domingo, 31 de março de 2013

Muitas zonas ribeirinhas continuam inundadas


A forte precipitação que se fez sentir ao longo da madrugada e durante quase todo o dia e o aumento das descargas das barragens fizeram com que se tenha agravado a situação de inundações em muitos pontos do distrito de Santarém. 

O comunicado do final da tarde da Autoridade Nacional de Protecção Civil indica que o mapa das inundações é o seguinte:
Município de Abrantes: Praia Fluvial de Alvega e Casa de apoio a esta inundada Inundação da Fonte dos Touros em Rossio ao Sul do Tejo (Aquapólis Sul). Passadeira de cimento, pesqueiros de pesca e parte de jardim em Barreiras do Tejo (Aquapólis Norte).
Município de Constância: Submersão do parque de estacionamento de Constância junto ao rio Zêzere. Submersão da Estrada de Campo que circunda Constância e a liga a Montalvo.
Município de Vila Nova da Barquinha: Submersão do cais de Tancos Inundação da Av. dos Plátanos na zona baixa de Vila Nova da Barquinha
Município da Golegã: Submersão da EM30 que liga Azinhaga à Ponte do Cação. Submersão da EM1 entre a Ponte da Broa e a Ponte dos Lázaros. Submersão da EM07 que liga EN365 ao Pombalinho. Submersão da EN365 Azinhaga – Golegã. Inundação de diversos campos agrícolas Município da Alpiarça. Submersão da Estrada do Mouchão (devido a acumulação de água da chuva).
Município de Santarém: Submersão da EN365 na Ponte do Alviela. Submersão da EN365 a jusante do Pombalinho isolando a povoação do Reguengo do Alviela. Submersão da EM1345 que liga a Ribeira de Santarém a Vale Figueira. Submersão da EN365 em Palhais. Submersão EN365 que liga Ribeira de Santarém a Alcanhões. Submersão da EM entre Mato Miranda e Sobral.
Município de Cartaxo: Cais da marina de Valada encontra-se inoperacional não podendo receber embarcações. Submersão EN 3-2 Ponte do Reguengo – Setil, sujeita à influência do rio Maior e das marés.
Município de Benavente: Submersão parcial da EM1456, Estrada do Campo.
Município de Coruche: Submersão da EM H – Ponte do Rebolo (rio Sorraia). Submersão da EM 1427 – Ponte da Amieira (rio Sorraia). Submersão da estrada de Meias Zona de campos agrícolas na margem esquerda do rio Sorraia.
Município de Tomar: Submersão da EN110 em Carvalho de Figueiredos, entre o viaduto do casal da Rosa e o cruzamento para Cabeças (devido a acumulação de águas da chuva).
Município de Almeirim: Submersão da estrada rural A2 que liga E.N. 368 à E.N. 114 e da E.N.114 a Benfica do Ribatejo devido a precipitação.

A situação não deve ter melhorias significativas nas próximas horas, prevendo a Autoridade Nacional da Protecção Civil, que os seguintes locais possam ficar total ou parcialmente inundados:
Município de Abrantes: Possível submersão da EN118 Rossio – Tramagal Possível. Submersão da marginal do Rossio ao Sul do Tejo Município.
Almeirim / Alpiarça: Possível submersão EN368 Tapada - Alpiarça. Possível galgamento do descarregador da Courela.
Município da Chamusca: Possível submersão EN368-1 Chamusca – Vale Cavalos.
Município de Santarém: Possível submersão da EN365 nas Assacais. Possível submersão da EM Santarém – Caneiras. Possível galgamento do descarregador das Ómnias. Possível submersão do parque estacionamento da CP na Ribeira de Santarém. Possível submersão da EM 587 na Quinta de Santo António.
Município do Cartaxo: Possível submersão da EN3-3 Santana – Valada, sujeito à influência do Rio Maior e das Marés.
Município de Coruche: Possível submersão da EN119 Coruche – Santo Estevão, km 44 (Quinta grande – Figueiras). Possível submersão da EN251 Coruche – Mora, Km 44 (Águas Belas – Águas Belinhas). Município de Tomar: Possível submersão da zona baixa de Tomar.


  pub.

Há petróleo... em Vale da Pinta

Nos próximos dias 5 e 6, às 21h30, a Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta é palco da apresentação da peça de teatro “Há Petróleo no Beato”, trazida ao concelho do Cartaxo pela Companhia Forever Mesmo Teatro.  A peça recorda o saudoso Raul Solnado, que nos anos 80 escreveu este texto para teatro, juntamente com Júlio César, Francisco Mata e Gonçalves Preto. O sucesso que obteve levou mais tarde a RTP a reproduzi-la em versão televisiva.  Trata-se de uma comédia divertida, cuja história gira em torno da descoberta de petróleo no quintal de um motorista de táxi, que mora com a família numa humilde casa no Beato. Encenada por Manuela Passarinho, a peça conta com a participação especial de Eládio Clímaco, que juntamente com Noémia Costa, Paulo Patrício, Fernando Lupach, Joana França, Miguel Santiago, Filipe Salgueiro, João Duarte, Vitória Sousa e Anita Marques prometem momentos de grande divertimento. 

Incêndio extinto na Constrolândia

Eram cerca de 5 horas da madrugada quando os bombeiros deram por findo o trabalho de rescaldo do incêndio que deflagrou ontem, por volta das 11 da noite, na Constrolândia. O alerta foi dado por uma pessoa que, ao passar pela estrada, se apercebeu que havia fumo a sair das instalações e foi, directamente, ao quartel informar os 'soldados da paz'.
O trabalho de combate ao fogo, pelo menos, numa fase inicial, revelou-se "muito complicado e difícil", disse o comandante da corporação, Mário Silvestre. Uma das suas preocupações tinha a ver com os muitos materiais inflamáveis que existem no interior da empresa, que poderiam fazer com que o fogo tomasse proporções de ainda maior dimensão. Situando-se a empresa junto à estrada, por uma questão de segurança, a GNR decidiu encerrar a mesma ao tráfego rodoviário, tendo sido reaberta apenas cerca de dez minutos após os bombeiros terem dado o incêndio por extinto, o que aconteceu pela meia-noite e meia, seguindo-se depois os trabalhos de rescaldo.
O incêndio, cujas causas ainda não estão apuradas, deu-se numa zona limitada das instalações, onde havia muitos materiais de madeira e algumas máquinas. Um dos problemas maiores que agora se põe aos seus proprietários tem a ver com a destruição de uma parte do telhado, o que faz com que haja o risco de inundação do espaço, provocando ainda maiores danos.
  pub.

sábado, 30 de março de 2013

Cheias continuam a afectar muitas zonas ribeirinhas

A subida do nível da água do Tejo fez com que, ontem, a fluvina (cais) de Valada tenha precisado de alguns trabalhos de ancoragem de pouca monta. Para já, e segundo o comandante dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, Mário Silvestre, esse foi o único problema que surgiu no concelho, cujas estradas e caminhos continuam transitáveis.
O mesmo não acontece em muitos outras zonas do distrito de Santarém. Segundo o comunicado desta tarde da Autoridade Nacional de Protecção, apesar de praticamente não ter chovido nas últimas horas, "a situação hidrológica no rio Tejo registou um aumento, provocado principalmente pelo aumento de caudais efluentes da barragem do Fratel. Assim, para as próximas horas espera-se que os caudais registados no rio Tejo tenderão a aumentar".

