão Administrativa que está de saída. Trata-se do retomar da velha tradição, entretanto caída em desuso, de  coleccionar cromos com, neste caso, todos os jogadores dos diversos escalões do clube.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Centro Cultural do Cartaxo ensaia peça com... 50 actores

Foto: Vítor Neno

No Centro Cultural do Cartaxo está a ser preparada mais uma peça de teatro comunitário.
O projecto conta com cerca de meia centena de actores, muitos dos quais com escassa ou nenhuma experiência de palco. Depois da anterior peça, “O Crime de Aldeia Velha”, ter sido “um drama pesado, uma experiência muito forte”, o encenador Frederico Corado resolveu voltar ao registo de comédia. Para isso escolheu “As Alegres Comadres de Windsor”, de William Shakespeare, que vai ser convertida num musical, tendo os actores que mostrar os seus talentos não só na vertente de representação, mas também nas de dança e canto. Para que seja possível cumprir a tarefa com êxito, estão a receber ensaios específicos de dança e voz. Tal como nos projectos anteriores, também neste haverá uma orquestra ao vivo, sob a direcção do maestro Nuno Mesquita. Aliás, juntando aos actores, os músicos e técnicos, haverá um total de 80 pessoas envolvidas nesta representação que o encenador espera tenha o mesmo êxito das anteriores, que contaram com casa cheia.

pub
Conheça os mil e um descontos e promoções que pode aproveitar para gastar menos, comprando o mesmo

segunda-feira, 18 de março de 2013

A Igreja sabe muito

A decisão de saída de cena de Bento XVI e o processo que levou a colocar no seu lugar Francisco I têm dado para muitas manchetes de jornais e aberturas de telejornais em todo o mundo. Isto, para além de quilómetros de páginas e tempo de antena com debates, discussões e análises sobre o assunto.
Mesmo com o poderio financeiro que tem, o Vaticano iria, seguramente, à falência se tivesse de pagar uma campanha de marketing global, como esta. Assim tem-na à borla. E, de forma regular, desde que continue a coroar como papa homens de Deus com 70 e tal, 80 anos. Pela lei natural da vida, num espaço de 5/10 anos, se não for menos, terá de haver nova sucessão e o mundo inteiro lá voltará a falar do Vaticano durante semanas ou meses a fio. À borla, repito.
A Igreja sabe muito.

domingo, 17 de março de 2013

Agrupamento Marcelino Mesquita em festa

O Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita celebrou o seu Dia, na Sexta-feira, com um conjunto de actividades no Centro Cultural do Cartaxo. Alunos, professores e assistentes mostraram os seus talentos nas vertentes da música, dança e teatro. Como é habitual, a sessão serviu, também, para entregar os diplomas aos alunos. Na sua intervenção, o presidente do Agrupamento, Jorge Tavares, fez um balanço positivo do trabalho realizado, concluindo que as previsões negativas que se faziam relativamente à constituição do mega-agrupamento, envolvendo a Escola Secundária e os estabelecimentos de ensino do Agrupamento, acabaram por não se concretizar.
 
pub




Um país de gente masoquista

As perspectivas económicas do país são cada vez mais negras. Segundo quem conseguiu ouvi-lo até ao fim sem adormecer, o ministro das Finanças terá dito que vamos ter uma recessão de 2,3% e uma taxa de desemprego oficial de 19%. São números aterradores, mas que pecam por defeito, pois já se sabe que este ministro erra sempre no mesmo sentido, nas suas previsões.
Curiosamente, no mesmo dia, sai uma sondagem que dá o PSD a recuperar terreno e a colar-se ao PS. Provavelmente, foi uma sondagem feita na Alemanha, pois no Portugal que costumo frequentar, ultimamente não consigo encontrar alguém que se disponha a votar naquele partido. Ou mesmo que admita ter contribuído para pôr Passos Coelho no lugar de 1º ministro. Minto, há um ou outro autarca ou dirigente 'laranja' que, a custo, lá veste a camisola partidária. Mas, logo que tem oportunidade, transfere a conversa para o mais confortável campo futebolístico.
E, no entanto, segundo esta sondagem, há 28 por cento de portugueses que, aparentemente, estão felizes da vida e, se tivessem dinheiro para isso, imagino que até eram capazes de erguer uma estátua a Passos Coelho e Vítor Gaspar.
Odeio ter de concordar com o 1º ministro, mas, realmente, o melhor que temos a fazer é emigrar mesmo. De outra forma, estamos sujeitos a que nos dê um ataque de loucura que leve a, sei lá, juntar-nos a estes 28% de masoquistas e dizer que vamos votar no PSD nas próximas eleições.
(Opinião, Jorge Eusébio)


