quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Problema da Humanitária resolvido

O problema da Associação Humanitária da Freguesia de Pontével, a que aqui se fazia referência acabou de ser resolvido. O Parlamento alterou e o presidente da República promolgou, de imediato, a Lei 12/97 que isenta as instituições particulares de solidariedade social, como é o caso da Humanitária, de terem alvará para poderem fazer transportes nas suas ambulâncias.

Futebolista de Valada em clube dinamarquês

João Pereira é um jovem craque de Valada que já actuou no Benfica e se sagrou campeão da Moldávia, assinou, agora, pela equipa que segue em 2º lugar no campeonato da Dinamarca e tem fortes hipóteses de, no próximo ano, voltar a jogar na Liga dos Campeões. É notícia no Expresso, na Bola e tem direito a destaque, sob a forma de vídeo no site do clube para onde se transferiu, o Nordsjaelland.

Transporte de doentes pela Humanitária pode estar em risco

Pela segunda vez, uma delegação da Associação Humanitária da Freguesia de Pontével marcou presença numa sessão de Câmara. Desta vez, para além de elementos dirigentes, também fizeram questão de marcar presença trabalhadores da instituição e voluntários. Um dos problemas apresentados tem a ver com o alvará necessário para fazer o transporte de doentes que já caducou e, junto do INEM, está a ser desenvolvido o processo para atribuição de um novo. Um dos documentos que lhes exigem é a licença de utilização das instalações, que é suposto ser passada pela Câmara. Acontece que ela nunca foi emitida e para que o seja é necessário desenvolver-se um processo moroso e complicado. O problema é que, na falta desse documento, a todo o momento, referiu o presidente da Humanitária, Elias Rodrigues, “corremos o risco de deixar de poder transportar doentes”. Esta situação levou a que a sessão de Câmara fosse interrompida por alguns instantes para que o executivo se reunisse em privado, procurando encontrar formas legais de resolver o problema. No regresso, Paulo Varanda anunciou haver “uma linha de solução”, mas para que ela avance será necessário falar com o presidente do INEM, o que prometeu fazer de imediato. Um dos aspectos caricatos da questão é que a partir de Março esse alvará deixará de ser necessário, bastando para isso que o presidente da República promulgue um diploma legal já aprovado.
Leia toda a notícia na edição impressa do jornal O Povo do Cartaxo. Faça aqui a sua assinatura.

Bola na trave

Que azar. Ainda não foi esta que me saiu o totoloto. Andei lá perto. Tinha o 12, saiu o 11; tinha o 18 saiu o 16; tinha o 24 saiu o 25; tinha o 39 saiu o 37. Mais uma vez se confirma que, se Deus existe, ou é sádico ou tem alguma coisa contra mim.

(Opinião, Jorge Eusébio)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Apanhado com mais de mil doses de droga

A GNR informa ter detido ontem, em Coruche, um homem de 33 anos, suspeito de tráfico de droga. O veículo em que seguia foi avistado por militares daquela força de segurança que procediam a uma operação Stop, a fazer inversão de marcha, com o objectivo de evitar ser interceptado. Iniciaram a perseguição e acabaram por fazer parar o veículo, no interior do qual encontraram 558 doses de cocaína e 655 de haxixe para além de 390 euros e três navalhas, que foram apreendidas, bem como o carro em que seguia o suspeito. Presente já hoje a um primeiro interrogatório no Tribunal Judicial de Santarém, o homem ficou em prisão preventiva.

Edição 864 do Povo do Cartaxo

Avança a candidatura de Pedro Ribeiro pelo PS/Cartaxo

Pedro Ribeiro vai apresentar a sua candidatura à presidência da Câmara, pelo PS, no dia 17, Domingo, no Centro Cultural. A cerimónia contará com as presenças do anterior ministro da Justiça, Alberto Costa, e do presidente do PS Distrital de Santarém, António Gameiro. Na reunião da Comissão Política Concelhia (CPC) do PS Cartaxo, realizada na freguesia da Lapa, no passado Domingo, foi aprovado um voto de congratulação a Pedro Ribeiro pelo facto de ser o candidato do PS.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Sport Lisboa e Cartaxo não elege direcção

Da assembleia geral do Sport Lisboa e Cartaxo que teve lugar ontem à noite, acabou por não sair 'fumo branco'. O objectivo da reunião de sócios era eleger os novos corpos sociais do clube, mas acabou por não aparecer nenhuma lista. Em face disso, vai realizar-se uma nova assembleia geral no próximo dia 18, onde será feita uma nova tentativa.