Os locais e estradas que ainda estão afectados são os seguintes:
Município de Abrantes: Praia Fluvial de Alvega e Casa de apoio a esta inundada. Inundação da Fonte dos Touros em Rossio ao Sul do Tejo.
Município de Constância: Submersão do parque de estacionamento de Constância junto ao rio Zêzere Município de Vila Nova da Barquinha. Submersão parcial do cais de Tancos Município da Golegã. Submersão da EM30 que liga Azinhaga à Ponte do Cação. Submersão da EM1 entre a Ponte da Broa e a Ponte dos Lázaros. Submersão da EM07 que liga EN365 ao Pombalinho. Submersão da EN365 que liga Pombalinho a Santarém. Inundação de diversos campos agrícolas
Município da Alpiarça: Submersão da Estrada do Mouchão (devido a acumulação de água da chuva). Município de Santarém: Submersão da EN365 na Ponte do Alviela. Submersão da EN365 na Ponte do Alviela a jusante do Pombalinho isolando a povoação do Reguengo do Alviela. Submersão da EN 365 entre Vale de Figueira e Pombalinho na zona de Chões. Submersão da EM1345 que liga a Ribeira de Santarém a Vale Figueira, junto à Ponte de Palhais.
Município de Benavente: Condicionamento por submersão da EM1456, Estrada do Campo Município de Coruche. Submersão da EM H – Ponte do Rebolo (rio Sorraia). Submersão da EM 1427 – Ponte da Amieira (rio Sorraia). Submersão da estrada de Meias Zona de campos agrícolas na margem esquerda do rio Sorraia

De acordo com os caudais observados, podem verificar-se as seguintes situações nas próximas horas: Município de Constância: Possível submersão da Estrada de Campo que circunda Constância e a liga a Montalvo.
Município de Vila Nova da Barquinha: Possibilidade de início de inundação da Av. dos Plátanos na zona baixa de Vila Nova da Barquinha.
Município de Golegã: Possível submersão da EN365 Azinhaga - Golegã.
Município de Santarém: Possível Submersão da EN365 em Palhais. Possível submersão EN365 em Assacaias.
Município do Cartaxo: Possível submersão EN 3-2 Ponte do Reguengo – Valada.
 pub.

Jantar do Rancho da Lapa


pub.
 
A Associação do Rancho Folclórico da Freguesia da Lapa leva a cabo, no próximo dia 6 de Abril, pelas 20h30, um espectáculo que conta com a participação, entre outros, dos jovens acordeonistas Andreia Sofia e Adriano da Lapa. O evento destina-se a angariação de receitas para que o Rancho possa continuar a desenvolver a sua actividade.

As marcações devem ser feitas até ao dia 4 de Abril pelos tel.965 524 268/967 579 037/ 910 227 244.

Menos chuva, mas continuam muitas zonas inundadas

pub.

Nas últimas horas praticamente não se registou chuva no distrito de Santarém, mas,ainda assim, e segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil, há, ainda, muitos locais e estradas cobertos de água. De acordo com aquele organismo, às 10 horas da manhã, a situação era a seguinte:

Município de Abrantes: Praia Fluvial de Alvega e Casa de apoio a esta inundada Inundação da Fonte dos Touros em Rossio ao Sul do Tejo.
Município de Constância: Submersão do parque de estacionamento de Constância junto ao rio Zêzere.
Município de Vila Nova da Barquinha: Submersão parcial do cais de Tancos.
Município da Golegã: Submersão da EM30 que liga Azinhaga à Ponte do Cação. Submersão da EM1 entre a Ponte da Broa e a Ponte dos Lázaros Submersão da EM07 que liga EN365 ao Pombalinho. Submersão da EN365 que liga Pombalinho a Santarém. Inundação de diversos campos agrícolas.
Município da Alpiarça: Submersão da Estrada do Mouchão (devido a acumulação de água da chuva).
Município de Santarém: Submersão da EN365 na Ponte do Alviela. Submersão da EN365 na Ponte do Alviela a jusante do Pombalinho isolando a povoação do Reguengo do Alviela. Submersão da EN 365 entre Vale de Figueira e Pombalinho na zona de Chões. Submersão da EM1345 que liga a Ribeira de Santarém a Vale Figueira, junto à Quinta da Cruz da Légua. Isolamento da povoação de Reguengo do Alviela na tarde do dia 29 de Março.
Município de Cartaxo: Cais da marina de Valada encontra-se inoperacional não podendo receber embarcações.
Município de Benavente: Condicionamento por submersão da EM1456, Estrada do Campo.
Município de Coruche: Submersão da EM H – Ponte do Rebolo (rio Sorraia). Submersão da EM 1427 – Ponte da Amieira (rio Sorraia). Submersão da estrada de Meias Zona de campos agrícolas na margem esquerda do rio Sorraia.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil alerta para a possibilidade de , nas próximas horas, os seguintes espaços serem afectados:
Município de Vila Nova da Barquinha: Possibilidade de início de inundação da av. dos plátanos na zona baixa de Vila Nova da Barquinha.
Município de Santarém: Possível submersão da EN365 em Palhais.
Município do Cartaxo: Possível submersão EN 3-2 Ponte do Reguengo – Valada, sujeita à influência do rio Maior e das marés.