pub
Conheça os mil e um descontos e promoções que pode aproveitar para gastar menos, comprando o mesmo



sábado, 16 de março de 2013

Tribunal de Contas confirma condenação de Paulo Caldas

O Tribunal de Contas confirma que o ex-presidente da Câmara do Cartaxo Paulo Caldas vai ter de desembolsar cerca de 32,5 mil euros. Trata-se da decisão relativa a um recurso apresentado por Paulo Caldas. Em causa estão várias situações, como a contratação de uma funcionária que havia sido aposentada. O Tribunal de Contas concluiu que, por ser reformada da função pública, só era possível pagar-lhe um terço da remuneração, pelo que há que ser devolvida uma parte da verba (9 mil euros) por quem autorizou o seu pagamento, neste caso, o anterior autarca. Outra das situações (15,5 mil euros) reporta-se a pagamentos de refeições que o mesmo tribunal entendeu que nunca deveriam ter sido feitos. A estas verbas, acrescem multas no valor de 7.500 euros e uma outra de 500 euros que a autarquia pagou, por decisão de Paulo Caldas, mas que o tribunal decidiu que não o devia ter feito, uma vez que o visado era o então vice-presidente Pedro Ribeiro.


pub
Conheça os mil e um descontos e promoções que pode aproveitar para gastar menos, comprando o mesmo

Cinco detidos em acção de fiscalização

A PSP do Cartaxo deteve, ontem, cinco pessoas, no decorrer de operações de fiscalização rodoviária que envolveram 40 viaturas. Segundo informação daquela força de segurança, foram submetidos ao teste de álcool no sangue 14 condutores, tendo quatro deles acusado taxas superiores a 1,3 gramas por litro no sangue, pelo que foram detidos. Foi, igualmente, detido um homem por conduzir em desobediência a ordem legal de inibição.


pub
Conheça os mil e um descontos e promoções que pode aproveitar para gastar menos, comprando o mesmo

sexta-feira, 15 de março de 2013

Cada um melhor que o outro

Parece-me que todos os cardeais, padres e bispos portugueses já foram às televisões comentar a mudança de Papa.  São, naturalmente, as pessoas com maior distanciamento e objectividade para falarem do assunto. Em resumo, por aquilo que ouvi, o anterior Papa era óptimo e o actual é fantástico.
É uma política editorial interessante, a que as televisões estão a desenvolver. E, imagino que seja para continuar. De forma que, por exemplo, quando Jerónimo de Sousa for substituído à frente do PCP, já estou mesmo a ver que os únicos comentadores convidados pelos canais televisivos serão os elementos do Comité Central comunista. Vai ser interessante, como está a ser agora. Um tudo nada monótono, mas interessante.

(Opinião, Jorge Eusébio)

terça-feira, 12 de março de 2013

PS retira confiança política a Paulo Varanda


Tal como se esperava, a Comissão Política Concelhia do Partido Socialista (PS) do Cartaxo, que reuniu ontem à noite, retirou a confiança política a Paulo Varanda. Os dirigentes do PS acusam  o actual presidente da autarquia de "traição e falta de lealdade para com o partido que lhe deu a oportunidade de ser eleito". Refere-se ainda, em comunicado, que a Comissão Política "regista a ingratidão e o oportunismo de Paulo Varanda nas críticas que fez ao PS e à sua história no nosso concelho". A apresentação da sua candidatura, como independente, é vista como "fabricada nos corredores do poder da Câmara" e um "ajuste de contas, de vingança pessoal, protagonizada por quem não aceitou as escolhas democráticas do Partido Socialista". 
O documento está recheado de críticas em relação a Paulo Varanda e à forma como se comportou no processo de escolha do candidato socialista à presidência da Câmara. Diz-se, por exemplo, que "não olhou a meios", que "andou a mendigar o apoio a dirigentes distritais e nacionais", tendo, inclusivamente, ido "a casa do secretário-geral do PS, António José Seguro, pedir-lhe que fosse Lisboa a decidir o candidato à Câmara pelo PS e não os militantes do Cartaxo".
A finalizar, estes dirigentes deixam um aviso aos socialistas que apoiem a candidatura de Paulo Varanda: "este princípio de perda de confiança política é válido para todos os eleitos ou militantes do PS que decidirem abandonar o projecto político que representam para ingressar em qualquer outra lista autárquica".