Coisa de pobre

Warren Buffett é o meu capitalista preferido. Tem feito fortuna na bolsa, mas não é especulador, daqueles que ainda não comprou uma acção e já está a vendê-la se, com isso, conseguir bom lucro. Pelo contrário, é um investidor de longo prazo, que mantém as suas participações nas empresas por longos anos, na maior parte dos casos, por muitas décadas. E não deixa que sejam os mercados a dar-lhe ordens. Faz as suas análises, chega às suas conclusões e compra ou não compra determinadas acções apenas em função disso e não do que, naquele momento, as bolsas 'dizem'.
É o quarto homem mais rico da lista da revista Forbes, mas, ao contrário da esmagadora maioria dos capitalistas, tem noção do que é ou não justo. Por isso, é que, quase todos os dias, vem pedir para que aumentem os impostos sobre si e os seus amigos milionários. Apelos que caem em saco roto. Para quem manda nos Estados Unidos e no resto do mundo, isso é um absurdo. Ricos pagarem impostos? Isso é coisa de pobre.

(Opinião, Jorge Eusébio)

Cortejo das Festas do Cartaxo (VII)

Desfile 'Gentes da Nossa Terra', integrado na edição de 2012 das Festas da Cidade do Cartaxo, que decorreram entre os dias 20 e 24 de Junho.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Cartaxo sem transporte urbano até Quarta-feira

A Câmara do Cartaxo suspendeu o serviço do TUC - Transporte Urbano do Cartaxo, devido a "uma avaria mecânica no veículo". Em nota de imprensa, a autarquia diz que a reparação já está a ser feita, mas que os trabalhos poderão demorar até Quarta-feira, só a partir daí podendo o serviço voltar a ser prestado.

Dois feridos em acidente

Mais um acidente nas estradas do Cartaxo. Esta manhã, três ligeiros colidiram, na estrada de ligação entre o Cartaxo e Aveiras de Cima, junto à Adega Cooperativa. Do acidente resultaram dois feridos ligeiros, que foram transportados ao Hospital de Santarém.

ARTIGOS RELACIONADOS:

O mundo parou

O mundo não acabou, afinal, no dia 21 de Dezembro. Mas parece que parou há muito tempo. Desde há umas dezenas de anos que nada acontece, pelo menos, em termos musicais. Francamente já me chateia esta mania da maior parte das rádios de só passarem música dos anos 80 e 90.

(Opinião, Jorge Eusébio)

domingo, 27 de janeiro de 2013

Quatro feridos em dois acidentes

Segundo informação dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, esta tarde, por volta das 16 horas, registaram-se dois acidentes, praticamente em simultâneo, na Estrada Nacional 3. Um deles consistiu numa colisão entre um veículo ligeiro e uma motorizada, na Cruz do Campo, de que resultou um ferido ligeiro. O outro teve lugar na curva do Gaio (a seguir à Casa das Peles), envolveu três veículos ligeiros e teve como consequência três feridos, dois deles ligeiros e um grave. Três dos feridos registados nestes acidentes foram transportados ao Hospital de Santarém.

Sete detidos no Cartaxo

A PSP deteve, no Cartaxo, sete pessoas, no decorrer de acções de fiscalização rodoviária, que envolveram  170 veículos. Seis das detenções ficaram a dever-se, segundo informação daquela força de segurança, ao facto de condutores de viaturas terem acusado taxas de álcool no sangue superiores ao permitido (entre 1,28 e 2,34 gramas por litro no sangue).
A outra detenção foi de uma mulher, de 25 anos de idade, por ter sido detectada na posse de produtos suspeitos de serem estupefacientes, designadamente, haxixe (10 doses individuais) e cocaína (21 doses individuais).
Todos os detidos foram notificados para comparecer em tribunal para julgamento em processo sumário, na próxima segunda-feira, no tribunal do Cartaxo.
No decorrer destas operações, foram ainda aprendidos uma viatura automóvel por alteração de características, respectivos documentos e os documentos de outras três viaturas por infracções diversas.
Foram elaborados diversos autos de contra-ordenação por infracções relacionadas com a falta de inspecção periódica, por excesso de álcool no sangue (3 autos com valores inferiores a 1,19 gramas por litro no sangue), tacógrafos e alteração de características dos veículos, entre outros.