Para amanhã domingo, mantém-se a previsão da passagem de nova superfície frontal sobre o território do continente, com a ocorrência de precipitação (chuva ou aguaceiros) na bacia do Tejo.


sexta-feira, 29 de março de 2013

O mapa das inundações

A Autoridade Nacional de Protecção Civil actualizou, ao fim da tarde, a listagem das zonas do distrito de Santarém afectadas pelas cheias, que passaram a ser as seguintes:
 - Santarém - Submersão da EN365 na Ponte do Alviela a jusante do Pombalinho isolando a povoação do Reguengo do Alviela.
 - Santarém - Submersão da EN365 na Ponte do Alviela.
 - Santarém - Submersão da EN 365 entre Vale de Figueira e Pombalinho na zona de Chões.
 - Santarém - Submersão da EN365 entre Ribeira de Santarém e Alcanhões.
 - Santarém - Submersão da EM1345 que liga a Ribeira de Santarém a Vale Figueira, junto à Quinta da Cruz.
 - Constância - Submersão do parque de estacionamento de Constância junto ao rio Zêzere.
 - Coruche - Submersão da EM H – Ponte do Rebolo, rio Sorraia.
 - Coruche - Submersão da EM 1427 – Ponte da Amieira, rio Sorraia.
 - Coruche - Submersão da estrada de Meias, rio Sorraia.
 - Coruche - Zona de campos agrícolas na margem esquerda do rio Sorraia inundada.
 - Benavente- Submersão da EM1456, Estrada do Campo.
 - Golegã - Submersão da EM30 que liga Azinhaga à Ponte do Cação.
 - Golegã - Submersão da EM1 entre a Ponte da Broa e a Ponte dos Lázaros.
 - Golegã - Submersão da EM07 que liga EN365 ao Pombalinho.
 - Golegã - Submersão da EN365 que liga Pombalinho a Santarém.
 - Golegã - Inundação de diversos campos agrícolas.
 - Alpiarça - Submersão da Estrada do Mouchão.
 - Santarém - Submersão da EN 365 entre Vale de Figueira e Pombalinho na zona de Chões.

Nas próximas horas, ainda poderão registar-se também alguns problemas nestas zonas:
- Vila Nova da Barquinha - Possível submersão do Cais de Tancos.
 - Vila Nova da Barquinha - Possibilidade de início de inundação da Av. Dos Plátanos na zona baixa.
 - Santarém - Possível submersão da EN365 em Palhais.
 - Cartaxo - Possível submersão EN 3-2 Ponte do Reguengo – Valada, sujeita à influência do rio Maior e das Marés.

Chuva provoca inundações

Há várias zonas e estradas do distrito de Santarém submersas e inundadas nesta altura. Segundo informação da Autoridade Nacional de Protecção Civil, essa situação deveu-se à forte queda de chuva registada ao longo da noite, sobretudo no norte da região. São os seguintes os locais e estradas afectados:
 - Constância - Submersão do parque de estacionamento de Constância junto ao rio Zêzere.
 - Coruche - Submersão da EM H – Ponte do Rebolo, rio Sorraia.
 - Coruche - Submersão da EM 1427 – Ponte da Amieira, rio Sorraia.
 - Coruche - Submersão da estrada de Meias, rio Sorraia.
 - Coruche - Zona de campos agrícolas na margem esquerda do rio Sorraia inundada.
 - Benavente- Submersão da EM1456, Estrada do Campo.
 - Golegã - Submersão da EM30 que liga Azinhaga à Ponte do Cação.
 - Golegã - Submersão da EM1 entre a Ponte da Broa e a Ponte dos Lázaros.
 - Alpiarça - Submersão da Estrada do Mouchão.
 - Santarém - Submersão da EN 365 entre Vale de Figueira e Pombalinho na zona de Chões.

Apesar de se prever para o dia de hoje um desagravamento das condições meteorológicas, a Autoridade Nacional de Protecção Civil alerta para a possibilidade de, nas próximas horas, as seguintes zonas também serem afectadas:
 - Vila Nova da Barquinha - Possível submersão do Cais de Tancos.
 - Vila Nova da Barquinha - Possibilidade de início de inundação da Av. Dos Plátanos na zona baixa.
 - Santarém - Possível submersão da EN365 na Ponte do Alviela.
 - Santarém - Possível submersão da EM Ribeira de Santarém – Vale Figueira.
 - Santarém - Possível submersão da EN365 na Ponte do Alviela a jusante do Pombalinho isolando a povoação do Reguengo do Alviela.
 - Santarém - Possível submersão da EN365 em Palhais.

pub.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Festa do Agrupamento Marcelino Mesquita


A culpa foi do árbitro e da chuva

Se Sócrates fosse treinador de futebol, a entrevista de ontem teria sido mais ou menos assim:

Jornalista (J) - Mister, quais são as suas primeiras impressões sobre o jogo?
Sócrates (S) - Foi um bom jogo, gostei muito da minha equipa, esteve muito bem, o que não admira porque a orientei de forma superior, como é hábito.
J - Sai daqui de consciência tranquila, portanto.
S - Com certeza. Fomos uma equipa aguerrida, unida, marcámos um excelente golo, demos show de bola, tivemos um enorme azar com aqueles remates à trave, controlámos totalmente o jogo durante quase 60 minutos, era quase impossível pedir mais aos jogadores e a mim próprio.
J - Mesmo perdendo o jogo?
S - Mau, essa pergunta do senhor jornalista parece encomenda de alguém. Está a confundir as coisas, a misturar o que não deve ser misturado. Convém que haja honestidade intelectual. Como toda a gente viu, as dificuldades só surgiram por causa da chuva, que começou a cair de forma intensa depois dos 60 minutos. Acha que, com o tempo que tem estado, eu podia prever este temporal e preparar a minha equipa para lhe fazer face?
J - Está bem, mas a chuva criou dificuldades às duas equipas...
S - Mais uma vez, está a repetir a narrativa sem contraditório dos meus adversários. Não viu que caiu muito mais no nosso lado?
J - Pronto, mas a chuva não explica tudo. Acha mesmo que não teve qualquer responsabilidade no resultado? Uma derrota por 5-1 é pesada.
S - Isso é a sua opinião.
J - Uma derrota por 5-1 não é pesada?
S - Contesto esses números.
J - Não tem nada de contestar, foi o resultado final, é o que está no boletim do árbitro.
S - Não reconheço autoridade moral ao árbitro para escrever uma coisa dessas. Ele foi um árbitro parcial, esteve sempre contra nós, marcou faltas e foras-de-jogo que não existiram. Foi uma vergonha, esse árbitro. Ele e a sua equipa conspiraram para me fazer perder o jogo.
J - Portanto, e em conclusão, sai daqui satisfeito.
S - Muito satisfeito.
J - Apesar da derrota.
S - Não houve derrota nenhuma.

(Opinião, Jorge Eusébio)

quarta-feira, 27 de março de 2013

Cuidado com o 'animal feroz'

Está de volta o 'animal feroz' chamado Sócrates. Foi à televisão e deu pancada em toda a gente. No PS (de luva branca), no Governo de "direita", no presidente da República (à bruta) e, em certos momentos, até receei que se atirasse aos jornalistas que tinha pela frente. E, em resumo, o que disse é que não tem culpa nenhuma dos problemas que afectam o país e os portugueses. Governou seis anos muito bem e não tem culpa de nada. A culpada é a crise internacional que, para azar nosso, só resolveu atacar a sério Portugal e mais dois ou três países.
E, por aquilo que li nas redes sociais, parece que convenceu muita gente. Mais umas quantas aparições televisivas e há muito bom e inteligente português que vai ser capaz de jurar que o homem nunca foi 1º ministro.
Se tivesse algum dinheiro, o que gostaria de saber é onde é que se vendem acções da farmacêutica de que é funcionário. É que, com um comercial deste calibre a vender medicamentos, aquilo devem ser lucros e dividendos que nunca mais acabam.

(Opinião, Jorge Eusébio)

 pub.

Risco de cheias

A Protecção Civil activou o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo, com nível Amarelo. Face à precipitação que se tem feito sentir e a descargas nas barragens portuguesas e espanholas,  os níveis hidrométricos e caudais do rio Tejo têm vindo a aumentar, havendo a possibilidade de se registarem algumas inundações. Daí que esta entidade avise as pessoas que vivem das zonas confinantes ao rio, normalmente inundáveis, equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens e que levem os animais para locais seguros.
 pub.

Sociedade de Vale da Pinta vai a votos



A Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta vai levar a cabo, esta quinta-feira, uma Assembleia Geral. Da ordem de trabalhos constam a discussão e aprovação do relatório e contas de 2012 e eleição dos corpos gerentes para o período de 2013/2015.

Detidos por furto de viatura

A PSP anuncia, em comunicado, ter detido, no Cartaxo, dois jovens de 18 anos de idade, por furto de uma viatura e terem sido interceptados a conduzi-la. Segundo aquela força de segurança, a viatura "circulava em alta velocidade, numa urbanização da cidade, pelo que os polícias se moveram em perseguição
da mesma, reconhecendo de imediato o condutor, por ser o autor de vários ilícitos cometidos naquela zona, que ao verificar que a viatura policial o perseguia, abandonou-a no meio da via", levando consigo as chaves da mesma, tendo, no entanto, deixado cair o telemóvel no banco do veículo. 
Condutor e restantes ocupantes do veículo foram perseguidos pelos agentes, tendo sido interceptados dois deles. O condutor acabou por, mais tarde, entregar-se na esquadra, confessando ter sido ele e um dos tripulantes os autores do furto.

terça-feira, 26 de março de 2013

Casarão perigoso demolido

pub.

Começou hoje a ser demolido o casarão da Travessa das Olarias (Cartaxo) que ameaçava desabar, colocando em risco as casas do outro lado da rua. A acção está a ser levada a cabo por uma uma empresa contratada pela câmara, por o proprietário do imóvel não ter tomado tal iniciativa. No decorrer da operação de demolição, uma parte do casarão atingiu uma das casas situadas em frente, resultando daí alguns danos na porta, janela e parede.
O vereador responsável pelo pelouro, Fernando Martins, diz que a intervenção custa cerca de 14.500 euros à autarquia.

Clique aqui para entrar na galeria de fotos



Universidade Sénior quer ir para as freguesias

Entrevista do jornal O POVO DO CARTAXO e RÁDIO CARTAXO a Argentina Tavares, da  Universidade Sénior do Cartaxo

pub.

Os professores estão mais habituados a lidar com uma outra faixa etária, a das crianças e jovens, imagino que seja bastante diferente ensinar pessoas desta faixa etária?
Nem por isso, curiosamente. Há uma corrente muito interessante da psicologia, a psicologia emocional ou do afectos, que nós promovemos muito, enquanto professores de adolescentes e jovens, porque é muito mais motivador ensinar dessa forma, e aqui adaptamo-la à faixa etária que temos, não há grandes diferenças. O respeito, o diálogo, a integração de conhecimentos, tanto com a faixa etária mais jovem como com esta faixa etária mais sénior, é idêntica, com a diferença da idade e da cultura e dos conhecimentos que cada um transporta em si.

Há grande contacto entre as pessoas da Universidade Sénior do Cartaxo (USC) e os jovens que frequentam a escola, de forma a conseguir-se um convívio inter-geracional?
Também se pretende isso. Há alunos seniores que têm netos na própria escola, esses interagem naturalmente com os familiares, outros conhecem alunos mais jovens da cidade, há sempre essa interacção. Essa ligação, que tentamos promover ainda mais, já vem dos dois anos anteriores de USC, antes de as aulas funcionarem na escola, em que participava em eventos organizados pelo Agrupamento Marcelino Mesquita.

No futuro, a vossa ideia é continuarem com esta ligação ao Agrupamento Marcelino Mesquita ou têm projectos para serem ainda mais autónomos?
A autonomia é sempre um objectivo de qualquer instituição, no entanto, neste momento, não perspectivamos haver possibilidade de garantir o funcionamento da USC em instalações próprias com a quotização que é pedida aos nossos alunos.
A um prazo bem mais curto, o que pretendemos é ir para as freguesias, encontrar formas de colaboração e parcerias que permita que cada vez mais pessoas possam frequentar a Universidade Sénior porque, por vezes, não é fácil a algumas delas, que vivem longe da cidade, virem frequentar as aulas no Cartaxo.

(Pode ler a entrevista completa na edição da quinzena do POVO DO CARTAXO. Assine o jornal aqui)

Ninguém quer pegar no Sport Lisboa e Cartaxo

pub.

Realizou-se ontem à noite mais uma assembleia-geral do Sport Lisboa. O principal objectivo era eleger os seus novos órgãos sociais, mas não apareceu ninguém interessado em pegar no clube. Em face disso, ficou decidida a realização de nova assembleia no próximo mês de Abril.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Expliquem lá isso, que eu tenho de ir fazer as malas

"Expliquem aos vossos eleitores" terá dito Vítor Gaspar a alguns políticos 'laranja'. Caros autarcas, dirigentes e deputados do PSD e CDS, não sei se, finalmente, já perceberam o filme todo ou se ainda precisam que vos façam um desenho. São vocês que vão ter de responder pelo que o 'grande' Vítor Gaspar tem andado a fazer. Depois de acabar de escavacar isto tudo, ele vai ser premiado com um bom cargo internacional.Vocês vão ser derrotados em toda a linha, mas isso ainda é o menos. O pior mesmo é que ficamos todos falidos.
(Opinião, Jorge Eusébio)

Os ‘detectives’ da memória fotográfica do Cartaxo

pub. 