TEXTO RELACIONADO:

A vitória será nossa

Até agora, já fiz mais de duas centenas de pequenos vídeos. Alguns deles, bastante razoáveis para o fim a que se destinam. E que me deram muito trabalho. Uns tiveram umas mil visualizações, outros, umas centenas e a maioria nem sequer chegou aos três dígitos. O meu maior sucesso em termos de share de audiência é esta bosta, que nem sequer é bem um vídeo. Já vai em quase 80 mil visualizações, não contando com as das versões-pirata. Os portugueses são mesmo um povo estranho.


(Jorge Eusébio)
Assine gratuitamente a newsletter do blog Vou Beber Café e receba um jornal especial digital contendo todas as entrevistas de 2012 feitas em parceria pelo jornal O Povo do Cartaxo e a Rádio Cartaxo.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Vão à sua vida

Os gatos são animais fantásticos. Lindos, de personalidade forte e meigos, quando estão para aí virados. Mas os sacanas têm uma mania que me irrita: nunca respondem, nem aparecem quando a gente chama por eles. Corre-se a casa toda e vai-se à rua já a pensar que conseguiram sair e ficaram esmagados debaixo das rodas de um carro. Depois, voltamos e acabamos por encontrá-los enfiados num sítio qualquer, como se não se tivesse passado nada. E nem adianta dizer-lhes alguma coisa. Viram-nos o rabo e vão, tranquilamente, à sua vida.

(Opinião, Jorge Eusébio)

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Explosão na Escola Secundária do Cartaxo foi há 28 anos

Passam hoje 28 anos sobre a tragédia da explosão na Escola Secundária, que ceifou a vida a dois jovens e deixou profundas marcas físicas e psicológicas em muitos outros. Nesta edição, o POVO DO CARTAXO lembra a data, através da publicação de uma parte da reportagem que o mesmo jornal fez na altura.


Toneladas de foguetes


Nos últimos dias tivemos notícias más e outras que, com a devida prudência, podem revelar-se positivas.
As más têm a ver com o temporal que abalou o país quase todo. Fica, mais uma vez, provado que, quando a mãe natureza resolve mandar-nos um berro, de imediato, nos reduz à nossa insignificância. Também daqui resultaram dúvidas sobre a sempre tão apregoada superioridade de gestão das empresas privadas. Justa ou injustamente, a EDP não ficou bem na fotografia pela dificuldade que revelou em mobilizar meios humanos e materiais para responder a uma situação que, a bem da verdade, foi, realmente, anormal.
A boa notícia foi que, finalmente, o Governo resolveu pedir mais tempo à troika para pagar a dívida, contradizendo o slogan que ouvimos vezes sem conta da boca do 1º ministro e do ministro das Finanças de que Portugal não iria pedir nem mais tempo nem mais dinheiro. Ao mesmo tempo, os chamados mercados internacionais resolveram voltar a emprestar-nos dinheiro, o que fez a equipa de Passos Coelho atirar não sei quantas toneladas de foguetes ao ar. É um passo positivo, mas que me parece não justificar tanto optimismo e auto-elogios. A verdade é que deixámos de estar dependentes da troika que nos empresta dinheiro a cerca de 3,5 por cento, para voltarmos a estar dependentes dos especuladores que nos sacam quase cinco por cento de juros. Numa primeira análise, não é brilhante. Para além de que, quem nos comprou dívida pode depois vendê-la no chamado mercado secundário e tem a garantia de que o Banco Central Europeu a vai comprar. É um negócio mais do que seguro, sem qualquer tipo de riscos. Eu bem que gostava que me aparecessem negócios destes, mas não consigo.

Mas é óbvio que com esta evolução, abrir-se-ão também as portas aos bancos nacionais que poderão ir buscar lá fora dinheiro que tanta falta faz às empresas e à economia. Resta saber se o vão utilizar, como fizeram no passado, não para financiar investimentos produtivos, mas para emprestar a amigos para jogarem na bolsa ou para fazerem negócios mais do que duvidosos. Convinha que o Governo, que enfiou rios de dinheiro nos bancos, os fiscalizasse agora como deve ser, mas isso, como diria o outro, não vai acontecer nem que Deus desça à terra. 

(Opinião, Jorge Eusébio)