 
Carlos Gaspar, Telmo Monteiro e Rui Bernardo andam em busca das memórias fotográficas do Cartaxo. Estão a dinamizar o processo que, a muito curto prazo (provavelmente, no final do mês), nascerá sob a forma do site www.memoriasfotograficas.pt, onde procurarão apre-sentar o máximo possível de fotografias antigas.
Carlos Gaspar diz que a ideia começou a tomar forma na sua cabeça quando soube que “o arquivo do Foto Cunha tinha ido parar ao lixo”. Achou tratar-se de “uma perda de património e de história muito grande para o concelho” e começou a imaginar uma maneira de fazer com que qualquer pessoa possa contribuir para criar o maior arquivo fotográfico do Cartaxo. Pôs mãos à obra e construiu um site que está quase pronto a ‘entrar em cena’. Entretanto, Telmo Monteiro e Rui Bernardo têm andado no terreno a solicitar a colaboração a instituições e particulares, no sentido de lhes facultarem material. Um processo que tem corrido bem, pois, diz Telmo Monteiro, “já temos, nesta altura, cerca de 2.000 fotografias”. 
(Texto completo para ler na edição 867 do POVO DO CARTAXO. Assine o jornal aqui)

Universidade Sénior é viável



Entrevista do jornal O POVO DO CARTAXO e RÁDIO CARTAXO a Argentina Tavares, da  Universidade Sénior do Cartaxo

pub.

Tomaram recentemente posse os órgãos sociais da associação que é responsável pela Universidade Sénior do Cartaxo, numa altura em que já se vai a meio, ou mais do que isso, do ano lectivo. Porque é que isso aconteceu agora?
Tivemos de criar uma associação, que adquiriu o nome de Associação Pró Envelhecimento Activo Universidade Sénior do Cartaxo. Depois de criada, teve de passar por um pro-cesso burocrático, de se fazer uma escritura, passámos pelo notário, processo de legalização nas finanças e, neste momento, cumprindo os prazos para eleições, temos os corpos gerentes eleitos e a própria associação constituída, de forma a, nos próximos três anos, assegurar o seu funcionamento.

Como é que se deu esta ligação mais próxima entre si e a Universidade Sénior do Cartaxo (USC)?
A Universidade já existia há dois anos atrás, este é o terceiro ano que esta a funcionar, tinha uma direcção que, ao fim desse período, entendeu que o projecto não era viável e encerrou-o. Já leccionava na anterior USC, e senti necessidade de dar apoio e uma vez mais colaborar para levarmos o projecto para a frente e dar-lhe continuidade, pois alunos e professores entendíamos que o concelho não podia ficar sem uma Universidade Sénior.

E agora, é um projecto viável?
Completamente. O que o torna mais viável é o facto de termos uma associação que faz com seja autónomo e se suporte a si próprio, pelas quotas dos seus associados.

(Pode ler a entrevista completa na edição da quinzena do POVO DO CARTAXO. Assine o jornal aqui)

Um dia, o casarão vem abaixo


pub.

 

“Desde 30 de Dezembro que não consigo ter uma noite de sono tranquila, tem sido um tormento, um verdadeiro inferno”. A razão para tais inquietações nocturnas de Afonso Oliveira Pereira é o facto de ter em frente da sua casa, do outro lado da rua, na Travessa das Olarias, no Cartaxo, um casarão que ameaça vir abaixo. Como tem uma altura de cerca de seis metros e a sua casa apenas 3 metros, tem o receio de ficar debaixo dos escombros. Em face dessa possibilidade, passa boa parte das noites mais chuvosas ou ventosas a espreitar pela janela, tentando adivinhar se a tragédia está iminente, de forma a ter tempo para dali fugir com a sua esposa.

Pelo sim, pelo não, já mudaram até o quarto para a parte de trás da habitação, para tentarem aumentar as possibilidades de escapar a uma eventual queda do decrépito edifício que espreita a todo o momento.

Afonso Oliveira Pereira aponta na direcção do enorme buraco que é bem visível na parte de baixo do casarão e diz que “todos os dias aumenta mais um bocado”.

(Texto completo para ler na edição 867 do jornal O Povo do Cartaxo que já está nas bancas.Assine aqui o jornal e passe a recebê-lo em casa)

domingo, 24 de março de 2013

A voz dos jovens

Seguiu para todos os assinantes do blog é mais uma edição digital, esta contendo os textos dos alunos da Escola Secundária do Cartaxo, que foram publicados pelo jornal O Povo do Cartaxo ao longo do 1º trimestre do ano. Se é assinante e não recebeu, veja a sua caixa de spam ou verifique se tem espaço no mail. Se não é, torne-se assinante, gratuitamente, preenchendo este formulário

Odete Cosme e Pedro Mendonça não vão a votos

pub.

Odete Cosme e Pedro Mendonça não serão candidatos nas listas do Bloco de Esquerda às eleições autárquicas de Outubro. A revelação foi feita por Odete Cosme no programa 'É Notícia' da Rádio Cartaxo, onde é comentadora. Justificou a decisão por cansaço e por entenderem que os políticos não se devem perpetuar nos lugares, antes pelo contrário, deve haver renovação.
Odete Cosme e Pedro Mendonça são os actuais eleitos do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal, onde não perdem uma oportunidade para criticar a gestão autárquica liderada por Paulo Varanda. Foi por sua iniciativa que se avançou para o referendo sobre o estacionamento no Cartaxo. Outro dos temas em que mais se têm empenhado é dos tarifários da água. Na última sessão da assembleia viram chumbada uma proposta de renegociação do contrato que liga o município à empresa Cartagua.

sábado, 23 de março de 2013

Ministro visita Misericórdia do Cartaxo

pub.

O ministro da Solidariedade  e Segurança Social, Pedro Mota Soares, visita a Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo, no próximo dia 1 de Abril. Segundo a provedora da instituição, Luísa Pato, trata-se de uma deslocação que “já há muito estava prometida, mas que só agora é possível concretizar”. Pedro Mota Soares vai ser recebido no Lar de S. João e, depois de visitar as instalações, desloca-se à Casa de Santa Cruz.
Recorde-se que há cerca de uma ano, a Misericórdia  do Cartaxo havia recebido o secretário de Estado da Solidariedade, Marco António Costa, após as obras de remodelação levadas a cabo.
Nesta altura, o Lar de S. João conta com 65 utentes residentes, mais 14 nas residências assistidas adjacentes. Tem ainda um serviço de Centro de Dia e um outro de Apoio Domiciliário. A Casa de Santa Cruz serve cerca de três dezenas de utentes.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Levem lá o homem em ombros para o Palácio de Belém


pub.
Já começou o processo de endeusamento de José Sócrates. Ao que parece, agora vai armar-se em comentador na RTP. Irá certamente criticar os governos que nos trouxeram ao inferno. Sobretudo este e o anterior, um que tinha como primeiro-ministro um indivíduo que, curiosamente, tinha um nome muito parecido com o seu. Mas, seguramente, não se trata da mesma pessoa.
O povo português tem realmente fraca memória e de certeza que já se esqueceu do nome dos governantes que nos colocaram nas mãos dos abutres da troika, devido às péssimas decisões que tomaram. A começar pelo principal deles todos, o primeiro- ministro do anterior governo, que não era outro senão este José Sócrates que daqui a muito pouco tempo será levado num andor como se não tivesse absolutamente nada a ver com este filme.
À primeira vista, trata-se de uma manobrazinha política do Governo e, sobretudo, do ministro que tem a tutela da RTP para dividir o PS e tentar que Sócrates faça sombra a António José Seguro. Está o país enterrado em dívidas, falências e desemprego e os dirigentes políticos continuam com os esquemas e os calculismos cínicos de sempre.
A começar pelo PS que está à espera que o Governo e a coligação caiam de maduro para que depois possa então subir tranquilamente ao poder. É verdade que ontem, depois de muito resistir, António José Seguro lá disse que vai apresentar uma moção de censura para inglês ver. Mas o que o PS quer mesmo é que o Governo se mantenha por mais uns tempos, para fazer o trabalhinho sujo todo. O problema é que, depois disso, é provável que já não haja país nenhum para os socialistas governarem.
Mas, vamos ser positivos, esperar que haja um milagre e que o país, pelo menos formalmente, não desapareça. E que ainda haja alguns portugueses que consigam resistir à brutalidade dos impostos, aos aumentos avassaladores do preço dos bens e serviços, à falta de emprego e à quebra de qualidade do serviço de saúde.
Pois bem, era capaz de apostar que esses portugueses, que consigam resistir a todas estas tragédias, ainda vão acabar por eleger José Sócrates como presidente da República. E, provavelmente, uns tempos depois também Pedro Passos Coelho. Para já não falar em Durão Barroso. Isto não é apenas um país de gente sem memória. É um país de gente masoquista, de gente que adora sofrer.

(Opinião, Jorge Eusébio)

Já anda por aí a Caderneta de Cromos do Sport Lisboa e Cartaxo

pub.
Já se encontra disponível a Caderneta de Cromos do Sport Lisboa e Cartaxo para a época 2012/2013, uma das últimas iniciativas da actual Comissão Administrativa que está de saída. Trata-se do retomar da velha tradição, entretanto caída em desuso, de  coleccionar cromos com, neste caso, todos os jogadores dos diversos escalões do clube.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Centro Cultural do Cartaxo ensaia peça com... 50 actores

Foto: Vítor Neno

No Centro Cultural do Cartaxo está a ser preparada mais uma peça de teatro comunitário.
O projecto conta com cerca de meia centena de actores, muitos dos quais com escassa ou nenhuma experiência de palco. Depois da anterior peça, “O Crime de Aldeia Velha”, ter sido “um drama pesado, uma experiência muito forte”, o encenador Frederico Corado resolveu voltar ao registo de comédia. Para isso escolheu “As Alegres Comadres de Windsor”, de William Shakespeare, que vai ser convertida num musical, tendo os actores que mostrar os seus talentos não só na vertente de representação, mas também nas de dança e canto. Para que seja possível cumprir a tarefa com êxito, estão a receber ensaios específicos de dança e voz. Tal como nos projectos anteriores, também neste haverá uma orquestra ao vivo, sob a direcção do maestro Nuno Mesquita. Aliás, juntando aos actores, os músicos e técnicos, haverá um total de 80 pessoas envolvidas nesta representação que o encenador espera tenha o mesmo êxito das anteriores, que contaram com casa cheia.

pub
Conheça os mil e um descontos e promoções que pode aproveitar para gastar menos, comprando o mesmo

segunda-feira, 18 de março de 2013

A Igreja sabe muito

A decisão de saída de cena de Bento XVI e o processo que levou a colocar no seu lugar Francisco I têm dado para muitas manchetes de jornais e aberturas de telejornais em todo o mundo. Isto, para além de quilómetros de páginas e tempo de antena com debates, discussões e análises sobre o assunto.
Mesmo com o poderio financeiro que tem, o Vaticano iria, seguramente, à falência se tivesse de pagar uma campanha de marketing global, como esta. Assim tem-na à borla. E, de forma regular, desde que continue a coroar como papa homens de Deus com 70 e tal, 80 anos. Pela lei natural da vida, num espaço de 5/10 anos, se não for menos, terá de haver nova sucessão e o mundo inteiro lá voltará a falar do Vaticano durante semanas ou meses a fio. À borla, repito.
A Igreja sabe muito.

domingo, 17 de março de 2013

Agrupamento Marcelino Mesquita em festa

O Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita celebrou o seu Dia, na Sexta-feira, com um conjunto de actividades no Centro Cultural do Cartaxo. Alunos, professores e assistentes mostraram os seus talentos nas vertentes da música, dança e teatro. Como é habitual, a sessão serviu, também, para entregar os diplomas aos alunos. Na sua intervenção, o presidente do Agrupamento, Jorge Tavares, fez um balanço positivo do trabalho realizado, concluindo que as previsões negativas que se faziam relativamente à constituição do mega-agrupamento, envolvendo a Escola Secundária e os estabelecimentos de ensino do Agrupamento, acabaram por não se concretizar.
 
pub




Um país de gente masoquista

As perspectivas económicas do país são cada vez mais negras. Segundo quem conseguiu ouvi-lo até ao fim sem adormecer, o ministro das Finanças terá dito que vamos ter uma recessão de 2,3% e uma taxa de desemprego oficial de 19%. São números aterradores, mas que pecam por defeito, pois já se sabe que este ministro erra sempre no mesmo sentido, nas suas previsões.
Curiosamente, no mesmo dia, sai uma sondagem que dá o PSD a recuperar terreno e a colar-se ao PS. Provavelmente, foi uma sondagem feita na Alemanha, pois no Portugal que costumo frequentar, ultimamente não consigo encontrar alguém que se disponha a votar naquele partido. Ou mesmo que admita ter contribuído para pôr Passos Coelho no lugar de 1º ministro. Minto, há um ou outro autarca ou dirigente 'laranja' que, a custo, lá veste a camisola partidária. Mas, logo que tem oportunidade, transfere a conversa para o mais confortável campo futebolístico.
E, no entanto, segundo esta sondagem, há 28 por cento de portugueses que, aparentemente, estão felizes da vida e, se tivessem dinheiro para isso, imagino que até eram capazes de erguer uma estátua a Passos Coelho e Vítor Gaspar.
Odeio ter de concordar com o 1º ministro, mas, realmente, o melhor que temos a fazer é emigrar mesmo. De outra forma, estamos sujeitos a que nos dê um ataque de loucura que leve a, sei lá, juntar-nos a estes 28% de masoquistas e dizer que vamos votar no PSD nas próximas eleições.
(Opinião, Jorge Eusébio)


pub
Conheça os mil e um descontos e promoções que pode aproveitar para gastar menos, comprando o mesmo



sábado, 16 de março de 2013

Tribunal de Contas confirma condenação de Paulo Caldas

O Tribunal de Contas confirma que o ex-presidente da Câmara do Cartaxo Paulo Caldas vai ter de desembolsar cerca de 32,5 mil euros. Trata-se da decisão relativa a um recurso apresentado por Paulo Caldas. Em causa estão várias situações, como a contratação de uma funcionária que havia sido aposentada. O Tribunal de Contas concluiu que, por ser reformada da função pública, só era possível pagar-lhe um terço da remuneração, pelo que há que ser devolvida uma parte da verba (9 mil euros) por quem autorizou o seu pagamento, neste caso, o anterior autarca. Outra das situações (15,5 mil euros) reporta-se a pagamentos de refeições que o mesmo tribunal entendeu que nunca deveriam ter sido feitos. A estas verbas, acrescem multas no valor de 7.500 euros e uma outra de 500 euros que a autarquia pagou, por decisão de Paulo Caldas, mas que o tribunal decidiu que não o devia ter feito, uma vez que o visado era o então vice-presidente Pedro Ribeiro.


pub
Conheça os mil e um descontos e promoções que pode aproveitar para gastar menos, comprando o mesmo

Cinco detidos em acção de fiscalização

A PSP do Cartaxo deteve, ontem, cinco pessoas, no decorrer de operações de fiscalização rodoviária que envolveram 40 viaturas. Segundo informação daquela força de segurança, foram submetidos ao teste de álcool no sangue 14 condutores, tendo quatro deles acusado taxas superiores a 1,3 gramas por litro no sangue, pelo que foram detidos. Foi, igualmente, detido um homem por conduzir em desobediência a ordem legal de inibição.


pub
Conheça os mil e um descontos e promoções que pode aproveitar para gastar menos, comprando o mesmo

sexta-feira, 15 de março de 2013

Cada um melhor que o outro

Parece-me que todos os cardeais, padres e bispos portugueses já foram às televisões comentar a mudança de Papa.  São, naturalmente, as pessoas com maior distanciamento e objectividade para falarem do assunto. Em resumo, por aquilo que ouvi, o anterior Papa era óptimo e o actual é fantástico.
É uma política editorial interessante, a que as televisões estão a desenvolver. E, imagino que seja para continuar. De forma que, por exemplo, quando Jerónimo de Sousa for substituído à frente do PCP, já estou mesmo a ver que os únicos comentadores convidados pelos canais televisivos serão os elementos do Comité Central comunista. Vai ser interessante, como está a ser agora. Um tudo nada monótono, mas interessante.

(Opinião, Jorge Eusébio)

terça-feira, 12 de março de 2013

PS retira confiança política a Paulo Varanda


Tal como se esperava, a Comissão Política Concelhia do Partido Socialista (PS) do Cartaxo, que reuniu ontem à noite, retirou a confiança política a Paulo Varanda. Os dirigentes do PS acusam  o actual presidente da autarquia de "traição e falta de lealdade para com o partido que lhe deu a oportunidade de ser eleito". Refere-se ainda, em comunicado, que a Comissão Política "regista a ingratidão e o oportunismo de Paulo Varanda nas críticas que fez ao PS e à sua história no nosso concelho". A apresentação da sua candidatura, como independente, é vista como "fabricada nos corredores do poder da Câmara" e um "ajuste de contas, de vingança pessoal, protagonizada por quem não aceitou as escolhas democráticas do Partido Socialista". 
O documento está recheado de críticas em relação a Paulo Varanda e à forma como se comportou no processo de escolha do candidato socialista à presidência da Câmara. Diz-se, por exemplo, que "não olhou a meios", que "andou a mendigar o apoio a dirigentes distritais e nacionais", tendo, inclusivamente, ido "a casa do secretário-geral do PS, António José Seguro, pedir-lhe que fosse Lisboa a decidir o candidato à Câmara pelo PS e não os militantes do Cartaxo".
A finalizar, estes dirigentes deixam um aviso aos socialistas que apoiem a candidatura de Paulo Varanda: "este princípio de perda de confiança política é válido para todos os eleitos ou militantes do PS que decidirem abandonar o projecto político que representam para ingressar em qualquer outra lista autárquica".

Partida em grande velocidade

Paulo Varanda conseguiu encher uma sala enorme, na sua apresentação como candidato independente à Câmara do Cartaxo. Estava sob pressão, depois de Pedro Ribeiro ter contado com casa cheia.
E a verdade é que conseguiu superar as expectativas e mostrar que é um erro pensarem que, por não ter uma máquina e uma sigla partidária por trás, é uma carta fora do baralho nas próximas autárquicas. Pelo facto de ser presidente da Câmara tem contactos diários com a população, fazendo questão de marcar presença em quase todo o tipo de eventos. Tem, no terreno, a maioria dos presidentes de Junta, a mobilizar o eleitorado. E pode jogar com argumento de que não foi ele a criar o grosso da dívida da Câmara, mas que está a trabalhar para tentar resolver a situação. E podem estar a reverter a seu favor as muitas críticas que a oposição e o partido pelo qual foi eleito lhe têm feito. Uma parte da população pode achar que são ataques injustos e que não se justificam.
É verdade que já vi um candidato da oposição fazer uma apresentação com 500 pessoas, num concelho com 3 mil e tal ou, no máximo, 4 mil eleitores e acabar por perder as eleições. Também sei que o tira-teimas só tem lugar em Outubro. E que, até lá, ainda há muito jogo para jogar. Sei tudo isso, mas a verdade é que Paulo Varanda arrancou em grande velocidade e é um dos candidatos sérios à vitória final.

(Opinião, Jorge Eusébio)

pub
Conheça os mil e um descontos e promoções que pode aproveitar para gastar menos, comprando o mesmo

segunda-feira, 11 de março de 2013

Escola Rui Silva em 6º lugar

A equipa feminina da Escola de Atletismo Rui Silva participou no Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo, em Torres Vedras, prova organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo e disputada no Domingo. As atletas tiveram uma boa participação e obtiveram um excelente resultado colectivo, conquistando o 6ºlugar por equipas, a nível nacional, no escalão de seniores femininos.
 A equipa foi constituída pelas atletas: Carla Ribeiro (38m47s), Suzy Silva (39m09s), Rita Ribeiro (39m58s) e Alexandra Portela (41m08s).  A competição foi ganha por Dulce Félix do Maratona CP, que se
sagrou campeã nacional de Corta Mato Longo pelo quarto ano consecutivo. Colectivamente venceu a equipa do Maratona CP, seguida na segunda posição pela equipa do Sporting CP.
Destaque também para a Atleta Júnior da EARS Madalena Correia, que competiu na prova do seu escalão e obteve o excelente tempo de 28m12s.


pub
Conheça os mil e um descontos e promoções que pode aproveitar para gastar menos, comprando o mesmo

domingo, 10 de março de 2013

"A força está no povo"

No final da sua apresentação pública como candidato independente, Paulo Varanda, confessava, em declarações à Rádio Cartaxo, ter ficado emocionado com o apoio recebido.
Assumiu estar a trabalhar para uma vitória que, a acontecer, "será a favor dos cartaxeiros, do Cartaxo, das soluções para os problemas do concelho" e não contra os seus adversários políticos. O que interessa é ter "disponibilidade para servir, para trabalhar pelo concelho, sem  guerras, guerrinhas, sem aquelas tretas que cansam as pessoas".
Apesar do processo de escolha do candidato pelo PS ter resultado numa "mágoa" que lhe ficará marcada para o resto da vida, garante que nunca agiu ou irá agir em função de sentimentos como "ódio, raiva ou rancor" e que tem tendência a "ignorar" quem tem tal tipo de atitude. Instado a comentar a mais do que previsível retirada de confiança política por parte do secretariado do PS/Cartaxo, que deverá ocorrer esta Segunda-feira, diz que isso não o irá afectar. Até porque "já me retiraram a confiança política há muito tempo, só que não me disseram". De qualquer forma, garante, "aqui é que está a força, no povo, e não nesse tipo de dinâmica aparelhística".
Caso seja eleito, Paulo Varanda garante que a gestão do estacionamento continuará a pertencer à Câmara, apesar do resultado do referendo feito sobre essa questão apenas ser válido para este mandato. Quanto à questão das águas, vai haver da parte da autarquia, agora que há uma comissão de acompanhamento, "um olhar muito exigente para o cumprimento" por parte da concessionária, das suas obrigações.


pub
Conheça os mil e um descontos e promoções que pode aproveitar para gastar menos, comprando o mesmo

"Há por aí muita amnésia oportunista"

 Foi numa sala completamente lotada, perante cerca de 900 pessoas, que Paulo Varanda se apresentou como candidato independente à presidência da Câmara do Cartaxo.
Ao subir ao palco, o actual nº1 da autarquia foi claro ao dizer ao que ia: "quero continuar a ser presidente da Câmara do Cartaxo". Isto, apesar de ter recebido "uma herança pesada e difícil" que o fez, "durante mais de um ano, a andar de reunião em reunião, atrás de soluções para gerir problemas e mais problemas que me caíram no colo". Durante esse período, critica, "os construtores de soluções mágicas, aqueles que apresentam soluções só depois dos problemas estarem resolvidos, desapareceram de cena". Os mesmos que, atacados por "uma amnésia oportunista", tentam fazer passar para cima de si "todas as responsabilidades" e que gostam de jogar mais problemas para cima daqueles que já existem e que não são poucos. É gente "ansiosa de protagonismo, com a lucidez perturbada pela proximidade de um julgamento eleitoral". No entanto, esse  julgamento "começou hoje" e, olhando à volta e vendo tanta gente, concluiu que "deste movimento só pode resultar a vitória para o nosso concelho".
Se for eleito, assume que não vai poder fazer grande obras, pois os tempos de crise obrigam a um enorme rigor e contenção, mas isso não o leva a ter um discurso "de lamúria e desalento". Vai investir o "estritamente necessário na reparação e conservação do património e infraestruturas municipais" e promete continuar a "cumprir escrupulosamente os protocolos com as freguesias" e a colocar cada vez mais os equipamentos culturais ao dispor das colectividades. Apesar dos tempos de vacas magras que vivemos, acredita ser possível avançar com "um ciclo de investimento social, dinamizando novas formas de apoio às famílias, sobretudo, as mais desfavorecidas", os idosos e os jovens.
Também irá trabalhar no sentido de fazer com que o Cartaxo "abra novos horizontes de progresso". Para isso, vai ser necessário apostar em "novos sectores de actividades, subaproveitados no nossos concelho, apoiando mais a realização de iniciativas de ajuda e apoio aos empresários para divulgação de novos modelos e oportunidades de negócio".

pub
Conheça os mil e um descontos e promoções que pode aproveitar para gastar menos, comprando o mesmo

sábado, 9 de março de 2013

Uma campanha dura e agressiva


Paulo Varanda é o segundo a apresentar (este Domingo) publicamente a sua candidatura à presidência da Câmara do Cartaxo, depois de Pedro Ribeiro já ter feito o mesmo. O arranque do candidato socialista correu bem, teve muita gente a apoiá-lo, o que faz aumentar a pressão sobre os outros, a começar por Paulo Varanda. A curto prazo, também o PSD deve decidir quem quer que o represente nas eleições e a CDU e o Bloco não deverão tardar muito mais a dizerem quem são os seus candidatos. A partir daí faltará apenas saber se o CDS vai igualmente jogar neste campeonato ou se prefere não avançar com uma candidatura à presidência da autarquia. Uma coisa é certa, apesar da Câmara do Cartaxo estar numa situação económica e financeira muito complicada, candidatos não irão faltar.

Em face dessa realidade há quem diga que é louco ou muito corajoso quem quer ser presidente da autarquia. Não comungo dessa opinião. É certo que não vai haver dinheiro para fazer quase nada nos anos mais próximos, mas a verdade é que toda a gente sabe disso e não vai exigir nada ao próximo que se sentar no cadeirão presidencial. Terá, portanto, aí uns dois anos tranquilos, sem as associações ou juntas a pedirem dinheiro e com a população sem reivindicar obra, pois sabe que não há meios financeiros para isso. Como é dos livros, se o futuro presidente for outro que não Paulo Varanda, não vai perder a oportunidade de dramatizar, garantindo que as coisas ainda estão piores do que se pensava e atirar a responsabilidade para cima dos seus antecessores.

E assim irá passar-se, de forma relativamente tranquila, a primeira metade do mandato. Basta ter algum cuidado com os espaços públicos e ir tapando os buracos maiores nas ruas e caminhos para as pessoas ficarem com a ideia de que se está a fazer o que é possível. Ao mesmo tempo, há que ir cuidando da imagem, ir aparecendo em todas as festas e eventos públicos, em contacto com o povo, pois, não tenhamos ilusões, a campanha eleitoral seguinte tem início a partir do momento em que os resultados destas eleições ficam contados. Na segunda metade do próximo mandato, muito mal estaremos todos nós se a situação do país não for bem melhor do que é actualmente. E, portanto, já deverá ser possível arranjar algum dinheiro para se ir fazendo uma obra ou outra, uma oportunidade que não deverá ser desperdiçada. 

Se este guião for seguido, de certeza que quem ganhar estas eleições no Cartaxo, chegará às próximas com possibilidades muito fortes de também as limpar e com relativa facilidade.
Mas isto são divagações. Para já, a realidade é que vamos ter por aí a campanha mais dura e agressiva de há muitos anos a esta parte no Cartaxo. E espera-se que seja dura e agressiva apenas no domínio da retórica política. 

(Opinião, Jorge Eusébio)